Geraldo Mello, diretor do grupo PO Shoppings | Crédito: Telmo Ximenes

Transcendendo o conceito de centro de compras

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De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o Brasil possui 648 shoppings atualmente. Nesse cenário, os empreendimentos geram um faturamento de R$ 198,4 milhões com as suas quase 124 mil lojas disponíveis para diferentes localidades do país. Dentro dessa realidade, o Centro-Oeste abriga 69 malls, o que equivale a 11% de todos os empreendimentos deste nicho no território brasileiro. Em um recorte mais específico, 23 estão em operação apenas no Distrito Federal. 

Um grande contribuidor para esses dados é o PO Shoppings. “Somos o maior grupo de shopping centers do Centro-Oeste”, afirma Geraldo Mello, diretor da rede. “Iniciamos as nossas atividades com o lançamento do Brasília Shopping, e hoje administramos seis shoppings centers em seis regiões do DF, entre eles cinco com full administração e um com 36% de participação (Iguatemi Brasília)”, destaca.

Geraldo indica que Brasília é considerada o terceiro maior mercado de consumo do país. Esse título, em uma grande parcela, teve a contribuição do PO Shoppings. “Nossos shoppings reúnem 960 lojas em operação, distribuídas em 150 mil metros de ABL (área bruta locável). Atuamos na gestão de condomínios das torres comerciais dos nossos empreendimentos e administramos as mais de 10 mil vagas de garagem dos nossos shoppings, que recebem 7 milhões de veículos ao ano”, informa.

Além do Brasília Shopping, lançado há 28 anos na capital, o PO Shoppings é responsável pelo Terraço Shopping, inaugurado em 1999; Taguatinga Shopping, em 2000; JK Shopping, em 2013; e, agora, o Manhattan Shopping, previsto para novembro de 2025. Com o seu escopo de atuação, o grupo alcançou um faturamento de R$ 3,5 bilhões em 2024, registrando crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Nesse mesmo período, os shoppings geraram mais de 10 mil empregos diretos e atraíram cerca de 45 milhões de visitantes. 

Para viabilizar esses dados, o PO Shoppings busca atuar de forma estratégica em cada região do DF em que há um de seus malls presentes. Esse resultado, para Geraldo, espelha um conjunto de esforços estratégicos, incluindo campanhas, ações promocionais, eventos e a expansão de operações nos empreendimentos que englobam o grupo.

Além disso, outro aspecto que corrobora o êxito do grupo diz respeito ao estudo regional dedicado ao entendimento das necessidades do público. “Fazemos um benchmarking no mercado para avaliar o que há de mais novo não só quando estamos desenvolvendo um novo empreendimento, mas para manter os nossos sempre atualizados. Buscamos tendências não só na região em que os shoppings estão localizados, mas em outras cidades”, ressalta Geraldo.

Novidades na capital

Geraldo acredita que Brasília tem impulsionado novas inaugurações. Diante do comércio aquecido, o PO Shoppings viu a oportunidade de trazer à população o Manhattan Shopping, em Águas Claras. Com 75 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento será composto por uma torre de escritórios, duas torres residenciais com 394 unidades, um mall com 60 lojas e 1.243 vagas de estacionamento.

“Com 75% das lojas já locadas, o empreendimento aposta em um mix exclusivo e em um espaço gastronômico diversificado, representado pelo Manhattan Taste. Além do varejo, o shopping investe em Retail Media, automação com IoT e monetização de espaços, garantindo eficiência energética, climatização automatizada e segurança aprimorada”, conta. 

O projeto, de acordo com o diretor do grupo, ainda contará com coworkings, consultórios e um espaço wellness de 1.300 m² em parceria com a Smart Fit, reforçando o compromisso da PO Shoppings com a conveniência e a qualidade de vida, além de consolidar sua liderança no varejo da região Centro-Oeste.

Outro aspecto que chama atenção sobre o Manhattan Shopping diz respeito ao seu protagonismo internacional. “Recebemos o MUSE Design Awards 2024 na categoria ‘Fachada, Paisagismo e Iluminação’, reconhecimento que ressalta sua proposta inovadora ao integrar elementos verdes e soluções luminotécnicas sustentáveis à paisagem urbana, predominantemente marcada pelo concreto”, complementa.

Três perguntas para Geraldo Mello, diretor do grupo PO Shoppings:

Na sua visão, ao que se deve o sucesso do grupo?

Nosso estilo de gestão visa a parceria com os nossos lojistas. Afinal, o sucesso de um shopping center compreende suporte logístico aos parceiros, manutenção e atualização sistemática dos equipamentos, marketing afinado com as demandas do público de cada local e um calendário de ações promocionais que atraiam e encantem o mercado.

De que forma o grupo busca estar antenado às novidades do mercado?

Nossa atuação transcende o conceito tradicional de centro de compras. Buscamos criar espaços de convivência que conectem pessoas e promovam experiências. Esse posicionamento é um pilar fundamental para a consolidação de nossos empreendimentos como hubs culturais e sociais.

Qual a relevância do Prêmio Abrasce 2024, conquistado pelo grupo?

O Prêmio Abrasce é um dos mais importantes reconhecimentos do setor de shoppings centers no Brasil, concedido pela Abrasce. Ele destaca os melhores projetos e iniciativas do segmento. 

A PO Shoppings esteve entre os destaques de 2024, que valoriza projetos autorais em shopping centers no Brasil. O JK Shopping recebeu o Prêmio Destaque pelo case “Gestão Comunicação Digital JK Shopping – Inclusão & Pertencimento”, enquanto o Terraço Shopping conquistou a estatueta de Bronze pela campanha “Natal do Bosque Brilhante”.

Para o grupo, essa premiação é um reconhecimento do nosso compromisso em criar espaços que vão além das compras, oferecendo experiências diferenciadas para os consumidores.