Sorria, você está sendo Filmado e “Hackeado”

Publicado em

Sorria, você está sendo Filmado e “Hackeado”

No romance 1984, George Orwell apresenta o personagem principal, Winston Smith, cujos pensamentos foram monitorados pelo governo durante sete anos, enquanto assistia televisão, obtendo provas para acusá-lo e condená-lo a prisão. A Obra alerta para uma Era onde as mentes humanas e o comportamento de todos estariam vigiados pelo Grande Irmão – “Big Brother” representando a intervenção governamental e política na liberdade e privacidade dos cidadãos, através do que chamou de “polícia do pensamento”. A realidade imita a ficção ou esta é um poder imaginativo acerca da capacidade humana, que acaba por antecipar-se a ela?

  1. Vejamos o escândalo da “Cambridge Analyitica”, empresa encerrou atividades, depois da revelação de sua intervenção em 2016 em dois Sistemas Democráticos considerados sólidos: Reino Unido e EUA. No primeiro, o plebiscito do “Brexit”, levou a separação do Reino Unido da União Europeia e no segundo, a Campanha Presidencial dos EUA, produziu “Fake News” contra uma das candidaturas, influenciando fortemente o resultado. Sem qualquer autorização dos usuários, a empresa acessou seus dados e comportamentos no Facebook, manipulando informações, gerando notícias, induzindo internautas a formarem opinião e tomarem decisões, conforme o interesse de seus contratantes. Ou seja, um ataque sem precedentes a Privacidade de Dados e a própria Ética humana, que acabou por acelerar um movimento global pela regulamentação do uso de dados dos usuários da internet. Na Europa a Lei de Proteção de Dados, chamada de GDPR (General Data Protection Regulation), iniciada em 2012, foi aprovada justamente em 2016. No Brasil, há poucas semanas, o Senado Federal definiu a implementação de nossa Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que detalharei num futuro próximo. No escândalo da “ Cambridge Analytica” a Rede Social, Facebook, foi condenada pelo Federal Trade Comission – FTC, a pagar uma multa de US$5bilhões como punição pelo vazamento de dados de 87 milhões de usuários.

O Hackeamento de nossa privacidade a partir de navegações e interações na internet têm servido ampla e esmagadoramente às manipulações mercadológicas e também ideológicas, à geração de polarizações, num mundo de “Haters” e “Lovers” identificados com aquilo que tomam conhecimento nas redes sociais e sites de notícias. O altíssimo nível de apreensão psicológica e indução à erros por parte de uma engendrada rede global de “Mentiras e Enganações”, com requinte de desfaçatez inimaginável por George Orwell há setenta e um anos atrás (sua obra foi lançada em 1949), parece não ter limites.

Estamos sendo monitorados amplamente através dos nossos instrumentos de navegação mais habituais: “computadores e celulares”, seja em nossas interações escritas, visualizadas, filmadas ou faladas. “O Grande Irmão está Observando Você”, frase utilizada na narrativa de “1984”, sofisticou-se ao ponto de que as Teletelas mencionadas no romance, (TVs assistidas por espectadores que também os assistia, no sentido de vigilância e monitoramento) em linguagem atual, referem-se a geolocalização de nossos passos mesmo com o (celular desligado), a captação de nossos áudios e imagens com possível hackeamento das câmeras e microfones dos dispositivos utilizados. Em 2019, foi aberta uma “ação coletiva” contra a Apple, na Corte Federal no Norte da California, sob a acusação de “registro ilegal e intencional de comunicações confidenciais de indivíduos sem o seu consentimento” de que a “Assistente Social” ou se preferir, a Inteligência Artificial, “Siri” tanto acessou conversas privadas como as salvou e disponibilizou, sem consentimentos, o teor, para funcionários da empresa. Na Ação, os Autores alegam a violação das seguintes Leis:  Lei de Julgamento Declaratório, Lei de Invasão de Privacidade da Califórnia, Lei de Recursos Legais de Consumidores e a Lei de Concorrência Desleal”.

Também em 2016, ao celebrar a conquista de 500 milhões de usuários em sua Rede Social, “Instagram” (atualmente com 1 bilhão), o dono, Mark Zuckeberg, o mesmo do Facebook (2 bilhões e 200 milhões de usuários), WhatsApp (1 bilhão e 500 milhões de usuários), gravou um vídeo segurando uma moldura com seu rosto nela centralizado em alusão a logomarca do Instagram. Alguém deu um “zoom” na imagem e verificou algo bem interessante que viralizou: uma fita adesiva, cobria a câmera e o microfone de seu Notebook. Especialistas estão convencidos de que este tipo de vulnerabilidade é real e aconselham todo cuidado e prevenção ao ataque de “Hackers”.

