Uma garota de apenas cinco anos recebeu uma multa de 150 libras (equivalente a cerca de R$ 612) por montar uma barraquinha e vender limonada na rua onde mora, em Mile End, na região leste de Londres.
O episódio foi descrito pelo pai da criança, Andre Spicer, em um artigo publicado no jornal britânico The Telegraph. No texto, Andre diz que, como uma opção para curtir suas férias escolares, a menina decidiu montar a barraca de limonada na calçada.
Porém, depois de pai e filha venderem alguns copos de suco, quatro agentes de execução do Conselho de Tower Hamlets (região londrina) chegaram ao local e multaram os dois por praticarem atividade comercial sem a devida licença. “Eles ainda disseram que a multa poderia ser de apenas 90 euros (cerca de R$ 367) se fosse paga rapidamente”, lembrou Andre.
Ainda segundo o pai, a garota então começou a chorar e a questioná-lo: “eu fiz alguma coisa má?”. Depois de um tempo, já em casa, Andre disse para a filha que eles poderiam abrir uma venda outro dia, mas ela respondeu que não era uma boa ideia: “é muito assustador”.
Após o caso ganhar repercussão, o Conselho de Tower Hamlets pediu desculpas à garota e prometeu cancelar a multa. “Nós esperamos que nossos agentes mostrem bom senso e usem seus poderes com sensibilidade, mas isso claramente não aconteceu. A multa será cancelada imediatamente e nós entramos em contato com o senhor Spicer e sua filha para nos desculparmos”, disse um porta-voz do órgão à rede BBC.