IMG_5567 Foto PMDF/Divulgação

Tamanduá encontrado em quintal do lago será solto no Jardim Botânico

Publicado em Alimentação Pet, animais perdidos, blogueiros, comportamento, concurso pet, entrevista, Eventos Pet, fotografia pet, maus tratos, redes sociais, saúde pet, videopet

Por Marianna Nascimento (especial para o Correio), Breno Fortes e Bernardo Bittar

 

O tamanduá-bandeira resgatado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental do DF de uma casa na QI 23 do Lago Sul já está no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Ele foi transferido no começo da tarde desta terça-feira (29/4). Segundo informações do Ibama, o animal tem cerca de 60Kg, passa bem, não tem problemas de saúde, nem está ferido. Apenas levemente estressado. Ele deve ser solto amanhã, no Jardim Botânico, de onde os técnicos do órgão acreditam que ele tenha saído.

O animal foi encontrado pelo casal morador da casa na segunda-feira, por volta das 7h. Eles só desconfiaram da presença após ver que o cão da família — Nestor, o cachorro da raça airedaleterrier, considerado caçador e de grande porte — estava ferido no olho. Depois de uma varredura no quintal, localizaram o tamanduá escondido entre vasos de plantas. Ligaram, então, para o Corpo de Bombeiros. Sem sucesso com o resgate, procuraram o Batalhão de Polícia, que só conseguiu fazer o resgate por volta de meia-noite. A justificativa para a demora foi a falta de viaturas para atender os chamados.

A filha do morador da casa, que é veterinária, chamou a colega Gabriela Terra, também veterinária, mais acostumada a tratar animais silvestres. Mas, no primeiro momento, elas não conseguiram se aproximar do tamanduá. “Estávamos com medo e sem as ferramentas de segurança necessárias. O que tínhamos era um cobertor, luvas de jardinagem e boa vontade”, afirmou Gabriela. Ainda assim, a dupla aplicou doses de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos no animal silvestre. “Pensamos que iríamos encontrar um animal mais jovem pelas fotos que o morador mandou, mas nos deparamos com um grande animal adulto”, completou a veterinária.

Segundo a profissional, “um animal como aquele consegue matar um cachorro facilmente. As garras dele perfuram os pulmões e fraturam as costelas. Existem casos até de pessoas que morreram após serem atacadas por tamanduás-bandeira”. O cão da família permanece internado, mas passa bem.

No final da noite a PM atendeu o chamado e fez o resgate. Assista o vídeo: