Em Cingapura, uma mostra interativa traz obras diferentes de tudo que já se viu em um museu. Afinal, elas foram criadas sob medida para um público muito especial: gatos e cães
O artista plástico Soh Ee Shaun está acostumado a ter seus trabalhos apreciados por muitos que, talvez, jamais tenham entrado em um museu ou uma galeria de arte – ele já trabalhou em projetos como a decoração das paredes da estação de metrô MRT Bishan, a pintura de um banco externo National Gallery de Cingapura, e uma instalação com restos de construção no aeroporto Jewel Changi.
Para o seu novo projeto, ele não teme que suas obras sejam arranhadas, rasgadas em pedaços e até mesmo molhadas… Porque seu público, agora, serão gatos.
O cingapuriano de 36 anos é um dos 10 artistas que terá instalações na mostra Paw-Sitive: Arte Interativa para Animais de Estimação, que começa amanhã na cidade-Estado do Sudeste Asiático. O trabalho de Shaun é composto por 15 tapetes com carinhas de gato estampadas, que incluem a sua assinatura. Para que os felinos interajam, eles serão montados nas paredes e colocados no chão.
A exposição compreende seis instalações para cães e quatro para gatos, e foi idealizada para ser desfrutada por tutores e seus pets. Esmond Low, diretor-gerente da Silversky de uma distribuidora local de alimentos para animais de estimação, que organizou o evento, disse ao jornal The Strait Times que o objetivo é uni-los ainda mais. “Esperamos que eles venham brincar com as instalações e interajam bastante com seus animais de estimação. O objetivo é promover o bem-estar tanto para os ‘pais’ dos pets, quanto para os cães e gatos”.
Para produzir cada uma das 10 obras, os artistas consultaram veterinários e especialistas em comportamento, que determinaram que tipo de obra seria mais atraente para os pets.
Os especialistas também foram consultados sobre a rota e a sequência que os visitantes devem seguir, para garantir que os animais não fiquem sobrecarregados.
Soh testou sua instalação com seus três gatos em casa e aprendeu que deveria preparar tapetes extras, para substituir os que seriam destruídos pelos “devoradores de arte”. “Quando fizemos os testes iniciais, os gatos realmente foram para cima. Eles adoraram raspar e arranhar as fibras têxteis dos tapetes”, contou.
Outra artista na exposição, Adeline Tan, que fez uma instalação para cães, compara a criação de mostras para animais de estimação como aquelas feitas para crianças:
“Você não tem certeza se eles estão apreciando a arte, mas o importante é que estejam se divertindo”, diz
Veja os bastidores da montagem das instalações:
***************
Agenda pet
Sábado
14h às 16h – Desfile da Primavera, na Petz do SIA. Pets de todas as raças estão convidados a desfilar no tapete vermelho, desde que estejam vestidos/ornamentados com o tema de primavera. Os três primeiros colocados vão ganhar banhos e cestos de produtos.
15h30 às 17h – 1º Desfile Franciscano Pet. Como parte das comemorações do padroeiro, o Santuário São Francisco de Assis, na 915 norte, organiza um desfile pet, com animais vestidos a caráter. Quem não se inscreveu pode, porém, conferir o desfile de “frades” de quatro patas.