prova
prova Luis Nova/Esp. CB/D.A Press prova

Concurseiro não termina prova a tempo e rouba gabarito de concorrentes

Publicado em

Um homem que não conseguiu terminar sua prova dentro do tempo estipulado decidiu pegar as folhas de respostas dos outros candidatos e sair correndo. O caso aconteceu no último domingo (6/8), em Salvador, durante a realização de um concurso público para seleção de soldados para a Polícia Militar (PMBA) e para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

De acordo com a PMBA, policiais militares foram chamados à Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelo coordenador da unidade, que afirmou que o homem não havia conseguido terminar sua redação e, por isso, decidiu roubar os gabaritos dos concorrentes. Os militares conseguiram capturar o suspeito antes que ele deixasse o local. O homem foi, então, conduzido para a delegacia, junto com representantes da banca organizadora do certame e outros candidatos que se sentiram prejudicados com a ação. Todas as folhas de resposta roubadas foram recuperadas.

Em nota, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) — banca responsável pelo concurso — informou que “não houve nenhum tipo de prejuízo ao certame, tendo em vista que as folhas de resposta foram recuperadas e estão preservadas em sua total integridade”. “Importante ressaltar que o fato ocorreu após o término do período de realização das provas, não tendo prejudicado a outros candidatos”, diz o documento. Ainda segundo o instituto, o candidato será excluído do concurso.

Já a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) ressaltou, também em nota, que o concurso foi o maior já realizado no estado e que ele “transcorreu normalmente nos 293 locais de prova, em Salvador e em mais 12 municípios”. “O fato ocorrido na Faculdade de Filosofia da UFBA foi isolado e não causou nenhum tipo de prejuízo ao certame”, conclui a pasta.

O concurso prevê a contratação de 2.750 soldados, sendo 2 mil para a PM e 750 para os Bombeiros. Os salários chegam a R$ 2.585,05.