Proteja o melhor amigo do frio

Publicado em saúde pet

00

Brisa Wolff, mascote da AuAu Petshop, toda "empacotada" neste inverno. Crédito: Danielle Wolff/Divulgação
Brisa Wolff, mascote da AuAu Petshop, toda “empacotada” neste inverno. Crédito: Danielle Wolff/Divulgação

Com as temperaturas de Brasília em queda, não é só a gente que tem de se empacotar. Os cães têm uma proteção natural, mas isso não significa que eles não passam frio. Você sabe como identificar se o seu melhor amigo precisa de um reforço na para ficar quentinho?

Patas, narizes e orelhas merecem atenção e não devem estar gelados, pois dizem muito sobre a saúde dos animais”, ensina a veterinária e especialista da Hercosul Alimentos, Laís Alarça. “Os pets que dormem fora de casa também merecem atenção e não basta apenas uma casinha no pátio, é necessário cuidar para que eles tenham cobertores e roupas secas para ajudar a aquecer nos dias mais frios”, diz.

Além disso, os animais idosos são os que mais sofrem com as baixas temperaturas. O porte e a quantidade de gordura corporal também interferem nesse processo. “A pelagem dos animais ajuda a proteger dos ventos gelados, ou seja, tosas durante o inverno não são indicadas”, acrescenta a veterinária.

Laís Alarça também alerta para o perigo que os gatos correm no inverno, pois se escondem em qualquer local para procurar abrigo e fugir do frio, inclusive os motores dos carros. “Os acidentes desse tipo são sérios e quase sempre são fatais. É aconselhável sempre dar algumas batidas no capô e laterais do carro para que eles saiam antes da pessoa ligar o automóvel”, aconselha.

Outro cuidado importante é com aquecedores, pois o calor pode levar os animais para perto do aparelho e as queimaduras são constantes. “Evitar colocar esses equipamentos no chão e nunca deixar os pets sozinhos com aquecedores ligados garantem a segurança”, completa. Cuidado também com o ar condicionado, pois o equipamento pode ressecar as vias respiratórias dos animais. “Não é necessário parar de usar, mas evite passar a noite toda com ele ligado”, diz.

Atenção para o sistema respiratório dos pets com focinho curto, como Pug e Bulldog. Outras raçams como Chihuahua, Boston Terrier, Yorkishire, Dachshund e Poodle sofrem mais com o frio. “Os cães menores e com pelos rasos costumam sentir mais do que os animais de grande porte e com pelagem longa. O tutor deve ter bom senso para avaliar se o pet está bem aquecido, e qualquer dúvida deve ser sanada com um especialista”, diz a veterinária.

Sobre os passeios com os pets, a especialista explica que podem acontecer normalmente. Porém, eles devem usar roupas que os mantenham protegidos. “Outra dica seria diminuir o tempo das caminhadas, mas não é necessário deixar de fazê-las”, afirma Laís.

“Cachorrinhos de pelo longo podem usar roupinhas para os os momentos de passeio, porém, ao chegar em casa, deve-se retirar a roupinha e escovar bem o pelo, evitando fazer nós. Também é importante trocar regularmente para lavagem, substituindo por outra limpinha”, ensina a empresária Danielle Wolff, da petshop AuAu, do Lago Norte. “Os cães de pelo curto podem usar sem restrições, claro que sempre mantendo a higiene“, diz. “Na caminha ou no cantinho de dormir, é sempre bom ter uma mantinha, uma coberta para que eles se mantenham aquecidos, também fazendo a troca das cobertinhas, mantendo sempre tudo limpinho e confortável”, recomenda.

Apesar de grifes de roupinhas estarem cada vez mais criativas e confortáveis, há quem queira confeccionar os modelitos dos pets. No aplicativo Pinterest, há vários passo a passos para criar um ambiente aquecido e aconchegante para os pets neste iverno. Os DIY, que incluem camas feitas com uma camiseta antiga e roupinhas customizadas, são fáceis de fazer, e os bichinhos vão ficar agradecidos. Veja alguns Pins que são tendências no aplicativo: