Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo | Crédito Bio Mundo

Mix variado em produtos saudáveis

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Com o objetivo de promover mais saúde e autocuidado para os seus consumidores, a Bio Mundo oferece um mix de produtos voltados a alimentos saudáveis e naturais. A empresa, que surgiu em terras brasilienses, ainda não completou uma década de atuação, no entanto, já conquistou o Brasil com o seu modelo de negócio singular.

Fundada em 2015, a ideia da marca surgiu a partir da percepção do empreendedor Edmar Mothé, que, na época, avaliou uma carência de mercado no que diz respeito à presença de uma loja completa que pudesse atender a todas as necessidades no que se refere à saúde, estética e bem-estar.

Edmar indica que montou a Bio Mundo para ser a maior e mais completa rede de produtos naturais no Brasil. “A empresa, que surgiu de maneira familiar, nasceu do desejo de montar um negócio que pudesse aliar cuidados com o planeta e a saúde das pessoas. O sucesso crescente da empresa se deve, sobretudo, à qualidade dos produtos oferecidos, agregado ao objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos clientes”, destaca.

Para ele, o diferencial foi, justamente, trazer a loja mais completa do Brasil, com produto a granel, como temperos, castanhas e chás; produtos naturais, sendo eles diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose e vegano; e também uma linha completa de nutrição esportiva em um único lugar. “Fomos a primeira marca a bater o recorde de montar 23 lojas próprias em um ano e meio, partindo da base zero”, conta.

Hoje em dia, os destaques de vendas nas lojas são os produtos fitness, como whey, creatina e termogênicos, presentes na parte de suplementação. Já no granel, a maior busca é pelas oleaginosas. Os produtos naturais, voltados aos celíacos e intolerantes à lactose, também são bastante procurados nas unidades.

Atualmente, a rede está presente no Distrito Federal e em 19 estados brasileiros. Ao todo, somam-se mais de 150 lojas presentes no país. Para o CEO, um aspecto que impulsionou o crescimento da Bio Mundo envolveu, especialmente, a inovação da empresa em sua oferta a granel, que soma mais de 300 produtos frescos e selecionados; e também três mil produtos em prateleira. Na prática, o cliente pode experimentar os produtos e comprar apenas a quantidade que deseja consumir, tornando a experiência mais positiva, sustentável e econômica, gerando menos desperdícios.

Outro ponto positivo e que foi relevante para a sua estruturação no mercado está relacionado à formatação das lojas da rede. Estabelecidas em locais variados – shoppings centers, comércios de rua, supermercados e até aeroporto -, oferecem design planejado para facilitar a localização dos produtos, além de permitir uma boa circulação de pessoas. Segundo a rede, ao planejar as unidades, foi pensado também na preservação do planeta. Por essa razão, as lojas utilizam papéis reciclados, sacolas biodegradáveis e lâmpadas de LED.

Com experiência de quatro décadas no mercado empreendedor, Edmar ressalta que para a implementação, foi necessário realizar muita pesquisa para que a entrega fosse de sucesso. De acordo com o empresário, todas as primeiras 26 unidades foram abertas com dinheiro próprio e passaram por testes para verificar a melhor formatação das lojas.

Junto com o cuidado em criar um estabelecimento que pudesse atender o público, Edmar indica que quatro pilares foram fundamentais para a construção da marca: a oferta de bons produtos; o DNA de vendedor do CEO; a contratação de especialistas em pontos de vendas; e a gestão focada em resultados, sendo este último um dos aspectos fundamentais para ele. 

Apesar da variedade de produtos nas suas lojas, o empresário avalia que a relevância da Bio Mundo, em aspecto nacional, também se deu devido ao trabalho desenvolvido com excelência. “Estamos nos principais pontos do Brasil com uma equipe preparada para dar uma consultoria aos nossos clientes. Outro ponto importante é que estamos sempre em busca de inovações. Procuramos ouvir nossos clientes e as necessidades em geral do mercado”, complementa. 

Três perguntas para Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo:

Por que a Bio Mundo se destacou com o seu modelo de franquias?

Como estamos há muito tempo no varejo, entendemos com facilidade os anseios dos franqueados. Aqui, nós temos consultoria completa, tanto na escolha do ponto, contratação e treinamento de equipe, além de todo suporte periódico que damos aos nossos franqueados. Entendemos a necessidade do franqueado e nos dedicamos em fazê-los ter o melhor resultado na ponta, todos os processos acompanhamos de perto, desde a abertura da loja e quando já está em funcionamento.

Quais os planos da marca para os próximos meses?

Nossos planos e expectativas são altas para esse novo ano. Pretendemos abrir 60 novas lojas da Bio Mundo. Além disso, desenvolvemos um modelo mais compacto, com investimento a partir de R$ 265 mil para cidades menores. Buscaremos também reforçar a nossa posição nas principais capitais do Brasil e assumir a liderança como principal marca do segmento do Brasil e (maior rede) e com maior rentabilidade.

Por que o universo saudável e fitness ganhou destaque nos últimos anos?

 

O universo saudável e fitness deixou de ser modismo e as pessoas passaram a visar viver mais, ter mais qualidade de vida e estão dispostas a serem pessoas mais saudáveis a cada dia. É importante dizer que o Brasil é o quarto maior mercado que consome produtos naturais no mundo e o segundo em quantidade de academias esportivas. São dados relevantes para nosso mercado continuar crescendo mais e mais.