Antonio Carvalho, sócio-proprietário do Gran Bier | Crédito: Fabrício Rodrigues

Comfort food à beira do lago

Publicado em

Atuando desde 2002 em Brasília, o Gran Bier – localizado no Pontão do Lago Sul –, quando ainda se chamava BierFass Lago, se consolidou como um dos pontos acolhedores da cena gastronômica brasiliense, apostando em um cardápio de comfort food que conquista clientes tanto no almoço quanto no jantar. Ao longo dos anos, o espaço se tornou também referência em happy hours, reunindo frequentadores em torno de petiscos variados e uma carta de bebidas que combina tradição e criatividade. À frente do negócio estão os irmãos Antonio e Ivone Carvalho.

A trajetória da família no setor gastronômico começou ainda na década de 1980, com a mudança dos pais de Antônio, que deixaram Portugal para empreender em Brasília a convite de parentes já instalados na capital. Juntos, ergueram o BierFass, que atuava inicialmente no Gilberto Salomão. A marca posteriormente se expandiu para o Pontão do Lago Sul, transformando-se no Gran Bier. 

“O BierFass, do Gilberto Salomão, era um sucesso em Brasília. O fato de ser um restaurante longevo e que era referência na cidade despertou o interesse da Emsa [Empresa Sul-Americana de Montagens S.A], a administradora do Pontão – vencedora da licitação do projeto Orla – para que levássemos a operação para o complexo gastronômico. Em 2006 houve uma ruptura na sociedade. Em comum acordo houve uma divisão societária, familiares ficaram com a casa do Gilberto Salomão e, nós, com a do Pontão”, explica. 

Antonio conta que, com a separação de sociedade, as administrações eram totalmente diferentes, principalmente no que diz respeito ao cardápio. “Às vezes, o cliente chegava no Pontão e queria uma coisa que era do Gilberto, ou vice-versa. A ideia não era criar uma ruptura. Queríamos uma nova identidade, um novo cardápio, mas mantendo os pratos clássicos. Assim, em dezembro de 2019, nasceu o Gran Bier. Não conseguimos à época trabalhar essa mudança no nome como queríamos, pois dois meses depois veio a pandemia de covid-19 e, com ela, o lockdown”, explica.

Na época em que o Pontão do Lago Sul estava sendo criado dentro do Projeto Orla, Antonio recorda o convite para integrar o novo complexo. Acreditando no potencial do local, aceitaram de imediato. O Gran Bier e o Mormaii – bar e restaurante de culinária natural – foram os primeiros a chegarem ao local. “Assinamos o contrato praticamente juntos”, recorda. O empresário indica que a família apostou na proposta do complexo quando, na época, quase ninguém acreditava. 

Variedade no cardápio

O sócio-proprietário indica que o Gran Bier conta com a herança do Gilberto Salomão, que tinha um cardápio que abrangia um pouco de tudo. “Então, a gente concebeu o nosso cardápio um pouco diferente do outro, mas com a mesma filosofia de abranger um pouco de carne, de peixe, de frutos do mar e de petiscos”, informa. A ideia, segundo Antonio, é oferecer um mix de choperia com restaurante. “Decidimos também por oferecer um buffet no almoço. Deu muito certo e aumentou o nosso movimento de almoço em comparação a quando só tínhamos à la carte”, acrescenta. 

Os grandes pedidos da casa são o bife ancho, a Pescada Gran Bier e a picanha, que figuram entre os pratos mais procurados do cardápio. O bolinho de bacalhau, já tradicional, também é um sucesso, assim como o mix de petiscos, que dispara nas saídas. Entre os drinks, a caipirinha de morango com vinho do Porto é campeã – uma combinação rara de encontrar e muito apreciada. O local também foi pioneiro ao servir caipiroska acompanhada de um picolé da mesma fruta, que se tornou uma marca registrada entre os clientes.

Esses sucessos do cardápio demonstram não só os favoritos do público, mas também abrem espaço para outra característica marcante da casa: a busca constante por novidades. “A gente tenta sempre estar antenado ao que está acontecendo no mercado, na concorrência, nas tendências do setor. Tem que ser assim, senão você fica para trás, desatualizado. A gente sempre fica pesquisando, olhando o que está acontecendo e o que o cliente está solicitando”, destaca.

Para Antonio, esses fatores auxiliam a marca a ser reconhecida na cidade. Além disso, a tradicionalidade, o atendimento diferenciado e a vista para o Lago Paranoá são aspectos que permitem que o local se mantenha como o point para quem busca gastronomia de alta qualidade.  

Outro fator determinante para o sucesso do Gran Bier, segundo o empreendedor, diz respeito à parceria com sua irmã Ivone. “Confiança é fundamental em uma sociedade”, aponta. “Eu e minha irmã somos muito unidos. A gente começou a trabalhar juntos e a nossa relação é de muita confiança. Se há um problema ou uma ideia a ser tomada, a gente senta, conversa e resolve”, diz.

Três perguntas para Antonio Carvalho, sócio-proprietário do Gran Bier:

Você empreende há quanto tempo?

Eu comecei a trabalhar com os meus tios e pais no BierFass, no Gilberto Salomão, aos 13 anos. Aos 18 anos já fazia parte do quadro societário. Era uma empresa familiar e todos trabalhávamos em múltiplas funções. Entre as que exercia, o fechamento do caixa. Era trabalhoso, mas descobri que o meu caminho seria trilhado ali.

Quais foram os momentos mais marcantes do Gran Bier? 

O nosso Réveillon, reconhecido como um dos melhores de Brasília e do Brasil. Na Copa do Mundo no Brasil, o Bier transformou-se em um QG de torcedores de todos os países.  Temos orgulho também de atendermos a terceira geração de clientes. 

Qual mensagem você gostaria de deixar para quem está abrindo um estabelecimento?

O comércio é desafiador, mas no ramo de gastronomia ele se torna ainda maior. Evitar o desperdício é fundamental, assim como ter bons fornecedores e uma equipe afinada.  Se cercar de um bom time, de colaboradores competentes e de confiança, é crucial para o sucesso de um estabelecimento.