A Face Empreendedora e Tecnológica da Capital Federal!

Publicado em

1 Milhão de Visualizações, 180 mil seguidores, Gratidãooooo!!!!!!


Esta edição comemorativa que marca o primeiro ano de publicação do Blog: “O Futuro já Começou” além de externar os mais elevados agradecimentos ao Jornal Correio Braziliense, especialmente aos Dirigentes: Guilherme Machado, Ana Dubeux e Paulo César e Leonardo Moisés, carrega um imenso Muito Obrigado aos 180.000 seguidores que nos ajudaram a alcançar esta marca emblemática de visualizações de nossos Artigos.

12 Tecnologias “Made in Brasília”! Do quadradinho para o Brasil e para o Mundo!


Neste clima de festa e reflexão permanente sobre o Futuro, conheça o potencial fantástico da Capital Federal nos focos da Economia Criativa, Digital, Tecnológica e Social que já apoiam milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Isso não é de hoje, por exemplo, você sabia que o Bina (sistema de identificação de chamadas dos telefones) é uma invenção Braziliense? Sim, uma Patente Mundial, tardiamente reconhecida, utilizada no mundo inteiro, que foi desenvolvida pelo eletrotécnico Nélio Nicolai um antigo funcionário da extinta Telebrasília? Acompanhe esta jornada surpreendente para a maioria dos brasileiros e  até para os moradores formada por Servidores Públicos, que olham para Brasília com a perspectiva única de Cidade Administrativa. Surpreenda-se com estes Cases de puro Empreendedorismo Tecnológico  !!!


1. Moeda Seed – Uma Plataforma que apoia Jovens Mulheres líderes da Agricultura Familiar selecionada pelo Programa Mundial de aceleração da Master Card.
A Empreendedora Thaynaah Reis fundou uma Start-up muito diferenciada. A Empresa que opera nos moldes de uma Fintech (startups do segmento financeiro), recebe recursos de fundos e investidores brasileiros e estrangeiros, interessados em apoiar Projetos Sociais e Ambientais com ênfase na sustentabilidade. A criptomoeda “Moeda”, fomenta a produção em todas as etapas da cadeia produtiva, ampliando o ganho dos agricultores familiares, liderados por jovens empreendedoras, assegurando prestação de contas e alta performance exigida pelos investidores. A transparência é garantida pela Tecnologia Blockchain que também permite a rastreabilidade dos produtos.
Cafés orgânicos, Açaí e uma deliciosa Cerveja de Barú são exemplos dos itens apoiados pela Empresa Social. Recentemente a Master Card selecionou 6 Empresas para serem aceleradas e a Moeda Seed foi uma delas. Saiba mais: https://moedaseeds.com/

2. Spin Engeharia – Fundada em 1992, na incubadora de empresas da UnB, por dois engenheiros mestres em ciência da computação, a empresa desde o inicio focou no desenvolvimento de software tipo SCADA para o mercado elétrico e hoje atua em todo o Brasil e no mercado asiático, através da empresa Spin Canadá, fundada em 2017. Na Ásia, a Spin já opera na Índia, Filipinas, Indonésia e Vietnam. Suas soluções vão além do software SCADA, contemplando IA (Inteligência Artificial), energias renováveis, micro-redes, ADMS/FLISR, entre outros. Neste ano de 2021 a empresa iniciou seus estudos para inserção de suas soluções no mercado Norte Americano. Saiba mais: www.spinengenharia.com.br

3. RestartUs
Mais cedo ou mais tarde, a maioria das pessoas chega ao ponto de querer fazer alguma mudança na vida.Reencontrar-se, dedicar-se verdadeiramente a um propósito, começar tudo novamente, fazer uma nova formação, buscar um novo emprego etc. São tantas as motivações que caracterizam esse anseio de redirecionar o “Norte da Vida”, especialmente nestes tempos de transição humana e tecnológica. Para facilitar este caminho, o casal Daniela Lama e Gregório Salles, criou a: “RestartUs – Recomeçando Vidas”, que além de atuar no Brasil, já está presente na Austrália, Europa e EUA.
A empresa é Formada por experts e cientistas e está voltada para o desenvolvimento de soluções que reduzam o desemprego nas comunidades, possibilite a prevenção da pobreza e da redução do ciclo de reincidência criminal.
No ambiente virtual, pessoas vulneráveis: jovens, adultos e suas famílias, podem escolher seus destinos, da forma que quiserem, com oportunidades iguais e reais, acessando oportunidades de emprego e empreendedorismo, treinamento e capacitação além da possibilidade verídica de inclusão financeira. O princípio que move o time, considera a realidade de cada pessoa, olhando para o presente, sem nenhum julgamento.
Saiba mais: www.restartus.orghttps://youtu.be/YeDKHvAfunw

