Já reparou quantas pessoas se desfazem de animais todos os dias, com as mais variadas desculpas? Antes de levar um pet para casa, é preciso ter consciência da responsabilidade por uma vida, que não merece ser descartada como um objeto indesejado
“A adoção é sempre um ótimo caminho quando se pensa em um pet. Adotar é tudo de bom, mas também é preciso lembrar a importância da consciência da posse responsável”, ressalta Jorge Morais, veterinário e fundador da rede Animal Place. Se você está pensando em levar um melhor amigo para casa, considere que:
1. O tempo médio de vida de um animal é de aproximadamente 12 anos. Essa será uma responsabilidade a longo prazo.
2. O animal, seja cão ou gato, deve ser mantido dentro de casa, evitando, assim, que sofra acidentes ou maus-tratos nas ruas.
3. Seja com ração ou alimentação natural, forneça refeições apropriadas e balanceadas, e mantenha sempre disponível água limpa e fresca.
4. A visita ao veterinário deve ser feita regularmente (pelo menos uma vez por ano) para aplicação de vacinas, vermifugação e check-up. Na velhice, a frequência aos consultórios aumenta.
5. Atenção e carinho são essenciais para o novo membro da família.
6. Identifique o animal com microchip ou placa identificadora. Assim, caso ele se perca, as chances de tê-lo de volta é de quase 100%.
7. Castre-o logo após a adoção. A castração evita gravidez indesejada, brigas por territórios e doenças, inclusive o câncer. Pesquisas indicam que pets castrados vivem mais.