A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, em sessão plenária nesta quarta-feira (30/3), o reajuste na tabela de vencimentos de enfermeiros e especialistas em Saúde. Os servidores das carreiras lutam há anos por essa iniciativa. De acordo com o órgão, os novos valores estão previstos no projeto de lei nº 2.658/22 (que trata dos enfermeiros) e no PL nº 2.661/22 (que dispõe sobre os especialistas).
Os textos fixam a mesma tabela salarial para as duas carreiras. O vencimento inicial de um enfermeiro que trabalha 20h é de R$ 3.055,00. Com o reajuste, vai passar a ser de R$ 3.519,17. Os projetos estabelecem que os novos valores passarão a valer a partir de 1º de julho deste ano.
A aprovação das propostas foi muito celebrada pelos trabalhadores e por deputados distritais. Vários parlamentares destacaram a importância desses profissionais e elogiaram suas atuações durante o período da pandemia de covid-19. O deputado Leandro Grass (PV), por exemplo, apontou que o número de mortes no DF teria sido muito maior não fosse o trabalho dos enfermeiros e especialistas em Saúde, que trabalham muitas vezes “sem condições adequadas”.
Já o deputado Jorge Vianna (PSD) lembrou que o reajuste foi resultado de muita luta e mobilização. “A união fez toda a diferença. Sempre defendi isonomia entre as carreiras de nível superior e de nível médio. Esse é o futuro”, defendeu.
A carreira Especialista em Saúde Pública do DF é integrada por servidores de várias áreas de formação, a exemplo de psicólogos, biomédicos, nutricionistas e fisioterapeutas.
Com informações da CLDF.