Brasília, uma Arqueologia do Futuro! Edição Especial!

Publicado em

A Cidade, Código 61, completa neste 21 de abril de 2021, 61 anos e sintetiza em seu pequeno passado um potencial imenso de Futuro pela frente! Nosso Fundador Juscelino Kubitscheck e sua equipe lendária, ousou enxergar além e concretizou um sonho profetizado no ano de 1883, pelo Profeta Dom Bosco, fundador da Ordem dos Salesianos. O Presidente Futurista, avançou nosso país 50 anos em 5 e fez deste solo sagrado, o centro das decisões nacionais numa passagem épica, repleta de desafios e superações inimagináveis para usufruirmos de um maravilhoso legado, alcançado através de um autêntico, Espírito Empreendedor! A Arquitetura de Oscar Niemayer e o Planejamento Urbano de Lúcio Costa é reconhecido no mundo inteiro, tanto que nos seus 27 anos de vida (1987), a cidade recebeu de presente o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e a Cultura.


Em 1982, papai veio tentar um recomeço de Vida na cidade e ficou indo para São Paulo , onde morávamos e vindo. Para nos motivar a mudar para Brasília, assim que eu e meus irmãos concluíssemos o primeiro grau, não economizava no entusiasmo ao falar sobre o que nos aguardava. Dizia que era uma Cidade de céu incomparável, moderna, futurista, falava que tinha o formato de um avião e possuía cidades satélites. Uauuu, Satélites! Futurista! Que incrível Isso! Pensava eu. Finalmente em Novembro de 1983 chegamos e por aqui fiquei. Mesmo tendo percorrido o país praticamente todo e visitado mais de 40 países, algo daquele entusiasmo paterno, até hoje faz meus olhos brilharem e minha alma se alegrar quando chego em casa, quando piso este solo sagrado e contemplo este céu azul único, singular em sua energia misteriosa. Aqui conheci a minha Espiritualidade, a minha Esposa Querida, Margareth e juntos servimos de Portal para a chegada de dois Seres Humanos fantásticos, os Filhos da Terra, Allan e Marina, dois Artistas da Economia Criativa que carregam o orgulho de serem Candangos, em suas Obras divulgadas no Brasil e no Exterior.


Brasília vai muito além da capital administrativa e do noticiário político. Quem vive aqui sabe reconhecer seus aspectos mais sutis, profundos e de uma mística particularmente inusitada. Seus Mistérios e Segredos são muitos, a começar pelo sonho do padre Salesiano, Dom Bosco, padroeiro da cidade. Em 30 de agosto de 1883, Dom Bosco teve uma visão ou sonho místico que foi por ele revelado no dia 04 de Setembro daquele mesmo ano e anotado na íntegra para registro histórico, pelo Padre Lemoyne. São quase 10 páginas registradas com detalhes impressionantes de uma viagem astral conduzida por um Anjo com ele pela América do Sul na qual ensinamentos da botânica, da biologia, da astronomia etc foram transmitidos. Tanto a cronologia do tempo quanto coordenadas geográficas fizeram parte da instrução para cético algum botar defeito. Neste pequeno trecho à seguir, nota-se parte das evidências de que a Cidade é a “Canaã Prometida”, o lugar que surgiria no meio do nada, de onde nasceria a Civilização do Terceiro Milênio. “Entre os paralelos 15 e 20 graus, havia um leito muito largo e muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então uma voz disse repetidamente: “Quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a Grande Civilização, a Terra Prometida, onde correrá leite e mel. Será uma riqueza inconcebível. E essas coisas acontecerão na terceira geração”.
O Planalto Central está localizado no Paralelo 16 e nenhuma outra cidade surgiu no meio do nada após muitas escavações, entre os Paralelos 15 e 20 nos dois períodos de 60 anos (cada) à partir de 1883, também apontado pelo Espírito-Guia, a não ser o surgimento de Brasília. Construída durante os 5 anos de Mandato do Presidente Juscelino e inaugurada em 21 de Abril de 1960, a cidade traduz um Futuro de Liberdade forjada por heróis como ele próprio e o mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tira-Dentes.

Brasília Hoje
Brasília exala juventude e sonhos. Para se ter uma ideia, o Distrito Federal já soma três milhões de habitantes (Fonte: IBGE), sendo 44% na faixa etária entre 30 e 59 anos e 10,5% da população com mais de 60 anos. O Futuro aponta que em 40 anos estas duas faixas se encontrarão.

