Lançamentos, vitrines, ofertas e promoções: Está aberta a temporada das tentações!

Compartilhe

A perigosa temporada das tentações traz o risco iminente de marcas na consciência e no bolso!

Sempre procuro “ter juízo” quando o fim do ano chega. Por força da profissão que exerço, tenho que sair por aí conferindo lançamentos, checando vitrines, procurando barganhas – interessantes ou não – para dar dicas, indicações, fazer críticas e (porque não?), comprar coisinhas que também sou filha de Deus e nada imune a tentações.

Confesso que já fui mordida pelo “bicho-do-remorso” algum tempo depois, quando me dei conta de ter despendido ‘vil metal’ por um elefante branco, autêntica tranqueira, algo absolutamente não reciclável, impossível de passar adiante sob pena de perder amizades e com o “generoso” gesto criar situação embaraçosa para todos os envolvidos no oportuno desapego.

Nem sempre vale a pena comprar levando em conta apenas o preço. Experimente!

Por tudo isso recomendo a todos os consumistas de plantão:
bateu o olho em algo que provoca a vontade incontrolável de “levar pra casa”, ponha a cabeça no lugar, dê uma volta para checar outras tentações e comparar preços. Tomar um café enquanto pensa, faz cálculos, é um bom quebra-galho porque (momentaneamente) desvia do campo de visão o objeto e dá chance de calcular o tamanho do estrago no orçamento cuidadosamente preparado para a perigosa temporada.

Confira dicas para enfrentar a temporada!

  • Muito, mas muito cuidado mesmo com as roupas à venda. O critério para comprar trajes tem que ser minuciosamente avaliado. Tenha em mente que aquela roupa na vitrine está vestindo manequim que mais parece um fiapo, de tão magra e o traje foi ajustado no esquálido disposer com fita crepe (que seria da moda sem ela?) e alfinetes. Na vida real a coisa muda.
  • Pneuzinhos, gordurinhas localizadas, pernas mais grossas etc., são privilégios de quem é feito de carne e osso. Uma boa ajuda é levar junto alguma amiga de fato, experimentar a roupa e acreditar na opinião alheia garantidamente honesta. Ajuda muito ter conhecimento do próprio corpo, da silhueta e levar em conta a idade e a cidade em que vivemos, seu clima e lugares a frequentar.

  • Finalmente, tenha sempre em mente que, na maioria das vezes, as promoções não são lá essas coisas – os preços são marcados lá no alto nos lançamentos de coleções e novidades justamente para fazer parecer ótimas as remarcações nas datas comemorativas em que presentear é uma instituída obrigação.
  • O lucro ledo dos comerciantes não pode deixar de existir jamais. Eles e suas empresas vivem disso e não se discute. Mas nós, consumidores também precisamos ter juízo com nosso dinheirinho. Ademais, se der para esperar acabarem as festas, melhor – novos lançamento surgirão aos montes assim que começar o ano e as prateleiras terão que ser esvaziadas para a entrada das novidades. Daí, sim, a liquidação do estoque é boa “pra valer”.

Em todo o caso, boas compras e juízo. Se possível.

Mariza de Macedo Soares

Publicado por
Mariza de Macedo Soares

Posts recentes

Como bloquear um perigoso banzo dando um pulo em São Paulo

Uma batalha vencida por mim sem grande esforço, em sete dias de alegria que mandaram…

5 anos atrás

Rir (ainda) é o melhor negócio

Quando a tristeza tenta se instalar abrindo espaço para uma depressão, o melhor negócio não…

5 anos atrás

Beleza não põe mesa

De Portugal veio o provérbio ‘Beleza e Formosura não dão pão nem fartura’. Entre nós…

6 anos atrás

Patrocinadores de sonhos – Parte 3

Com a coluna, teço loas a Thomas William Selleck, que me faz feliz com seu…

6 anos atrás

Patrocinadores de sonhos – Parte 2

Continuo o tema a descoberta de pessoas que me fazem feliz com seu trabalho, os…

6 anos atrás

Patrocinadores de sonhos

A alegria de descobrir que existem pessoas que têm o dom de esparramar felicidade, de…

6 anos atrás