O Viscum album, originário da Europa, essa planta é considerada a mais amplamente estudada para o tratamento do câncer em humanos e animais. Em alguns países europeus, medicamentos fabricados a partir dessa planta estão entre os mais prescritos para o tratamento de pacientes com câncer.
Trata-se de uma planta hemiparasita que tem sido usada há séculos para tratar inúmeras doenças humanas. Existe uma variedade de diferentes formas de fabricação dos extratos dessa planta sendo fabricadas e comercializadas, como medicamentos injetáveis. “Atualmente, a medicina veterinária oferece recursos para os tutores cujo animal recebe o diagnóstico de câncer. A terapia Viscum album, consiste em aplicações, por meio de injeções, com intuito de estimular a imunidade e atacar as células do câncer”, afirma a médica veterinária, Ana Catarina Valle, à frente da NaturalPet, em Brasília.
Apesar de ser um medicamento relativamente novo no Brasil, o Viscum album já é utilizado há mais de 100 anos no continente europeu para o tratamento do câncer, pela medicina complementar. Ele tem efeito contra as células tumorais (efeito citotóxico), mas não agride as células naturais do organismo. Segundo Ana Catarina, a substância estimula a imunidade dos animais para melhorar o combate às células tumorais (efeito imunomodulador). Ainda pode ser usado em associação aos tratamentos quimioterápicos convencionais, para melhorar a exercendo uma a tolerância aos medicamentos quimioterápicos, diminuir o desconforto gástrico e diminuir a fadiga, entre outros.
“Tenho diversos resultados fantásticos, desde a cura de determinados tipos de câncer, como melhora na qualidade de vida dos animais oncológicos, principalmente, aqueles em cuidados paliativos”, garante a veterinária.