4.Visent Data InsightsEmpresa de base tecnológica genuinamente brasiliense, formada por engenheiros de telecomunicações, egressos da antiga Telebrás, CPqD, Promon e Ericsson, responsável pelo processamento de 10 Bilhões de dados por dia. Em 1996, quando Big Data e Analytics ainda não tinham estes nomes, a empresa já disponibilizava estas soluções para o setor de telecomunicações. Atualmente, 3 das 4 maiores Operadoras do Brasil (Claro, Tim e Oi) são atendidas com o tratamento “on line” e “off line”, tendo acesso a 100% dos registros de uso de suas redes em apoio a processos chaves nas áreas de marketing, planejamento, operação, manutenção, interconexão e regulatório.
O Time formado por 30 colaboradores, além de mirar o mercado dos Estados Unidos, vê como oportunidade a segurança jurídica gerada pela implementação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD no Brasil.

Trata-se da possibilidade de disponibilização de dados anonimizados e suficientemente agregados para diversas aplicações em geomarketing, políticas públicas, mobilidade urbana e para os projetos de cidades inteligentes, à serem elaborados pela Visent em conjunto com as Operadoras. Ou seja, Municípios e Estados podem contar com a solução de Observatórios Demográficos, por exemplo. São “Data Labs”com um altíssimo nível de precisão, devido a qualidade e o volume de informações coletadas com metodologia de análise parametrizadas de acordo com a demanda dos gestores públicos, para maior otimização na aplicação dos recursos com ganho relevantes de eficiência na prestação de serviços à Sociedade. Visite o Site da Visent: www.visent.com.br 

5.Inova House 3Duma Empresa de impressão em 3D de Casas Populares, cujo lema é: “Imprimindo um Futuro Melhor”. A Empreendedora Juliana Martinelli chamou a atenção do mercado e da grande mídia ao pensar e se comprometer na busca de Inovação com impacto social.
A Empresa fechou um Projeto Comercial com a Cruz Vermelha Brasileira e prevê a impressão de Vilas autossustentáveis formada por 20 unidades habitacionais, uma creche, uma escola e um posto de saúde destinada a população em condições de extrema pobreza. Segundo Juliana é possível que o Projeto represente um início de possíveis doações que permitam escalar o atendimento de muito mais famílias. Outa boa notícia é que a sede da Cruz Vermelha está de mudança do Rio de Janeiro para Brasília e advinhe quem vai construir, ou melhor, imprimir a nova sede da instituição?

Recentemente Juliana foi escolhida como representante da juventude empreendedora do BRICS, sigla em inglês do Acordo Comercial que integra o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na Cúpula realizada em 2020, coordenada pela Rússia.
Inquieta por Inovar, a Empreendedora pergunta-se constantemente sobre o futuro da Construção Civil, dos materiais que surgirão e sobre a possibilidade de assegurar maior agilidade a baixo custo para atender a demanda reprimida da população de baixa renda. Por este motivo, pesquisas tecnológicas sobre Bioconstrução em conjunto com a UNB (Universidade de Brasília) estão previstas. Conheça mais sobre esta empresa de vanguarda tão inovadora: https://www.inovahouse3d.com.br/

6.Brintell

A Empresa voltada à soluções de ciências de dados, já nasceu internacionalizada. No ano de 2016, em conjunto com parceiros dos Estados Unidos, desenvolveram a solução “K12 360 Education Analytics”, que hoje atende mais de 30 Distritos escolares da Califórnia. A Plataforma disponibiliza um imenso conjunto de dados e análise do desempenho geral das escolas, permitindo acesso a relatórios operacionais em tempo real, bem como análises históricas para tomar melhores decisões que favoreçam a melhoria contínua dos serviços educacionais.

A visão 360 possibilita que todos os participantes da comunidade educacional K12 façam uso das informações disponíveis, desde superintendentes, diretores de escola, conselheiros, professores, escritórios centrais e especialmente os pais, educadores e a sociedade em geral, com o objetivo de evoluir o desempenho educacional dos alunos de forma participativa e colaborativa.
O Empreendedor de origem guatemalteca, Alex Cordón considera-se um Candango com muita honra! Que Bom ! Saiba mais: www.brintell.com

