Pooh
Pooh Divulgação Pooh

Novo ‘inimigo’ da China, Ursinho Pooh tem filme proibido no país

Publicado em

Mesmo com uma cara de bom moço e um jeito fofo que conquistou milhares de fãs ao redor do mundo, o Ursinho Pooh continua sendo persona non grata na China. De acordo com o portal The Hollywood Reporter, o novo filme do personagem teve sua exibição proibida no país.

A publicação diz que não houve uma explicação para a proibição. Acredita-se, porém, que o bloqueio esteja relacionado a uma verdadeira caçada contra o urso. Em julho do ano passado, o personagem passou a ser considerado conteúdo ilegal nas redes sociais. Tudo por conta de brincadeiras que comparam Pooh ao presidente Xi Jinping.

Desde o episódio em 2017, os internautas que tentam criar uma publicação no Weibo — equivalente chinês do Twitter — com o nome de Pooh se deparam com uma mensagem de que o conteúdo é ilegal. Além disso, as imagens do urso foram removidas do acervo de gifs do aplicativo de mensagens instantâneas WeChat, também sem maiores explicações.

Pooh
Reprodução

Xi Jinping vem frequentemente sendo relacionado ao personagem da Disney nos últimos anos. Uma das imagens mais populares compara uma foto do presidente chinês caminhando com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama com o desenho de Pooh andando com seu amigo Tigrão.

O novo filme de Pooh é um live action que mostra o dono do ursinho, Christopher Robin, como um adulto que perdeu o rumo. Por isso, seus amigos de infância — bichos de pelúcia como Tigrão e Leitão — decidem lhe ajudar a reencontrar sua criança interior. Batizado de Christopher Robin — Um reencontro inesquecível, o longa deve estrear nas salas brasileiras em 16 de agosto.