Suplementos combatem desgaste articular

Publicado em Sem categoria
Crédito: Rawpixel.com00

Assim como os humanos, os cães estão sujeitos ao desenvolvimento de doenças ósseas, como artrite, artrose e osteoporose, que podem ser hereditárias ou adquiridas com o avanço da idade, resultando em perda da qualidade de vida de forma significativa. A médica-veterinária e gerente de produto de Animais de Companhia da Pearson Saúde Animal, Juliana Novelli, destaca que o estilo de vida é um importante fator de impacto no aparecimento de doenças articulares. “Por exemplo, se um animal pratica pouca atividade física, está com excesso de peso ou recebe alimentação que não atende às suas necessidades nutricionais, ele terá maior tendência a desenvolvê-las. Fisioterapia, acupuntura e até intervenção cirúrgica são as formas mais comuns de tratamento e de garantir bem-estar aos pets”, informa a especialista da Pearson, explicando que a administração de suplementos ganha força nesse segmento e apresenta resultados positivos.

“Um estudo realizado pela Bioinnova investigou a atuação anti-inflamatória do suplemento NutriCore Move contendo o NEM® (membrana da casca do ovo) como auxiliar no tratamento articular em células caninas. A formulação contém componentes imunomoduladores que podem auxiliar a saúde articular de forma natural. Dessa forma, o produto demonstrou-se eficaz nos estudos in vitro, reduzindo a degradação das cartilagens e auxiliando na manutenção das articulações, prevenindo a inflamação do local. É uma nova ferramenta acessível e promissora que teve sua eficácia comprovada no tratamento complementar de doenças ósseas em cães. O NEM® atua na elasticidade e lubrificação das articulações, fundamentais para que o animal recobre a qualidade de vida”, explica Juliana Novelli.

Segundo a veterinária, não há necessidade de prescrição médica, nem há riscos para o melhor amigo. “Pelo fato desses produtos serem suplementos, não existe a necessidade de prescrição médica, são apenas um reforço vitamínico que traz diversos efeitos positivos para o sistema osteoarticular deles. Além disso, a suplementação não possui nenhuma restrição, seja ela de idade ou doença específica. Isso se deve a sua formulação, que é muito diferente da encontrada no mercado de forma mais recorrente, já que em sua fórmula está presente ácido hialurônico, glucosamina, condroitina, lisozima, colágeno tipo 2 e cálcio, uma formulação bem mais completa”, afirma.