Lídia Abdalla, presidente-executiva do Grupo Sabin | Divulgação: Grupo Sabin

Medicina diagnóstica com precisão

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Uma das marcas mais consolidadas no setor de medicina diagnóstica do país surgiu em Brasília: o Grupo Sabin. Com 41 anos de atuação, a marca foi fundada pelas bioquímicas Janete Vaz e Sandra Soares Costa. A mineira de Inhapim, Sandra; e a goiana de Anápolis, Janete, se conheceram em um laboratório privado, na capital federal, e logo passaram a compartilhar o objetivo de empreender, tornando-se amigas e sócias.

“O Sabin começou em uma sala de 90 m² com três colaboradores. E cresceu a partir de uma filosofia empresarial e de gestão em que as pessoas estão no centro do cuidado”, conta a presidente-executiva Lídia Abdalla. Assim como Janete e Sandra, Lídia é bioquímica. No Grupo Sabin, iniciou a sua carreira como trainee, em 1999. Em 2014, assumiu a presidência.

Atualmente, o Grupo Sabin possui 358 unidades distribuídas em 78 cidades do país. Nesse cenário, somam-se à marca mais de sete mil colaboradores espalhados nas cinco regiões do Brasil. Na visão de Lídia, o Grupo Sabin foi construído a partir da soma de valores que agregam família, empreendedorismo e, ainda, coragem e determinação, especialmente porque, na época, era raro ter mulheres empreendedoras. 

Segundo a presidente-executiva, atualmente, dentro do Grupo, há diferentes negócios. A marca principal é o Sabin Diagnóstico e Saúde que oferece serviços de medicina diagnóstica. No entanto, o Grupo conta também com a Amparo Saúde, que oferece atenção primária e colabora com a gestão de saúde de grupos populacionais nas empresas; e a Rita Saúde, uma plataforma digital  que integra serviços de saúde e que hoje já alcança mais de 100 mil usuários em todo o país.

“Investimos também em pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias diagnósticas, e, por meio do Skyhub.bio, o nosso hub de inovação, contribuímos para a evolução dos serviços e das tecnologias em saúde, apoiando programas de desenvolvimento, mentoria e fomento para empreendedores e  startups”, contextualiza. 

Na percepção da executiva, ao longo das quatro décadas de história, a empresa evoluiu constantemente para entregar inovação, excelência no atendimento, qualidade e precisão nos resultados, sempre com uma experiência acolhedora, humanizada e resolutiva, seja no atendimento físico ou digital. “O Grupo Sabin é a terceira maior empresa de medicina diagnóstica do país e está entre as 500 maiores empresas do Brasil”, afirma.

Para atingir esse título, o Grupo Sabin contou com um plano de crescimento nacional, com três eixos estratégicos, o qual foram as bases fundamentais para que a empresa alcançasse esses marcos. “A implementação do modelo de governança corporativa a partir de 2013; a expansão geográfica de norte a sul do país; e a diversificação de negócios”, explica. 

Outras decisões estratégicas também foram fundamentais para que a marca se destacasse no mercado de saúde. A empresa manteve, por exemplo, a sua cultura de compromisso com a responsabilidade socioambiental e governança. “Por ser uma empresa que investe nas boas práticas de ESG, a responsabilidade social está  presente no dia a dia”, complementa. 

Nesse contexto, de acordo com a presidente, o Sabin foi a primeira empresa de medicina diagnóstica na América Latina a aderir ao Pacto Global da ONU, em 2007, tornando-se pioneiro no setor ao assumir o compromisso de contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Liderança feminina 

O sonho do negócio na área de saúde surgiu a partir das sócias-fundadoras, Janete e Sandra. No entanto, a essência do empreendedorismo feminino se faz presente mesmo após 40 anos da fundação do Sabin. Por essa razão, o Grupo conta com 77% de mulheres no quadro de colaboradores e 74% ocupam cargos de liderança. “Além disso, as mulheres negras, que são 44% do total de pessoas na empresa, exercem 34% das posições de liderança”, complementa Lídia. 

Três perguntas para Lídia Abdalla, presidente-executiva do Grupo Sabin:

Qual foi a motivação inicial para fundar o Sabin?

A empresa foi fundada em 1984, há 40 anos, em um período em que a cidade demandava a ampliação dos serviços de saúde de qualidade. Nossas  sócias-fundadoras sempre tiveram em sua filosofia empresarial a qualidade técnico-científica, o desenvolvimento das pessoas, a humanização e personalização no atendimento, e a inovação como grandes pilares para entrega dos nossos serviços de excelência em saúde. 

Como o Sabin fomenta a economia e a saúde de qualidade no Brasil? 

O Grupo Sabin tem como missão oferecer serviços de saúde de excelência. Nessa jornada dedicada à saúde, impactamos positivamente o desenvolvimento social e econômico de diversos municípios brasileiros, com a geração de empregos diretos e indiretos e investimentos em novas estruturas e unidades de atendimento, além do apoio a diversos projetos e ações sociais, por meio do Instituto Sabin.

Há alguma curiosidade sobre o Sabin que poucas pessoas têm conhecimento?

Desde 2019, a empresa utiliza fontes renováveis por meio da compra no Mercado Livre de Energia para sua sede em Brasília (DF). Em 2023, foi concluído o projeto de migração da matriz energética das 115 unidades de Brasília (DF) para fonte fotovoltaica. Nesse mesmo ano, os projetos voltados para utilização de energia solar foram implantados em mais de 50% das unidades do Grupo Sabin, nas 5 regiões de atuação no Brasil. Hoje, 62% das unidades do Sabin são cobertas por energia renovável.

Pelo quarto ano consecutivo, o Sabin também recebeu o Certificado de Neutralização de Emissões de Gases do Efeito Estufa. Ao todo, foram neutralizadas mais de 2,2 mil toneladas de CO², referente ao ano de 2023, indicando que caminhamos de forma consistente para reduzir o impacto de nossas atividades no meio ambiente e reforçando o compromisso com o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.