Uma Nova Visão de Futuro!
Brasília Tecnológica – No ranking dos setores econômicos que mais contribuem com o PIB local, enquadrado em serviços, está o segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação – TICs, posicionado em segundo lugar. A explicação é bastante simples, a compra e contratação de serviços de informática pôr parte do Governo Federal é considerada a maior da América Latina. Em 2019 foram 80 mil processos de compra de bens e serviços, somando R$ 46 Bilhões, segundo o Painel de Compras do Ministério da Economia. Empresas de todo o país e as líderes globais do setor, mantêm suas sedes ou pelo menos suas representações no Distrito Federal, de olho numa “boa fatia deste bolo”. Tal fato, permite que o número de analistas e engenheiros de software, profissionais de nível técnico e empresas startups se multipliquem para atender o crescimento exponencial da demanda governamental. Temos um nível altíssimo de qualidade na formação da mão de obra tecnológica, com 20 Instituições de Ensino Superior e cerca de 45 cursos na área de informática. A Digitalização da máquina burocrática, a Virtualização do Ensino, do Trabalho, da Medicina, do Entretenimento etc deverão acelerar ainda mais as oportunidades de fornecimento. Demandas relacionadas a infraestrutura digital, robótica, inteligência artificial, “streams”, “data analisys’, armazenagem em nuvem, computação quântica, cyber defesa, segurança da informação, agricultura de precisão e projetos de cidades inteligentes, apontam para um novo universo de oportunidades que podem e devem ser bem aproveitadas pelas empresas genuinamente locais ou atraídas para este mercado.

Brasília Criativa – Conceitualmente 13 Cadeias Produtivas integram a indústria criativa, pelo menos segundo o critério adotado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN que publica um Relatório Anual com dados de todo o Brasil, são elas: Consumo (Publicidade e Marketing, Arquitetura, Design e Moda), Cultura (Expressões Culturais, Patrimônio e Artes, Música e Artes Cênicas, Mídias (Editorial e Audiovisual), Tecnologia (TICs, Biotecnologia e P,D & I – pesquisa, desenvolvimento e inovação). Todas estas cadeias produtivas encontram imensa potencialidade de geração de empregos e rendas. No ranking atual, o DF já se destaca entre os maiores salários do país em alguns destes segmentos.
Somos uma economia de serviços por natureza. Aqui produzimos conhecimento e entretenimento de excelência. Pouca gente sabe que a Patente mundial do identificador de chamadas, que vemos na tela de todos os celulares do mundo, o chamado “bina”, surgiu no DF; que o maior Programa de Exportação de Software do País, atualmente conduzido pela Sociedade Softex, nasceu na Capital; que no tema da Biotecnologia, o DF concentra o maior número de Doutores e Pós-Doutores desta área no Brasil. Este fato se dá por sediarmos a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e o seu Centro de Recursos Genéticos – Cenargen. Você sabia que a Moda-Praia brasiliense já desfilou as Passarelas Mundiais de Milão, Bolonha e Paris, com a coordenação do Sindiveste-DF? Sabia que graças ao Design, os móveis produzidos no DF, com o apoio do Sindman já foram exportados para Dubai, EUA e outros países? Ou seja, temos Moda, Design, Software, Hardware e Biotecnologia, padrão exportação, embora haja pouquíssimo ou nenhum incentivo para o desenvolvimento destes segmentos.


