Os brasileiros estão em segundo lugar no ranking mundial dos que mais frequentam academias. O levantamento foi feito pela plataforma Cupom Válido, no início deste ano, e indicou que mais de 21% da população está matriculada nesses estabelecimentos para a prática de atividades físicas. Estima-se que, ao todo, o país tenha quase 30 mil empreendimentos nesse nicho.
Apesar desse modelo de negócio estar bem inserido no dia a dia da população, muitos empreendedores buscam reinventar a forma tradicional desses ambientes. Nesse sentido, foram desenvolvidas academias boutiques — ou premium — que, na prática, buscam oferecer uma experiência completa, de alta qualidade para o usuário e que foge do tradicional.
Em Brasília, a rede que se destaca nesse âmbito é a Unique. De acordo com Paulo Henrique Boca, sócio da empresa, o espaço foi idealizado para ser uma proposta diferente para o Distrito Federal. O profissional, que atua nesse segmento desde 1989, indica que era responsável por outras academias na cidade. Até que, ao conhecer a primeira unidade da Unique, encantou-se com o projeto. Posteriormente, tornou-se sócio da marca com Diogo Salim e Marco Paulo de Paoli.
“A academia funciona desde 2009 no Sudoeste e, naquela época, já possuía uma pegada extremamente sofisticada. Ela havia sido fundada justamente com essa proposta premium e que veio ao encontro daquilo que eu acreditava que seria a vertente mais interessante para o segmento na capital”, indica.
Hoje, com três unidades na cidade — Sudoeste, Park Shopping e Parque da Cidade —, a Unique conta com aproximadamente 10 mil matriculados e atua para promover o bem-estar dos seus clientes por meio de um atendimento personalizado e com a disponibilização de equipamentos de última geração, professores qualificados e programas destinados a todas as idades.
Após a união dos sócios, foi o momento de novos empreendimentos serem desenhados para o DF. “No início de 2012, montamos a Unique no Parque da Cidade, onde era a minha antiga academia — a Academia Boca”, relembra. Depois disso, Paulo ressalta que a movimentação da rede em busca de implementar um espaço ainda mais interessante para a população repercutiu internacionalmente.
“Em 2013, fomos agraciados em um concurso de academias, de uma revista europeia, onde a unidade do Sudoeste foi considerada o projeto mais bonito do mundo. Isso mostrou que estávamos no caminho certo e que nosso trabalho estava sendo reconhecido”, destaca. Ainda mais motivado para trazer novas ideias para o mercado, Paulo informa que o trabalho com academias premium tem uma necessidade especial de estar sempre inovando.
Por essa razão, após a consolidação da marca, os sócios da Unique apostaram na atualização da rede, focando em sensações e momentos especiais dentro dos seus ambientes. “A Unique, hoje, está em um patamar de serviço que transcende a finalidade básica, que é a atividade física. A gente está oferecendo uma experiência diferente para quem usa os nossos serviços. Essa experiência está muito baseada na questão do conforto, do que é diferente e novo, indo além da malhação, musculação e ginástica”, reforça.
Três perguntas para Paulo Henrique Boca, sócio das academias Unique:
Quais são os diferenciais das academias Unique?
A nossa aposta com relação ao mercado é focada na qualidade. Em vez de aumentar a nossa carteira de estabelecimentos, a Unique se preocupa muito em ter o melhor do mundo dentro das suas unidades atuais. Por isso, o nosso objetivo é ser o melhor e não o maior. A gente sabe que é difícil, mas, hoje, concentramos todo o nosso investimento de tempo, dinheiro e trabalho nessa busca por sempre estar por dentro no que acontece no mundo, de melhor, em termos de estrutura, de conforto, sofistificação e modernização. Queremos deixar o nosso cliente seguro e confortável.
Quais são as diferenças entre as unidades?
Temos três unidades. Uma no Sudoeste, com dez mil metros quadrados de área, atendendo cerca de cinco mil clientes. É um resort e já transcende essa questão de ser um lugar só para malhar. Às vezes as pessoas vão para curtir, sentar nas nossas varandas, ouvir um podcast, ler um livro ou apenas descansar. A unidade do Sudoeste oferece para o brasiliense o que tem de melhor e de mais moderno em termos de equipamento e não deixa a desejar para nenhuma academia do mundo.
No espaço do Parque da Cidade, são seis mil metros quadrados e cerca de três mil clientes. Temos o grande diferencial de estar no parque, onde conseguimos ter o contato direto com a natureza. A unidade está passando por uma pequena transformação agora e está caminhando cada vez mais para esse segmento de resorts e de experiências dentro da academia.
A terceira unidade, no Park Shopping, é uma loja de 1.800 metros quadrados que atende em torno de dois mil alunos, oferecendo a mesma linha de maquinaria e tecnologia.Temos a mesma preocupação e estrutura com o espaço, apesar de ser um local menor.
Como você avalia o público do DF no que diz respeito ao envolvimento com academias?
A cidade conta com uma excelente gama de academias. Tem para todo gosto e todo bolso. As pessoas gostam muito de fazer atividade física em Brasília e, nesse sentido, somos o terceiro pólo brasileiro de praticantes de exercícios. A cidade tem essa vertente e vocação de pessoas ativas, isso é fundamental. Dessa forma, a academia vem para corroborar com isso e deixar cada vez mais seguro para o praticante a opção de malhar.