Hérnia de disco pode causar paralisia

Publicado em dachshund, saúde pet

Especialista em neurocirurgia explica por que cães baixinhos e compridos têm predisposição à hérnia de disco, um problema que, se não resolvido a tempo, pode causar a paralisia permanente das patinhas

Bolinha está obesa e isso pode impactar a coluna da cachorrinha Crédito: Arquivo Pessoal

Bolinha é uma dachshund de aproximadamente 6 anos, resgatada das ruas há três por Lívia Almeida, moradora de São Joaquim da Barra (SP). A cachorrinha está pesada: 13,5kg, o que vem preocupando a tutora. “Tenho visto muitos casos de cães dessa raça que precisaram operar hérnia de disco. O que causa esse problema?”, questiona. Outra dúvida de Lívia é se a obesidade pode contribuir para o desenvolvimento dessa degeneração do disco que fica entre vértebras.

O blog convidou o ortopedista e neurocirurgião Sandro Stefanes, da clínica especializada Ortotec Vet, de Brasília, para responder a dúvida da leitora. Pesquisador e professor universitário, ele é membro fundador da Associação Brasileira de Ortopedia Veterinária e membro da rede global de cientistas e cirurgiões Aovet.

Stefanes explica que alguns genes associam-se à hérnia de disco, e o dachshund, além de de carregar essas variantes no DNA, tem uma anatomia que predispõe o problema. “O dachs é como uma ponte pênsil, com pilares afastados e o meio mais móvel. Ele tem patinhas muito distantes, e o meio da coluna mais móvel. Essa mobilidade exagerada pode predispor a aceleração da degeneração dos discos intervertebrais. Infelizmente, ele tem uma predisposição genética e anatômica”, explica.

Além disso, o excesso de peso é um elemento a mais para facilitar problemas de coluna. “O cachorro obeso tem uma sobrecarga constante sobre aqueles discos”, explica o médico veterinário. Nesse vídeo, Stefanes explica detalhadamente o que é a hérnia de disco e o que os tutores podem fazer para evitar que seus cãezinhos sofram e até mesmo percam a mobilidade das patinhas.