13 Acontecimentos de 2020 que vão impactar o Futuro!

Publicado em


Conforme alertava o historiador Yuval Harari, no início da Pandemia, teríamos uma chance única em 2020, de dar um salto quântico na humanidade, caso tivéssemos a capacidade de colaborar entre os seres humanos e buscássemos concentrar nossas capacidades, potencialidades e sensibilidade na busca conjunta de soluções para responder em tempo recorde, os desafios do corona Vírus.
Definitivamente as perdas familiares, de amigos e conhecidos, as restrições econômicas e financeiras que impactaram a realidade de milhões de pessoas, o medo e suas consequências profundas no estado emocional e na própria saúde das pessoas, motivos não faltaram em 2020 para lamentarmos a contabilidade dos danos vividos e me solidarizo profundamente com todos que sentiram mais diretamente os efeitos deste “Tsunami Viral”.

Contudo, mesmo diante destas mazelas, 13 acontecimentos marcaram a história humana em 2020:

1- Vacinas contra a Covid 19: Apesar da politização do Vírus, a colaboração científica global foi capaz de antecipar o longo ciclo envolvido na produção de medicamentos. Diferentes alternativas de vacinas em um prazo jamais visto, enquanto formulação, ensaios, testes e distribuição foram elaborados por China, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos, com colaboração de diversos países, incluindo o Brasil e aponta para uma possível solução em massa cuja eficácia poderá ser conferida e confirmada ao longo do ano que se inicia. Contudo, o contraste humano é gigantesco quando falamos na perspectiva social e aí reside certamente o nosso maior desafio!

2- Telimetria Avançada: Controlamos e Pousamos a Sonda OSIRIS – Rex no Asteróide Bennur, nosso contemporâneo do Big Bang, localizado a 340 milhões de Km de distância, tornando bem sucedida a operação, conhecida por TAG – Touch and Go que coletou materiais e pegou o rumo de volta para casa, trazendo nesta bagagem informações sobre o período do surgimento planetário. A Sonda levará dois anos até chegar por aqui.

3- Garimpagem Espacial: Este episódio inaugurou também a possibilidade de uma grande corrida espacial por ouro e outros metais nobres, como o pretendido por Elon Musk em parceria com a Nasa. Em 2022 ele pretende explorar o Asteroide 16 Psique, descoberto em 1852, que tem 226 quilômetros de diâmetro e encontra-se a 370 milhões de quilômetros da Terra. Sua formação é predominantemente composta de metais (ferro , níquel, platina e ouro).

4- Revolução Genética: A tecnologia CRISPR também conhecida por Tesoura Genética, recebeu o Prêmio Nobel de Química. Ela permite a edição do DNA, com a promessa de regeneração biológica e a devolução da capacidade locomotora de pessoas prostadas em camas e cadeiras de roda, recuperação da visão e outras possibilidades destinadas ao cuidado da saúde humana.

5- Federação Galática: Ninguém menos que uma das maiores Autoridades Espaciais do mundo, o ex Chefe do Programa de Segurança Espacial Israelense, General já aposentado, Haim Eshed revelou ao jornal Yedioth Ahronoth, que Israel e os EUA mantem há anos, comunicação e encontros com os alienígenas numa Base Secreta no Subsolo de Marte: “Há um acordo entre o governo dos EUA e os alienígenas. Eles assinaram um contrato conosco para fazer experimentos aqui” O General criou um clima ainda mais instigante ao mencionar que o Presidente Donald Trump ameaçou revelar tudo para o mundo mas foi convencido, inclusive pela chamada: “Federação Galática” que ainda não há preparo por parte da humanidade para tomar conhecimento destes “fatos”. A Declaração se deu durante o lançamento de seu livro: “O Universo além do horizonte – conversas com o professor Haim Eshed”.

6-Supremacia Quântica: Semana passada, a China que já lidera a temática do 5G, da Inteligência Artificial e da própria Indústria 4.0, anunciou algo que causou espanto nos principais líderes globais: O protótipo de computador quântico chinês, chamado; “Jiuzhang”, teria atingido 76 Fótons, o que equivale a uma velocidade de processamento 10 bilhões de vezes mais rápida que o Computador Quântico do Google (53Qubits) ou 100 trilhões de vezes mais rápido que o supercomputador mais rápido existente no mundo hoje! O estudo, com detalhamentos dos testes, foi publicado na revista “Science”. Uma vez confirmado, pode-se afirmar que a China atingiu a chamada “Supremacia Quântica” e lidera o mundo, também nesta temática!

7- Sol Artificial: Quando se fala em energia nuclear, naturalmente que há reservas pois os efeitos da explosão de usinas, bombas e o próprio lixo atômico criaram este pânico relacionado a esta forma de geração de energia. Contudo, há uma distinção entre a vilã, fissão nuclear e a fusão nuclear, uma vez que além de não gerar o chamado lixo radioativo, ela oferece um perigo muito menor no contrabando bélico e nos riscos de acidentes. O domínio da Fusão Nuclear, há anos é fruto de uma cooperação internacional conduzida no âmbito do projeto: ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) situado no Sul da França deverá ser concluído apenas em 2025, mas em 2020, Alemanha e China anunciaram grandes progressos no domínio desta tecnologia que promete baratear exponencialmente o custo da energia no mundo. O Reator Chinês foi ligado e apresentou uma capacidade 10 vezes mais quente que o centro do Sol, atingindo 150 milhões de graus Celsius.

8- Materiais Bidimensionais: Ao retirar a dimensão da altura no nível subatômico de determinados materiais presentes em nossa natureza, cientistas abrem uma fronteira inimaginável de novos comportamentos da matéria e suas possíveis aplicações nos diferentes campos da vida! Os novos compostos, especialmente o Grafeno e o Borofeno, receberam centenas de milhões de dólares e prometem revolucionar o mundo.

9- Jetsons no Ar: A Embraer lançou no dia 15 de Outubro, a Eve Urban Air Mobility Solutions Inc, uma empresa independente que começou dentro da EmbraerX (Elétrico com decolagem e pouso Vertical). Ou seja, teremos nosso próprio Carro Voador num mercado já muito disputado pelos Chineses, Japoneses, Americanos e Europeus.

10-Interface Cérebro-Máquina: No dia 28 de Julho, o empresário Elon Musk (Tesla, Space X etc), impactou o mundo demonstrando a experiência bem sucedida de sua empresa Neuralink que implantou durante dois meses, um chip cerebral numa porca. Com a pretensão de conectar os cérebros humanos diretamente a internet de alta velocidade até o ano de 2034, chamou a frase de Abertura do Evento, pronunciada por Musk: “O principal motivo desta apresentação é, Recrutamento”. Ele detalhou que o que se pretende é alcançar uma espécie de Simbiose com a Inteligência Artificial. Lembrou de forma prudente, não tratar de algo compulsório, mas que representará a possibilidade de escolha por parte das pessoas em ter seu Implante. Reforçou que esta possibilidade de escolha, poderá representar o acesso ao que chamou de uma simbiose com a Inteligência Artificial (IA), importante para se viver na nova “escalada civilizatória”.

11- Ética no uso da Inteligência Artificial: No dia 20 de Outubro, o Parlamento Europeu aprovou a maior Regulamentação da Inteligência Artificial! Declaração do Parlamento: A IA deve ser “Antropocêntrica e Antropogénica (centrada no, e produzida pelo, ser humano)”.

12- Chips Atômicos: A Universidade do Texas, publicou na Nature Nanotechnology no dia 09 de Novembro, o resultado de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos relacionado ao desenvolvimento de “chips atômicos”.Trata-se da menor unidade de memória atômica do mundo com capacidade de 25 terabits por centímetro quadrado, ou seja, sua densidade de armazenamento é 100 vezes maior que a densidade por camada das memórias flash que conhecemos na atualidade. O Dr. Deji Akinwande professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação afirmou que “O Santo Graal científico para o dimensionamento está caindo a um nível em que um único átomo controla a função da memória”.

13- Sonda Chinesa na Face Oculta da Lua: A cápsula da sonda Chang’e 5 pousou no dia 17 de Dezembro em Siziwang, na região da Mongólia após coletar cerca de 2 quilos de amostras da superfície e perfurar dois metros na crosta lunar recolhendo mais material. O país promete seguir as convenções internacionais e compartilhar os dados e as amostras. Avança assim, o Programa Espacial Chinês que prevê uma missão robótica ao Planeta Marte, a construção de uma estação espacial permanente em órbita.

Justiça Social e Regeneração Ambiental Já
Em contraste, na entrevista concedida ao Jornal La Nación, um dos mais célebres cientistas políticos, especialista em Relações Internacionais da atualidade, autor do recente Ensaio intitulado: “A Hegemonia Contestada”, Bertrand Badie, afirma acerca da crise desatada pela Covid 19: “Os Profetas do Neoliberalismo viraram promotores da economia social. É preciso voltar aos imperativos sociais”. Afirma ainda que entraremos num ciclo em que o Poder será centrado nas mãos dos mais frágeis independente das sociedades sofisticadas em que se encontram os donos do poder e alerta sobre a precariedade sanitária das populações mais pobres do mundo.
Não sei se alcançamos as expectativas sugeridas por Harari e penso que estamos muito distantes de uma visão mais holística e integrada da Vida, onde disputas deveriam dar lugar a mais cooperação, pelo bem da regeneração do meio-ambiente e da sobrevivência de nossa própria espécie.

Creio num mundo Colaborativo pois não compreendo que diante de tanto avanço científico e tecnológico, a humanidade não seja capaz de dar respostas à crise ambiental, à erradicação definitiva da fome e à garantia de condições sociais igualitárias, baseadas no melhor para todos ao invés da desejada “esmola universal” sob condições de dominação e controle como pretende apresentar Klaus Schwab na próxima edição do Fórum Econômico Mundial em Davos. Segundo ele, a Nova Ordem Mundial: “Great Reset” é o botão de Reinicialização da Humanidade! Que possamos sim Reinicializar o Planeta, fazendo História, mas à partir do “Despertar de nossas Consciências”, nesta saga terrena tão bela, tão frágil e tão promissora de múltiplas possibilidades e descobertas e não sob o controle egoísta, concentradora de renda, que nos leva ao medo e aos gastos anuais trilhionários em armamentos!
Que a utopia nos alimente na busca do respeito, do amor, do acolhimento, da solidariedade, da compaixão e de outros sentimentos que nos caracterizam verdadeiramente enquanto Seres Humanos! Feliz 2021!

Namastech!

Video Apresentação: Você acreditaria, se alguém te dissesse em 2019, que em 2020, a humanidade passaria pelo Impacto do isolamento Social?

 

 

One thought on “13 Acontecimentos de 2020 que vão impactar o Futuro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*