ilha de páscoa
ilha de páscoa Reprodução/Facebook e Carlos Barria/Reuters ilha de páscoa

Turista bate carro e derruba estátua da Ilha de Páscoa, no Chile

Publicado em

Um homem foi preso depois de derrubar, com uma caminhonete, uma das famosas estátuas da Ilha de Páscoa — território que pertence ao Chile. O caso aconteceu no último domingo (1º/3) e, segundo o jornal local El Mercurio, o acusado é um turista chileno.

O caso foi denunciado por Camilo Rapu, presidente da comunidade indígena Mau Henua, responsável pelo cuidado e conservação dos Moais, como são chamadas as estátuas. “O dano é incalculável”, disse. Para ele, a colisão pode ter sido intencional. “Como se sabe, os Moais são estruturas sagradas de valor religioso para o povo Rapa Nui e um ato desta natureza não é só um ato repudiável, é uma ofensa a uma cultura viva que, nos últimos anos, luta para recuperar todo seu patrimônio histórico e arqueológico.”

O motorista, que não teve a identidade divulgada, foi detido e responderá pelo crime de dano a monumento nacional. Existem cerca de mil Moais espalhados pela Ilha de Páscoa. Eles são considerados pelos povos da ilha — chamada na língua indígena de Rapa Nui —, que acreditam que as estátuas carregam os espíritos de ancestrais.

Depois do episódio, as autoridades locais querem resgatar um projeto — formulado há oito anos, mas rejeitado algumas vezes — de restringir a circulação de carros em áreas próximas às zonas sagradas para a comunidade. “Tínhamos a clareza do perigo que havia na ilha com o aumento no número de turistas e de moradores”, afirmou o prefeito da Ilha de Páscoa, Pedro Edmunds. “Há oito anos, éramos 8 mil pessoas. Hoje, estamos perto de 12 mil, mais 12 mil turistas que chegam a cada mês. Não se escutou e aí está o resultado”, acrescentou.