Música e Festivais – Ainda no foco Criativo, o Rock Nacional e os seus maiores expoentes saíram daqui ou no mínimo receberam nossas  influências: Legião Urbana, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Cássia Eller, Raimundos, Paulo Ricardo da RPM (viveu por aqui), Zélia Duncan, entre outros. Ainda no campo da música, nomes como Natiruts, Ney Mato Grosso, Maskavo, Tribo da Periferia (Rap), Ney Mato Grosso (era funcionário do Hospital de Base), Oswaldo Montenegro, Célia Porto, Maestro Rênio Quintas e Ellen Oléria, projetam a boa fama musical da Capital da República. Somos diversos e muito admirados pelo que produzimos culturalmente. A Escola Brasileira de Choro fundada em 1997 e que já foi coordenada por ninguém menos que Hamilton de Holanda(bandolinista), ao lado do Departamento de Música da UNB e da Escola de Música que atrai candidatos de toda América do Sul, formam instrumentistas disputados nacionalmente e muitos decolaram suas carreiras também no exterior. Blocos de Carnaval do Parque, do Setor Comercial Sul, os inúmeros Blocos de Rua, como o Galinho da Madrugada, Eduardo e Mônica (apresentação em SP) etc mostram o potencial de negócios desta animada vertente cultural. Outros gêneros que alcançaram visibilidade nacional: Banda Scalene, os Grupos Musicais; Di Propósito (Pagode), Menos é Mais (Pagode), Hungria (Rapper), MC Sid (Rapper), MC BMO (Rapper) entre outros.
A Temática de Eventos Musicais destaca a Cidade como detentora do Título de Maior Evento Lixo Zero do Mundo, conquistado pela Empresa R2 com o Evento: “Na Praia”. Temos Festivais de altíssima qualidade, como o Surreal (também da R2), Funn Festival (Parque da Cidade), Hidden, Festival Coma e o maior São João do Cerrado que na edição de 2019 reuniu mais de 200 mil pessoas na Ceilândia, Brasília Moto Week, terceiro maior Evento de Motociclismo do Mundo, com a participação de aproximadamente 790 mil pessoas, oriundas de 10 países.
Nossos Atores e Atrizes, mostram o poder do Tablado Candango em todo o país. Grupos Teatrais locais como “Os Melhores do Mundo”, ganharam projeção nos palcos nacionais e na Televisão. Alguns famosos que nasceram ou viveram em Brasília: Atriz Maria Paula (Embaixadora da ONU), Patricia Pillar e Murilo Rosa, são alguns dos exemplos. O Festival de Cinema de Brasília e o Festival Curta Brasília, atraem participantes internacionais todos os anos. No esporte: Leila do Vôlei, Oscar Schmidt do Basquete, Kaká, Lúcio e Victória Albuquerque das Seleções Masculina e Feminina de Futebol, são os maiores destaques.

Brasília Logística
Quanto a vocação logística, ela é visível aos olhos, por conta de nossa posição geográfica. Estamos localizados no Planalto Central do Brasil. Não por acaso, o aeroporto de Brasília já é o maior Hub Doméstico do país, segundo a Inframerica, empresa detentora da concessão. O Terminal aeroportuário tem potencial para tornar-se um dos maiores no setor de cargas também. No Comércio Exterior, por exemplo, deveríamos ser proativos na atração de grandes importadores e distribuidores, ampliando significativamente a arrecadação de ICMS, pois a nacionalização de cargas, podem ser feitas no terminal aeroportuário ou no Porto Seco, armazenadas e redistribuídas para os mercados de consumo das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com vantagens de redução no “Transit Time” e nos custos de Armazenagem e Transporte. Devemos lembrar que todos os órgãos anuentes do comércio exterior brasileiro (Receita Federal, Vigilância Sanitária, Agricultura, Banco Central etc) e mais de 130 Representações Diplomáticas entre Embaixadas e Organismos Internacionais estão sediadas aqui. Envergonha nossa irrelevância nas estatísticas de importação e exportação do país.
O cenário atual só reforça a urgência em nos posicionarmos pro-ativamente neste segmento. Devido a Pandemia, somente no mês de Abril de 2020, houve um aumento aproximado de 80 % nas compras “on line”, representando 24,5 milhões de pedidos, equivalentes a R$ 9,4 bilhões, em virtude do Isolamento Social. Esta tendência veio para ficar e isso significa que a vocação logística precisa encontrar o Distrito Federal como um dos Estados mais competitivos na atração de cargas do país.


Ressignificando o Futuro!
O Re-Fresh, o Re-Boot, o Re-Think da humanidade está em curso e precisa encontrar corações Re-novados, mentes Re-Inventadas, rompendo paradigmas aprisionadores. É chegada a hora de Re-Inaugurarmos e de Re-Evolucionarmos o sentido da Capital em prol do Coletivo, pois daqui emergirá uma força incontrolável e irrefreável que nos levará ao melhor nível de Protagonismo e Re-Conhecimento merecido como sonhou Dom Bosco e ousou fazer o nosso amado Juscelino. Parabéns Brasília, Avante Brasil!

Namastech!

As Fotos ilustrativas deste Artigo fazem parte do acerco da exposição: “Brasília RetroFuturista” do Designer Brasiliense,  Thiago Freitas e podem ser visitadas pessoalmente no Espaço INFINU na 506 Sul ou pelo Instagram: @brasiliaretrofuturista. Vale muito a pena visitar e adquirir uma das incríveis “colagens digitais” do Artista, à quem este Blog agradece!

Encerro com Allan Massay e sua Música: Nos Eixos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*