Em 2022, a Federação Metropolitana de Ciclismo do Distrito Federal (FMC-DF) indicou que Brasília conta com mais de 1,1 milhão de bicicletas e cerca de 500 mil ciclistas ativos. Os dados são significativos e justificam o título da cidade em possuir a segunda maior malha cicloviária do Brasil. No ano passado, a região alcançou os 675 quilômetros de extensão em 30 regiões administrativas, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo, com mais de 700 km.
Uma das empresas que contribuiu com o avanço da implementação de bikes na capital, e consequentemente do aumento das ciclovias, foi a Sportcicle, fundada em 1980. Com quase quatro décadas e meia de atuação, localizada na 310 Sul, Caio Caltabiano, proprietário da marca especializada em produtos de ciclismo, indica que a loja vendeu aproximadamente 250 mil bicicletas até hoje.
“A Sportcicle foi criada pelo Luís Carlos e pelo José Carlos Caloi, sobrinhos do Bruno Caloi”, conta. Importante empresário do país, o Bruno apostou na fabricação das bicicletas que, até hoje, levam o seu sobrenome. A empresa esteve entre as dez maiores fabricantes de bikes do mundo nos anos 1980 e 1990.
“José Carlos tinha uma loja no interior de São Paulo e o Luís Carlos, que é o meu pai, morador de Brasília, deu a ideia deles abrirem um empreendimento na cidade. Primeiramente, ela surgiu aqui como concessionária Caloi e manteve esse formato por, mais ou menos, 15 anos”, complementa.
Quando a Sportcicle surgiu, Caio ainda cursava a Universidade de Brasília (UnB). Aos poucos, foi se familiarizando com os processos da loja para, em 1988, assumi-la por completo. Na avaliação do empreendedor, o segmento evoluiu bastante desde a época em que as operações iniciaram no DF.
“Naquele tempo, a bicicleta era uma coisa muito simples e não tinha sofisticação. O mercado brasileiro também não conseguia muita bicicleta importada. O sonho de consumo era uma Caloi. No entanto, o setor evoluiu demais, tanto para o lado esportivo quanto para o lado do lazer. Hoje em dia, o ciclismo é um esporte muito difundido no mundo, então, as indústrias buscam aplicar novidades tecnológicas, como câmbios eletrônicos e, agora, até mesmo bicicletas elétricas”, destaca.
Acompanhando as tendências do mercado, a Sportcicle se tornou uma opção natural para os brasilienses que buscam novidades para pedalar, o que a consolidou como uma loja tradicional para artigos ciclísticos.
“Estamos há 44 anos no coração da cidade. Hoje, nós estamos atendendo os bisnetos dos primeiros clientes. A gente está presente, envelhecendo com os clientes e amigos. Acredito que isso traz o reconhecimento da loja para a cidade. Não há tantas empresas em Brasília com uma idade grande, sendo tão reconhecida”, ressalta.
Com um público fiel, os clientes da Sportcicle têm acesso a uma variedade de produtos e serviços na loja. “Além de termos uma oficina muito bem equipada, trabalhamos com bicicletas e equipamentos mais sofisticados. A loja também oferece um Bike Fit (processo voltado ao ajuste da bicicleta ao corpo do ciclista para trazer conforto e desempenho), que é um estúdio super bem equipado com os melhores equipamentos e que conta com o profissional mais renomado do Brasil, o Marcelo Rocha”, informa.
Segundo Caio, também é realizada consultoria aos clientes na hora de comprar. “Muitos clientes compram, porque acham bonito e, no dia seguinte, estão reclamando do conforto. Então, a gente tenta consertar isso antes de vender para o cliente não passar por essa situação”, pontua.
Para todas as idades
Com um portfólio pensado para atender desde o público infantil até o adulto, a Sportcicle é destinada a diferentes nichos. Seja a lazer ou para atletas profissionais, a loja atua para suprir todas as necessidades do seu público.
“Somos uma ótima opção para os atletas profissionais, sejam eles do ciclismo, de mountain bike ou de modalidades elétricas, que estão crescendo no mercado. Já para quem deseja começar a pedalar, a loja também tem a preocupação em oferecer uma grande linha infantil, porque acreditamos que as coisas começam na infância”, indica.
Três perguntas para Caio Caltabiano, proprietário da Sportcicle:
Quais são os diferenciais da Sportcicle?
A gente trabalha com a marca mais desejada do mundo, que é a Specialized. O mundo inteiro conhece e aprecia, especialmente por ser campeã nas grandes provas do mundo. É totalmente diferenciada. Quem gosta desse produto, procura a gente, pois somos os representantes na cidade.
Como são feitas as seleções dos produtos que são vendidos na loja?
Nós pensamos, justamente, em oferecer para o cliente um produto de ótima qualidade que não seja tão caro, com um custo-benefício interessante. Isso é uma preocupação verdadeira, porque eu poderia trabalhar com várias outras marcas e produtos, itens que a gente não considera interessante. No entanto, optamos por trabalhar com uma marca de qualidade e, por essa razão, sempre falamos para os nossos clientes: “podem confiar que vocês estão muito bem servidos”.
Quais foram os momentos mais marcantes para a Sportcicle?
Acredito que o momento mais marcante da vida da loja foi na era do início do triathlon em Brasília, onde nós patrocinamos dezenas de provas. Nessa época, nasceram os grandes triatletas de Brasília: Leandro Macedo, Alexandre Manzan e Mariana Ohata, por exemplo. Isso foi algo marcante, porque a gente sente que participou da criação desses atletas de renome.