O Conflito 5G entre EUA e China – Alegação de Espionagem

Em meio a este oceano de casos de vigilância aos dados alheios, recentemente o presidenciável Donald Trump, em sua sucessiva menção e ataques a China, alertou o mundo para o alegado risco de adotarem o padrão Chinês de comunicação 5G, sob o risco de que o país pretende espionar à todos que aderirem ao seu padrão. O Embaixador americano na Alemanha, Richard Grenell, alertando os aliados europeus sobre a possibilidade dos EUA interromperem a colaboração de troca de informações com países do bloco que aderirem ao padrão 5G da Huawei (chinesa), Twittou recentemente:  “Trump deu instruções para dizer claramente que qualquer nação que decida utilizar um operador 5G que não seja digno de confiança coloca em risco nossa capacidade de compartilhar informações de inteligência no mais elevado nível”

Já Mike Pompeu, chefe da diplomacia americana, no âmbito da Conferência de Segurança ocorrida em Munique, Alemanha, comparou a Empresa com um Cavalo de Tróia, afirmando que a presença do 5G da Huawei nas redes ocidentais, poderia significar a transferência de dados dos usuários, diretamente ao “partido comunista chinês”, o que provocou reação imediata do Chefe da Diplomacia Chinesa, Wang Yi, conclamando aos representantes dos países presentes no Evento por uma “decisão independente e sábia, respeitando a equidade para todas as empresas”.

Esse conflito já chegou por aqui de forma surpreendente. O Embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, em entrevista concedida, afirmou que o país poderá sofrer “consequências”, caso mantenha a empresa Huawei no Leilão que definirá o padrão brasileiro do 5G: Chapman afirmou: “Cada país é responsável por suas decisões. As consequências que estamos vendo no mundo é que há um receio de empresas que estão baseadas na propriedade intelectual de fazer investimentos em países onde esta propriedade intelectual não seja protegida”.

O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão tem declarado confiar na empresa Huawei, que já atua há anos no Brasil, inclusive no 4G, sinalizando que não cederá a pressão por parte dos norte-americanos, mantendo a empresa como participante do Leilão previsto para 2021.

Alguns especialistas apontam que a ampla “campanha” batizada de “Bullyng Global Americano” contra a China, esconde o verdadeiro motivo: “Competitividade e Hegemonia Global de Poder”, que também tratarei posteriormente neste Blog. Fato é que a Huawei, resolveu abrir uma avalanche de processos por quebra de patentes contra empresas americanas nos EUA, exigindo pagamento de US$ Bilhões por Royalties.

Dados – O Novo Petróleo

Enquanto o mundo segue na disputa pelo controle de nossos dados, o que falta para tomarmos consciência de que não existe “almoço grátis”? Se o modelo de remuneração das redes sociais não se baseia na cobrança pelo acesso de todos nós, de alguma forma esse acesso “gratuito” é o que torna o negócio exponencial, gigantesco e trilionário para quem o controla. Ou seja, “Dados” representam o “Novo Petróleo”. Conforme cunhou o matemático e analista de dados britânico, Clive Humby, “Data is the New Oil”. O Mundo do Big Data, associado a Inteligência Artificial e a Computação Quântica, promete um universo inacreditável de possibilidades com capacidade de antevê e influenciar a vontade de consumidores, baseando-se em seus padrões de compras. Sistemas já identificam pelo comportamento de consumo, por exemplo, que determinadas mulheres estão grávidas e passam a posicionar-se comercialmente na oferta de itens para atendimento de suas possíveis necessidades. As tecnologias e metodologias, como: Computação Quântica, “Machine Learning”, “Deep Learning” etc são “as novas plataformas de perfuração” da riqueza abundante no manancial profundo e vasto dos dados pessoais de todos nós.

É chegada a hora de um amplo debate acerca da privacidade de dados, pois mesmo que tenhamos marcos regulatórios como a LGPD para nos apoiar, ela não será suficiente, haja visto a velocidade dos avanços tecnológicos e proporcionalmente a ambição desmedida de quem controla este jogo planetário. A Questão Ética urge ser discutida. Estamos a falar de liberdade individual, de nosso Direito a Privacidade. Que riscos de empregabilidade pode ter uma pessoa cujos dados de saúde sejam vazados para empresas de contratação de recursos humanos, caso tenha alguma doença detectada ou prevista pelos sistemas de análise preditivas? Qual é o prejuízo emocional causado numa família, quando um de seus entes queridos sofre Bullyng Digital por um Usuário Fake? Os recursos de simulação de vozes e perfis podem expor personalidades, autoridades e cidadãos em geral ao constrangimento por declarações que verdadeiramente não deu, ou situações “filmadas” com alto nível de realidade que jamais aconteceram, além de tantas outras situações capazes de prejudicar a Vida das pessoas. Como obter recompensas pelas concessões que decidirmos fazer acerca do uso de nossos dados?

Nesta grade floresta encantada chamada Internet, repleta de magias e truques, enganações e armadilhas, devemos carregar o “Amuleto Socrástico de Revelação da Verdade”. Sócrates, considerado o “Pai da Filosofia Ocidental” (469 AC), dizia que somente quando a falsidade tivesse sido ressaltada é que as Verdades Fundamentais poderiam emergir adequadamente. Façamos a nossa parte, partilhando verdades e não impulsionando notícias e informações sobre as quais não temos certeza. Sejamos instrumentos do Lado Iluminado da Força!

Namastech !  (Acesse)

Video Recomendado: “Trailer do Filme: Privacidade Hackeada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*