José Stênio Ponte, médico otorrinolaringologista e diretor da clínica OtorrinoDF

Expansão atrelada à inovação

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Com cinco unidades no Distrito Federal, a OtorrinoDF se consolidou como uma das clínicas de referência da capital. Fundada em 2011, a empresa surgiu a partir do sonho dos otorrinolaringologistas José Stênio Ponte e o Gustavo Torres em empreender na área médica. O empreendimento é responsável por realizar consultas, exames e cirurgias para pacientes com necessidades relacionadas ao ouvido, nariz e garganta. 

“Desde sua criação, a OtorrinoDF tem mantido um compromisso com a organização e gestão eficazes, visando a contratação de profissionais experientes no mercado e a construção de relacionamentos sólidos com todas as partes envolvidas, dos pacientes às operadoras de saúde, colegas médicos e outros profissionais da saúde. Esse compromisso resultou em um crescimento contínuo da empresa ao longo dos anos”, conta José Stênio Ponte, médico otorrinolaringologista e diretor da clínica.

Presente na Asa Sul, Asa Norte e em Taguatinga, Stênio conta que a OtorrinoDF tem o objetivo de estar presente em todas as regiões administrativas de Brasília. Segundo o médico, o intuito com a expansão é ter uma marca cada vez mais consolidada e sólida para a população, fomentando especialmente a credibilidade com a qualidade de atendimento. “Tudo isso só vem com o trabalho no dia a dia”, avalia. 

O diretor também indica que, ao longo da trajetória da clínica, foram vivenciados momentos memoráveis no que diz respeito ao crescimento da marca, o que permitiu a contratação de novos médicos, fonoaudiólogos e colaboradores. “É notável o comprometimento de quem faz parte do nosso time desde o início, demonstrando que acreditam no nosso propósito tanto quanto nós. Esses momentos representam uma parte essencial da nossa história, marcada por um aumento expressivo em nosso espaço físico e equipe”, ressalta Stênio.

Outro aspecto de relevância para o médico diz respeito aos investimentos implementados no crescimento da empresa. Desde a primeira unidade, no Mix Park, a OtorrinoDF buscou investir ainda mais em equipamentos atualizados, como tomógrafos, aparelhos para testes de alergia e a realização de exames específicos como o BERA com sedação,  que avalia a integridade funcional do nervo auditivo. 

No entanto, a clínica buscou inovar no seu segmento de atuação não apenas no âmbito de equipamentos. “Um dos nossos principais diferenciais é a nossa disponibilidade, estamos abertos de domingo a domingo, o que é incomum para clínicas na cidade. Embora inovar tenha seus desafios, quando isso se reverte em benefícios para nossos pacientes, vale a pena! Trabalhar sete dias por semana demanda uma logística complexa e um backoffice sólido, o que nos fez amadurecer como empresa”, destaca. 

 Três perguntas para José Stênio Ponte, médico otorrinolaringologista e diretor da clínica OtorrinoDF:

Quais os maiores desafios de empreender na área da saúde?

Empreender na área de saúde exige muito, porque a cada hora estamos mudando. E hoje a gente sabe da crise que a saúde suplementar enfrenta: os planos de saúde estão passando por dificuldades, as operadoras, os hospitais, a saúde está ficando muito cara, a população está envelhecendo. 

Hoje, um colaborador ou um paciente que tem uma carteirinha do plano de saúde na mão, tem um cartão de crédito que ele pode usar sem limites. Então, ele quer gastar, o médico quer consumir e a operadora de saúde acaba subsidiando quem usa muito em detrimento de quem não usa nada e, isso aumenta a conta no final de todos, o que aumenta a sinistralidade dos convênios. O paciente passa do convênio X para o convênio Y e depois para o convênio Z, pois não está dando conta de pagar porque está muito caro.

Está ficando muito caro, hoje, manter um plano de saúde, está ficando muito caro estar dentro de um hospital com uma doença específica e esse hospital acaba fazendo exames, internações, fazendo cirurgias. Então, a conta não está fechando, e a gente tem que ficar antenado. Porque nós temos que ser parceiros dos convênios, parceiro do hospital, parceiro de tudo, para segurar a mão, e não piorar a situação, mas estimular o consumo.

De que forma a clínica aposta em tecnologias e inovação?

A OtorrinoDF reconhece a importância da tecnologia e da inovação na gestão eficaz da experiência do paciente. Investimos em equipamentos de última geração, treinamentos em cirurgia robótica e estamos comprometidos em promover a inclusão e acessibilidade. 

Refletindo nossa visão voltada para o futuro, trabalhamos com planos de aderir a telemedicina. Isso permitirá que nossos pacientes acessem atendimento médico de qualquer lugar de maneira conveniente e rápida, reduzindo a necessidade de deslocamento físico para a clínica, o que é especialmente relevante em um contexto de crescente preocupação com a saúde e segurança.

Quais mudanças a pandemia trouxe para a clínica?

Embora algumas empresas tenham fechado, a pandemia foi um momento de crescimento (e aprendizado), porque o paciente de covid-19 tinha sintomas de otorrino. Então, a clínica acabou lotando um pouco em alguns momentos e nos trouxe a incerteza que isso seria permanente, e essa experiência nos preparou para trabalhar mais com a nossa equipe.