Screenshot_70 José Hott/Reprodução

As provas do concurso da PRF serão mantidas ou adiadas? Diretor-executivo comenta a situação

Publicado em Concursos

Concurso público vai oferecer 1.500 vagas e as provas objetivas estão previstas para realização em 28 de março

O diretor-executivo da Polícia Rodoviária Federal, José Lopes Hott Junior, falou novamente nas redes sociais sobre mais detalhes das provas do concurso público da PRF que vai oferecer 1.500 vagas.

As provas objetivas do concurso estão previstas para aplicação em 28 de março nas capitais brasileiras e, segundo Hott, “muito provavelmente” haverá aplicação de provas em cidades do interior. Para ele, deve haver muita pulverização de inscritos por diversas regiões. “Estamos esperando a confirmação dos pagamentos das inscrições e, em breve, o Cebraspe deve compartilhar o plano de realização das provas”, disse.

Hott reforçou também que a corporação está atenta a tudo que está acontecendo sobre a pandemia do novo coronavírus e deve tomar todas as medidas sanitárias necessárias para garantir a realização do certame. Ele citou também provas realizadas nos últimos finais de semana, em São Paulo e Brasília, que tiveram boa organização e segurança nas aplicações.

“É um momento que requer muita atenção e cautela, mas isso não cabe ao candidato. Isso está com a gente que tem que tocar o projeto. A gente que tem o compromisso de realizar esse evento”, diz.

O diretor-executivo também aconselhou que os candidatos continuem trabalhando como prazo de 28 de março para a realização das provas e não percam o foco nos estudos. “Não é momento de perder energia com o que não contribui para o seu objetivo e seu projeto. Estamos acompanhando todos os movimentos. Estamos atentos a todas as decisões estaduais e federais (…) O foco deve ser estar pronto para o dia 28. Foque na sua estratégia e na sua preparação e limpe a poluição das forças paralelas que querem te tirar do teu sonho. Toque seu projeto”, disse.

Recentemente, Hott também falou nas redes sociais sobre a realização das provas, após um seguidor questionar um possível adiamento.  “Qual a data limite para saber se terá necessidade de adiar ou não a prova?”, perguntou o internauta. E Hott respondeu: “Seguiremos atentos ao cenário de evolução da pandemia em todo país, trocando informações com as instituições públicas federais e trabalhando firma em prol do Brasil. Faltam 29 dias, muita coisa acontecerá nesse período”.

 

O concurso

O concurso já encerrou as inscrições. São 1.500 vafgas para o cargo de policial rodoviário federal. O salário inicial de profissionais da PRF é de R$ 9.899,88, para jornada de trabalho de 40 horas por semana.
As provas objetivas e discursivas, que compõem a primeira etapa do concurso, serão aplicadas dia 28 de março. As provas objetivas serão compostas por três blocos de questões:
Bloco I: 55 questões sobre português, raciocínio lógico-matemático, informática, física, ética e cidadania, geopolítica e língua estrangeira (inglês ou espanhol);
Bloco II: 30 questões sobre legislação de trânsito;
Bloco II: 35 questões sobre direitos administrativo, constitucional, penal, processual penal, legislação especial e direitos humanos.
A prova dissertativa será de até 30 linhas, valerá 20 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo. Vale ressaltar que o candidato terá 4 horas e 30 minutos para fazer ambas as avaliações, que serão aplicadas no mesmo dia.
A segunda etapa do concurso é composta pelo Teste de Aptidão Física (TAF), que conta com cinco testes:
a) teste de flexão em barra fixa;
b) teste de shuttle run (ir e vir);
c) teste de impulsão horizontal;
d) teste de flexão abdominal;
e) teste de corrida de 12 minutos.
Saiba tudo sobre o concurso PRF 2021 aqui!