CBPFOT180220200890 Foto: Ed Alves/CB/D.A Press Palácio Itamaraty

Carreira de diplomata: publicado decreto sobre estrutura regimental

Publicado em Concursos

Atenção, concurseiros. Quem está se preparando para a carreira de diplomata deve ficar atento a mais uma novidade. Foi publicado, no Diário Oficial, um decreto que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério das Relações Exteriores, remaneja funções de confiança, transforma funções de confiança e substitui cargo em comissão do GrupoDireção e Assessoramento Superiores (DAS) por Função Comissionada do Poder Executivo (FCPE).

Acesse aqui o documento completo.

Em agosto do ano passado, o Itamaraty resolveu suspender o concurso público com 25 vagas para diplomatas 2020. Um edital foi divulgado para tornar pública a suspensão das provas da primeira, da segunda e da terceira fases da seleção, “em vista da situação de emergência de saúde pública declarada pela Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020”. Um novo cronograma de provas e atividades será objeto de novo edital, a ser divulgado oportunamente.

De acordo com o MPF, não foi apresentada nenhuma razão para urgência na realização da selação. O órgão pediu, portanto, que a realização da primeira fase do concurso fosse adiada até que a crise sanitária provocada pela covid-19 esteja minimamente controlada no país. Saiba mais aqui. 

A remuneração inicial do posto no Brasil é de R$ 19.199,06 (valor bruto). Para concorrer é necessário ser brasileiro nato; apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter idade mínima de 18 anos; entre outros requisitos.