7.Origem Moto Elétrica – Voltada ao segmento de Entregas e um modelo de negócios baseado em locação, a primeira moto elétrica do país, foi projetada por Engenheiros formados na UNB: Felipe Borges, Diogo Lisita, Pablo Estrela, possui “Design” Alemão e surpreendeu o mercado ao anunciar o resultado de sua rodada de investimentos em pleno período de pandemia em 2020: R$5 milhões em Equity junto a Barn Investimentos e outros R$5milhões em crédito.  Correios, AMBEV e inúmeras outras empresas públicas e privadas conscientes e responsáveis com a Regeneração Planetária têm adotado esta solução logística baseada em energia renovável para suas frotas próprias e recomendado a adoção para os frotistas terceirizados. Acompanhe as notícias sobre a Origem: https://www.origem.xyz/


8. A Aptah Bio é uma StartUp de biotech,  fundada em 2019 por Higor Falcão, residente de Medicina e Radiologia no HFA, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, na FGV Brasília e seu Sócio, Caio Bruno Leal, graduado em Biomedicina e Mestrado em Genética pela PUC GO. A Empresa  foi selecionada e sediada na MBC Biolabs, no Vale do Silicio (CA / USA), um dos maiores “Hubs” de Biotecnologia do mundo. O diferencial competitivo apresentado não demorou a convencer investidores atentos ao segmento dos negócios relacionados ao foco da biotecnologia. O investimento de aproximadamente. R$ 14 milhões por parte da holding Vesper Ventures (de Florianopolis / SC), foi complementado por investidores privados Brasileiros e também por um grupo Suíço atuante no setor de Saúde.

A plataforma tecnológica desenvolvida pela empresa apresenta possibilidades inéditas para o desenvolvimento de moléculas destinadas à produção de terapias e diagnósticos únicos no mundo. Por exemplo, no foco terapêutico, facilita o desenvolvimento de novos medicamentos para tratar doenças neurodegenerativas conhecidas como Taupatias, como Alzheimer e Parkinson. A tecnologia utiliza moléculas capazes de regular como o DNA humano, expresso dentro das celulas, corrigindo doenças até então incuráveis.

No foco dos diagnósticos, o diferencial é a plataforma de diagnostico rápido molecular de custo muito reduzido e de alta precisão. O primeiro produto, para identificar o vírus da COVID-19, por exemplo, entrega resultados em poucos minutos, não exige equipamento algum (amplificaçãoo ou aquecimento) e possui a mesma qualidade do RT-PCR, mas por uma fração do preço cobrado por este teste no mercado. Apresenta ainda sensibilidade e especificidade superior a qualquer teste concorrente, consagrando-se como a melhor opção de screening mesmo em pacientes assintomaticos.

Com perspectivas fantásticas para atuação no mercado global, a empresa não para e concentra-se no desenvolvimento de soluções voltadas às doenças infecciosas, neurodegenerativas e oncológicas.

Uma nova rodada de investimentos será aberta no início de 2022 com a previsão de captação em torno de R$ 230 milhões de investimento. Interessados podem contactar diretamente o CEO Rafael Bottos pelo site: www.aptah-bio.com ou email: rbottos@aptah-bio.com .

9. Ribon uma SocialTech com uma plataforma inovadora de doações que ganhou o reconhecimento da Fundação Bill e Melina Gates como uma das Startups mais inovadoras do mundo! Em 2016, os amigos de UNB (Universidade de Brasília): Rafael Rodeiro, João Moraes e Juju, se reuniam antes das aulas com a intenção de criar uma solução capaz de popularizar o hábito de doação junto aos brasileiros, especialmente da geração Millenials e da geração Z, deu certo!
Até o momento, mais de 250 mil pessoas doaram através da Ribon e cerca de 160 mil pessoas foram impactadas pela empresa nos temas de Inclusão, Saúde, Educação e Alimentação. Existem soluções diferenciadas para grandes doadores, para empresas e outros destinados à Projetos sociais especificamente. Faça suas doações gratuitas para as ONGs mais eficientes com a cobertura dos valores por parte de Empresas Patrocinadoras. Baixe o aplicativo Ribon para IOS ou Android, conheça mais sobre este orgulho da cidade que tem levado calor humano à Vida de tanta gente: www.ribon.io

10. Tera Science – A Tera Science é uma Startup, fundada em 2014, pelo Engenheiro Fernando Teixeira cuja experiência no setor de tecnologia na área de saúde é antiga. No passado, Fernando foi um dos fundadores da empresa Micromed, pioneira no segmento de equipamentos voltados ao teste de esforço cardíaco. Ainda no seu período como sócio, a empresa que funcionava em um pequeno prédio no Pólo de Modas do Guará, tornou-se a maior em seu ramo de atuação, na América do Sul. Não é por acaso que o Empreendedor carrega a obstinação que move a Tera Science: Cumprir a missão de “aumentar a saúde na longevidade”.

