Raphael Paganini, coordenador nacional da CDL Jovem (2) Raphael Paganini, coordenador nacional da CDL Jovem

Cresce número de jovens empresários

Publicado em

Presente em mais de 120 cidades do Brasil, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) é um órgão com quase três décadas e meia de atuação. Criada com o propósito de oferecer um espaço para o desenvolvimento de empresários lojistas jovens, a entidade é responsável por complementar as ações das CDLs regionais, desenvolvendo e capacitando futuros líderes, e promovendo ações de responsabilidade social, sustentabilidade e mobilização.

“A CDL Jovem possui a responsabilidade de desenvolver jovens líderes através da troca de experiências, busca de inovação e mobilização associativista para que tenham uma atuação empreendedora e de destaque nas CDLs, nos negócios e na sociedade”, explica Raphael Paganini, coordenador nacional do órgão. 

Paganini destaca que, na prática, o intuito da entidade é preparar os empresários para que seja possível contribuir com a diretoria da organização, a fim de integrar a classe lojista jovem, fortalecendo as Câmaras Dirigentes de Lojistas de diferentes cidades e, também, auxiliando no movimento varejista como um todo. 

Para isso, ele avalia ser fundamental a promoção de ações que fortaleçam os pilares de liderança e de mudança de hábitos de consumo para, dessa forma, propiciar um ecossistema de empreendedorismo com qualidade e de constante inovação no mercado. Temas voltados à conscientização política, networking, sustentabilidade e gestão pela liderança são alguns dos aspectos trabalhados em prol desse objetivo. 

Além disso, como outras iniciativas de peso para fomentar o empreendedorismo no varejo, a CDL Jovem também promove fórum de discussões, integrando ideias, conceitos e experiências a partir de reuniões regulares, palestras, seminários e eventos. 

Devido às suas ações, a CDL Jovem conseguiu um crescimento de 33% de 2020 para 2022. “Nesse processo, identificamos novas lideranças de jovens empresários. Pudemos capacitá-los e prepará-los para que pudessem levar os nossos pilares de inovação e empreendedorismo para o maior número possível de associados no Brasil. Hoje o sistema CNDL possui cerca de 500 mil empresas associadas”, celebra Paganini.

O suporte da CDL Jovem se mostra fundamental, especialmente após dois anos de adversidades vividas devido a pandemia de Covid-19. O coordenador nacional destaca que o segmento de comércio e serviços foi diretamente impactado pela crise sanitária, visto que muitas empresas tiveram que migrar, de forma rápida, para o ambiente digital. A transformação virtual contou, ainda, com outro desafio: manter os clientes apesar de implementar novos hábitos de consumo.

“Ainda hoje, com a diminuição no número de casos, os reflexos dessa transformação digital são sentidos, haja vista que as novas formas de atender os clientes convivem com a forma presencial. Antigos modelos de negócios tiveram que ser repensados da noite para o dia, a competitividade das empresas preparadas para o mundo digital foi acirrada e o consumidor passou a contar com novas formas de consumo”, contextualiza. 

Essa realidade onde o mercado digitalizado se tornou cada vez mais presente na rotina dos brasileiros trouxe a necessidade da entidade buscar soluções para o novo cenário do país. Paganini conta que, inicialmente, manter os associados a par das melhores inovações tecnológicas foi desafiador. Entretanto, para driblar a situação, o órgão criou o Inova Varejo. 

“Fizemos uma curadoria das principais ferramentas necessárias para a transformação digital, disponibilizando para nossos associados com vantagens competitivas, auxiliando-os no processo de digitalização das empresas e melhorando sua performance perante os concorrentes”, pontua. 

O empreendedorismo brasileiro

Avaliando o empreendedorismo no Brasil como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do país, Paganini defende que a inovação e a tecnologia, aliadas à criatividade do brasileiro, geram uma combinação perfeita para a geração de novos negócios.

No entanto, o coordenador nacional da CDL Nacional avalia dificuldades inerentes ao ambiente corporativo na região brasileira. “Esbarramos com dificuldades como o grande peso dos impostos sobre o consumo, um dos maiores do mundo; complexidades tributárias, onde há uma enorme gama de regulamentações, impostos e contribuições; e problemas de financiamento do jovem ao buscar abrir o seu primeiro negócio”, informa. 

Para driblar essa realidade, Paganini avalia que a melhora no ambiente de negócios está aliada com a simplificação tributária e a criação de capacitações. Com isso, para ele, é possível tornar o empreendedorismo em uma importante alavanca para o desenvolvimento do país. “Teremos novas gerações de empreendedores que irão liderar empresa onde jovens possam se desenvolver e abrir oportunidades no mercado de trabalho, contribuindo em um ciclo virtuoso”, complementa.

Case de sucesso da CDL Jovem e buscando reforçar a importância do debate acerca da tributação no país, o Dia Livre de Impostos (DLI) conta com a participação da sociedade contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados como saúde, educação, transporte e segurança para a população. 

“Chamamos, através dessa ação, a atenção de lojistas e consumidores. Com a iniciativa, é possível entender o real valor da tributação embutido no consumo, além de também ser uma oportunidade de vendas”, informa Paganini. 

Qual a expectativa da CDL Jovem para os próximos meses?

Estamos com a expectativa de chegarmos a 150 CDLs Jovens espalhadas em todo o Brasil, consolidando a entidade com principal referência do empreendedorismo jovem no Brasil, auxiliando nossos associados no desenvolvimento de lideranças, utilização de tecnologia e inovação em seus negócios.

Por que o espírito de liderança é um tema importante e necessário para a vida profissional de empreendedores? 

Através do fortalecimento do espírito de liderança podemos desenvolver novas ideias, sempre com o foco na inovação, além de estimular o conhecimento de empreendedores, renovação nas empresas, além da inspiração de jovens em busca de oportunidade.

Quais marcas estão associadas a CDL Jovem? 

A CDL Jovem faz parte do Sistema CNDL e do bureau de crédito do SPC Brasil. Atuamos de forma conjunta, sendo a CDL Jovem um pilar no desenvolvimento de novas lideranças e capacitação, além de um centro de novos líderes que irão auxiliar na renovação de lideranças dentro do próprio sistema.