IMG_5567 Foto PMDF/Divulgação

Tamanduá encontrado no Lago é o 480º animal silvestre resgatado este ano

Publicado em Alimentação Pet, animais perdidos, blogueiros, comportamento, concurso pet, entrevista, Eventos Pet, fotografia pet, maus tratos, redes sociais, saúde pet

Por Marianna Nascimento (especial para o Correio)

 

O susto foi grande quando, por volta de 7h da segunda-feira, uma senhora aposentada de 65 anos, moradora do Lago Sul, encontrou o cachorro da família sangrando e com olho ferido. Ele foi atacado por um tamanduá-bandeira, que se infiltrou no jardim e se escondeu no quintal do lote, cheio de plantas de portes diversos. O animal silvestre não é agressivo e deve ter se assustado com a presença do cão, agindo para se defender. Só foi descoberto após uma longa varredura que os moradores fizeram pelo local. “Pensamos em encontrar qualquer coisa: porco-espinho, ouriço, gambás ou mesmo uma capivara, mas nunca um tamanduá-bandeira. Foi uma surpresa muito grande”, diz o dono do imóvel, que preferiu não se identificar.
O Correio acompanhou a trajetória do tamanduá, resgatado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental do DF (BPMA) e encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O espécime deve ser solto no Jardim Botânico na manhã de hoje. Segundo informações preliminares do batalhão, o animal poderia pesar até 60Kg, mas o Ibama não confirmou a informação. Veterinários afirmam que 45Kg seria o máximo esperado.
Esse foi apenas um dos 480 casos de resgate de animais que ocorreram só neste ano. Os números chegaram a 409 no mesmo período de 2015. No total, foram 1.882 casos no ano passado e 2.059 no anterior. Quando os animais aparecem nas casas e são resgatados pela polícia, são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Quando há impedimentos para que retornem ao hábitat (lesões, doenças ou outros cuidados necessários), eles podem ser mandados ao zoológico ou à Universidade de Brasília para tratamento. Em casos comuns, são analisados pelo órgão e soltos novamente nas reservas.
De acordo com Alberto Lopes, tenente do BPMA, mesmo com números tão altos, é incomum recolher tamanduás nas casas, geralmente, cobras e gambás constituem a população de bichos fugitivos. “É inusitado aparecer um tamanduá-bandeira, ainda mais daquele tamanho. Mesmo sendo poucos, dá para dizer que aquele foi um dos maiores que já apreendemos”, diz o tenente. Ainda segundo o oficial, não é possível apontar locais com maior concentração das ocorrências, que se espalham por todo o DF. Na última semana de fevereiro, o Correio contou a história de um tucano foi resgatado no Park Way com o bico fraturado e que receberá uma prótese (ver Memória).

 

 

Espaço reduzido

 

O engenheiro ambiental e coordenador do Cetas, Roberval Costa, que acompanhou os exames e análises feitas com o tamanduá, afirma que o animal não estava ferido, doente, desidratado ou subnutrido quando pulou o muro de cerca de 3m de altura e se escondeu no jardim da casa, ou seja, não foi falta de comida ou água o motivo da fuga. “O maior problema dele é a falta de área para viver. Brasília tem sido um lugar muito difícil nesse sentido, porque o tamanduá precisa de espaço. Há grandes chances de que ele estivesse procurando um ambiente maior quando acabou entrando em área urbana.”
Ainda segundo Roberval, a falta de espaço e a urbanização excessiva são as principais causa das fugas e invasões em área urbana também para outras espécies. “Os animais saem da mata, perturbados pelo barulho. Se o tamanduá, que é calmo, não encontra tranquilidade onde ele está, vai procurar em outros locais.” Apesar disso, segundo o engenheiro ambiental, o bicho não é um risco para a população e o ataque ao cachorro não é parte do padrão de comportamento da espécie (ver Perfil).
A teoria é confirmada, também, pelo diretor executivo do Jardim Botânico,  Jeanitto Gentilli. Localizado em uma estação ambiental de 5 mil hectares, somada à reserva ecológica do IBGE e a fazenda Água Branca, o Jardim Botânico abrange quase 14 mil hectares de área reservada, composta por uma flora tão diversificada quanto a fauna que atrai. “Com câmeras noturnas, nós  identificamos animais do topo da cadeia, como a onça-parda ou sussuarana, e animais em extinção, como o tamanduá-bandeira encontrado no Lago Sul”, explica Jeanitto.

Foto PMDF/Divulgação
Foto PMDF/Divulgação

 

Ele destaca que não é possível estimar a quantidade de tamanduás no parque e salienta que o aparecimento de um animal silvestre em áreas urbanas deve ser entendido como a aproximação gradual da cidade. “O Jardim Botânico está cada vez mais cercado de cidade. Temos que entender que a fauna anda; ela pode ficar cercada, então é evidente que isso aconteça”, explica.
O tamanduá-bandeira é um animal com garras adaptadas para cavar cupinzeiros e formigueiros. Quando adulto, pode chegar a medir dois metros de comprimento e pesar aproximadamente 45kg. Apesar de sua aparência, não costumam ser agressivos. “Os tamanduás geralmente andam sozinhos e são tranquilos, mas, como qualquer outro animal que se sinta coagido, eles tendem a se defender com as garras”, completa.

 

Faltam viaturas

Oficiais do batalhão afirmam que, todos os dias, necessariamente, há ocorrências de animais que invadem áreas urbanas e a corporação é acionada para resgatá-los. No entanto, atualmente apenas uma viatura cobre todo o DF.  “Antes, quatro carros faziam o transporte, mas, agora, três delas estão encostadas. Não há manutenção”, afirma um dos policiais.
Em nota, a Polícia Militar informou que apenas no último fim de semana uma viatura de resgate estava patrulhando e que todas as demais viaturas estavam rodando normalmente. A corporação afirma que, aos finais de semana, a demanda é “significativamente menor” e garante que esta semana a situação já está normalizada e todas as viaturas de resgate estão em circulação.

 

Conheça as características do tamanduá-bandeira:

*Espécie
Myrmecophaga tridactyla

*Dimensões
Pode chegar a pesar 45kg e medir 2m de comprimento

*Hábitat
É uma espécie comum à fauna do cerrado

*Perfil
Animal tranquilo e dócil, de hábitos norturnos

*Hábitos
É um bicho solitário, que não vive em bandos

*Alimentação
Formigas, cupins e insetos em geral

*Perigo
Só ataca outros animais e humanos para se defender

Fonte: Roberval Costa e Jeanitto Gentilli

 

Memória

 

Tucano terá prótese em 3D

Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press.
Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press.

Na última semana de fevereiro, um tucano-toco foi resgatado no jardim de uma casa, na Quadra 15 do Park Way, com uma fratura na parte superior do bico. Na época, o bicho passou por exames para verificar a possibilidade do uso de prótese, mas os veterinários já previam a cicatrização do machucado e a necessidade de ajuda para que a ave se alimentasse. A veterinária que fez parte do resgate, Gabriela Terra, afirma que o bicho está bem, as fraturas cicatrizaram e ele vai, agora, iniciar o processo de confecção da prótese. Ele se alimenta com auxílio de cuidadores, mas a recuperação se deu dentro das expectativas, segundo Gabriela. Em maio, o molde da prótese já deve estar pronto e o novo bico deve começar a ser confeccionado em uma impressora 3D.