HMF_5639 foto: Hélio Montferre/Esp.CB/D.A. Press.

Modelos por um dia, eles ganharam novo lar

Publicado em animais perdidos, blogueiros, comportamento, Eventos Pet, fotografia pet, saúde pet
(da editoria de Cidades do Correio Braziliense) (fotos:  Polyanna Werneck/Divulgação.)

foto: Polyanna Werneck/Divulgação. Quinze cães resgatados viraram modelos por um dia. CBNFOT010220161552

Vítimas de maus tratos, eles vivem em um abrigo e foram escolhidos para participar de um ensaio fotográfico. Na ocasião, tiveram a chance de ser o centro das atenções. Laços, lenços e guias coloridas foram alguns dos adereços utilizados na sessão de fotos. O alvoroço foi tanto que, em algumas das fotografias, os cães pareciam sorrir, como se tivessem a certeza de que encontrariam um novo lar muito em breve. E foi justamente esse o

objetivo deste projeto: fomentar a adoção de animais abandonados e dar uma nova chance a esses anjos de quatro patas.Eles são carentes e cheios de amor para dar. Quando alguém chega no abrigo Flora e Fauna, que fica no Gama, logo começa a onda de latidos incessantes. Em um grande espaço verde, os cães mais extrovertidos saltam, correm e pulam no colo dos visitantes, como se agradecessem a presença de cada um. Mesmo tendo sido maltratados por seres humanos em algum momento da vida, eles não parecem guardar mágoas. Retribuem cada carinho e se mostram ótimos anfitriões.

foto: Polyanna Werneck/Divulgação. E foi justamente essa hospitalidade gratuita que chamou a atenção da CBNFOT010220161549

jovem Polyanna Werneck, 24 anos. Acostumada a conviver com os animais desde pequena, a fotógrafa soube da existência do abrigo por meio da irmã. Mesmo assim, com a correria do dia a dia, nunca conseguia tempo para ajudar e visitar as instalações de local. “Sempre quis conhecer o abrigo, mas nuca pude devido ao trabalho. Quando tirei férias, decidi que seria a hora de fazer alguma coisa diferente”, conta. Daí em diante, ela dividiu com a fundadora do abrigo, Orcileni Arruda de Carvalho, 51, a vontade de colocar em prática o projeto “A La Vogue”. A ideia era produzir alguns dos cães, fotografá-los e divulgar as imagens nas redes sociais. Com as fotos, estaria a descrição das qualidades de cada um dos animais e o convite para a adoção.

“Todos esses animais tem muitas qualidades, cada um tem a sua beleza. Pensando nisso, eu decidi propor o ensaio para ver se adoção saía mais rapidamente”, lembra. E foi justamente isso que aconteceu. Em setembro do ano passado, quinze cachorros foram escolhidos de acordo com algumas características específicas. Foram observados critérios como a idade dos animais e as condições de saúde.  Observados esses quesitos, o ensaio começou a tomar forma. Em apenas uma tarde de fotos, a fotógrafa se surpreendeu com a reação dos animais. “Foi um momento muito gostoso, por que os cachorros são como crianças, imprevisíveis”. Foram cerca de 200 cliques.

foto: Hélio Montferre/Esp.CB/D.A. Press.
foto: Hélio Montferre/Esp.CB/D.A. Press.

A boa notícia é que, desde que o ensaio foi realizado, Jade, Falcon, CBNFOT010220161542

Milena, Priscila e Peteca receberam um novo lar. Quando viviam no abrigo, esses cinco cães dividiam espaço com mais 350 cachorros e 220 gatos. Todos eles vivem no abrigo à espera de reabilitação e adoção. Muitos desses animais chegam machucados, doentes e fracos. Nesse sentido, o abrigo é a única chance de vida que eles têm. “Ver a recuperação de cada animal é muito gratificante. O bem é contagioso e, sem dúvidas, o ensaio deu visibilidade para cada um desses bichos”, considera a fundadora do abrigo.

 

Ajude, adote, se voluntarie

fone: 9842-5461

www.abrigofloraefauna.org.br