Desde setembro de 2019, quando foi homologado o resultado do 10º Concurso Público para Servidores do Ministério Público da União (MPU), a instituição já nomeou 578 candidatos aprovados, sendo 250 analistas e 328 técnicos. A informação consta de ofício enviado nesta terça-feira (5) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, a senador, que solicitou informações à PGR sobre o assunto.
No documento, o PGR informa ainda que o edital previa 47 vagas, das quais 36 eram para analistas e 11 para técnicos do MPU. Logo, o quantitativo de nomeações representa 12 vezes o número de vagas previstas no edital do certame. No Distrito Federal, por exemplo, já foram nomeados 81 analistas e 145 técnicos, até 9 de março de 2022, em face das 5 vagas de analista e 4 de técnico previstas no edital de abertura.
O 10º concurso Público do MPU encontra-se vigente até 27 de setembro de 2022, com possibilidade de prorrogação por uma única vez, por mais dois anos. O provimento de novas vagas deve observar os critérios de oportunidade e conveniência, conforme os limites orçamentários previstos na legislação.