Para tanto, o foco das soluções desenvolvidas está direcionado para a Saúde e não para a doença. O modelo de negócio tem a finalidade de tornar este propósito factível, por isso baseia-se  no conceito inclusivo de locação ao invés de venda, possibilitando o acesso aos profissionais de saúde a sistemas modernos e por um valor acessível.
Atuando na medicina, educação física e nutrição, a empresa oferece um Scanner de Bioimpedância que é o exame de entrada para uma mudança na vida visando uma longevidade saudável. Este equipamento possibilita responder questões sobre hidratação, inflamação subclínica crônica, saúde celular além de um mapeamento de sinais e sintomas.
 Hoje a Tera Science tem clientes em todo o Brasil. São clínicas, nutricionistas e academias,  os três maiores segmentos atendidos. Mais detalhes em www.terascience.com.br


11. Be Byte – É uma Empresa que está revolucionando a curiosidade científica e tecnológica de alunos de Escolas Públicas com o ensino de Robótica tendo o mote da Corrida Espacial como Tema principal. Mais de 11 mil alunos foram atendidos na fase piloto que contou com o apoio do FNDE (MEC) e da Agência Espacial Brasileira – AEB. Impressiona o conceito, a metodologia e os resultados impactantes alcançados. A iniciativa inclui a possibilidade dos alunos utilizarem conteúdos de qualidade audiovisual muito avançado de forma remota e em módulo “off line”, ou seja, sem a necessidade de aulas presenciais com gastos exorbitantes de pacotes de dados para acessar a internet. Ao mesmo tempo, há mecanismos de monitoramento muito consistentes sobre o processo de aprendizado concreto. Isso inclui o envio de um Kit para montagem de um item robótico. Para o processo de sensibilização, a empresa montou “espaços makers” móveis em caminhões que percorrem municípios proporcionando experiências para as escolas das localidades visitadas. Centros de Inovação permanentes também são oferecidos. Informe-se sobre a evolução da Be Byte: https://bebyte.com.br/

12. 4VR – uma Plataforma de Desenvolvimento de Soluções em Realidade Aumentada e Virtual presente no Canadá. A Empresa fundada em Janeiro de 2020, por 4 brasileiros especialistas em Tecnologia e inovação e desenvolvimento One-Stop-Shop de suas soluções.

A Professora Eciane Romeiro que lecionou “User Interface Design” na Faculdade UPIS por 11 anos uniu-se aos sócios: Fernando Oliveira (Arquiteto de Software no Canadá – CO), Eliasibe Almeida (Executivo de TI em NY –  CTO) e Isabel Sibella, Produtora Digital – VR no Canadá) para oferecer ao mercado Experiências Imersivas em Realidade Virtual com Interatividade, e também uma Plataforma para Desenvolvedores nesta Tecnologia com recursos de Provedor de VR, Fotos 360 e Videos. Os principais focos de desenvolvimento das soluções estão voltados para: Educação, Setor Imobiliario, Turismo e Saude. Sediada na Região de Waterloo-ON, uma Hub Tech Area conhecida como “Vale do Silicio do Canada”.

Além de 10 Províncias  Canadenses, a 4VR tem agora uma extensão em NY-US. No Brasil, atua em Brasília, tem Projetos realizados no Rio Grande do Sul (Museu Virtual de Gemas de Gramado) e em São Paulo com soluções VR para o Setor da Saúde. Saiba mais sobre a Empresa: www.4vr.ca

Os Cases apresentados nesta edição provam que há vida empreendedora e de alto nível de desenvolvimento tecnológico no  Distrito Federal para além de Política e Serviço Público! Os governantes locais devem redobrar suas atenções, focos e incentivos para estes verdadeiros heróis solitários que estão a orgulhar o nome do DF nos mercados interno e internacional.  A Transformação Econômica do DF urge e passa pela ressignificação urgente do modelo atual sustentado pela massa de salários públicos e repasse compulsório da União, para o foco Empreendedor.

O potencial de nossa Economia Criativa e dos negócios baseados em Ciência, Tecnologia e Inovação aqui produzidos, são capazes de assegurar qualidade de vida para a população, redução da dependência estatal, atratividade de investimentos nacionais e estrangeiros, geração de empregos, renda, tributos e a geração de novas atividades empresariais, promovendo um ciclo virtuoso de crescimento de nossa Economia!

Que a ousadia presente no DNA de nossos pioneiros não nos permita acomodar, mas antes, acordar para o grandioso papel que nos foi atribuído pelos idealizadores: “Projetar e Colaborar com o Futuro Grandioso  deste País!”

Namastech!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*