CBPFOT200420160603 Foto: Marcelo Ferreira

Doenças do tempo frio

Publicado em adoção, Alimentação Pet, animais perdidos, blogueiros, comportamento, concurso pet, entrevista, Eventos Pet, fotografia pet, maus tratos, redes sociais, saúde pet

(da Revista do Correio)(fotos Marcelo Ferreira /@cbfotografia)

 

Com a chegada do inverno, associado à baixa umidade, já é esperada a manifestação das doenças respiratórias. Com os pets não é diferente: a queda da temperatura favorece a proliferação de micro-organismos e a queda da imunidade dos bichos. “O tempo seco resseca as vias aéreas e compromete a proteção natural do nariz, favorecendo a entrada de vírus e bactérias”, explica a veterinária Fabiana Jorge. O tempo seco dificulta também a dispersão de partículas, que permanecem no ar. Além disso, os animais passam mais tempo confinados e as aglomerações facilitam as transmissões de doenças de um bicho para outro.

Uma das doenças comuns nesse período é a cinomose, considerada a segunda maior causa de índice de mortalidade entre os pets, atrás apenas da raiva. É causada por um vírus da família paramixovírus, que gosta do frio. Por isso, nesse período, aumentam os números de casos. Altamente contagiosa, a cinomose é transmitida por fluidos corporais, como vômito e secreções nasais e também pelo ar. Segundo Fabiana Jorge, o vírus da cinomose sobrevive no ar, mesmo que por um tempo mínimo. “O vírus da doença é como se fosse o vírus da gripe em relação ao contato: pega-se em contato direto, por via respiratória.”

A vacina é a forma de prevenção mais eficiente da doença. A primeira dose é dada ao filhote por volta de 6 semanas de vida e, posteriormente, outras duas doses completam o ciclo, que deve ter manutenção anual. Dentre os grupos mais vulneráveis a contrair o vírus, estão cães com imunidade baixa ou com colapso de traqueia — síndrome em que o órgão da passagem de ar é reduzido devido a esforço ou estresse — e cachorros braquicefálicos.

As células preferidas do paramixovírus são as de rápida regeneração e, por isso, alguns dos sintomas iniciais incluem inflamações na pele e nas mucosas, como dermatite e meningite. Segundo Rafael Silva, os sintomas podem ser divididos em quatro grupos: fase cutânea, fase respiratória, fase gastrointestinal e fase neurológica. Por isso, a doença pode provocar tosse intensa, dificuldade respiratória, febre, apatia, vômito, convulsões e falta de coordenação motora.

A mascote da servidora pública Luana de Oliveira teve cinomose e chegou a ganhar 1kg por dia com o início do tratamento e está rumo à cura.“Ele ficou dois dias internado, mas já estava andando e comendo. Está se recuperando”, comemora a irmã dela, Maiara Oliveira, que ajuda a cuidar do animal. Thor foi resgatado após um atropelamento às margens de BR-020. Luana e o marido o levaram veterinário e receberam o diagnóstico: doença do carrapato e anemia.

Maiara de Oliveira com o cão Thor, ele está em tratamento contra a cinomose.
Maiara de Oliveira com o cão Thor, ele está em tratamento contra a cinomose.

O cãozinho foi enviado para um lar temporário em Águas Lindas e seria adotado quando melhorasse, mas durante a estadia surgiram os sintomas da cinomose, entre eles as convulsões. “Acho que ele pode ter pegado no lar temporário, porque havia outros cães diagnosticados com a doença”, imagina. Primeiramente, a doença não foi cogitada, já que ele havia sido vacinado e feito exame para detectar o vírus poucos dias antes. Um dos veterinários por quem Thor passou disse que se tratava de uma desordem neurológica sem cura, causada pelo atropelamento. Até a eutanásia foi sugerida, o que, segundo Rafael Silva, é uma medida que só deve ser tomada conjuntamente pelo médico e pelo tutor em caso de perda drástica de qualidade de vida do animal. Felizmente, logo o diagnóstico correto foi feito. “Meus outros cachorros eram vacinados, mas eu não sabia da gravidade da cinomose”, conta Luana.

O tratamento é longo e a cura incerta, mas existe esperança. Além do antibiótico, podem ser usados remédios para evitar vômito, convulsão e manter a temperatura corporal. Quando já houve perda de mobilidade, é importante que o tutor ajude com fisioterapia e mova o animal para evitar feridas, que surgem após muito tempo com a mesma posição. É possível ainda que, após a cura, ele fiquem sequelas. “Se tiver reabilitação durante a fase neurológica, pode ser que fique com tremor, déficit neurológico, mas no geral há qualidade de vida”, explica o especialista.

Uma possível cura seria com a ribavirina, composto usado para combater o sarampo humano. Como os vírus causadores de ambas as doenças agem de modo parecido, imaginou-se uma simetria também para o tratamento. Em 2008 uma dissertação da Universidade Estadual Paulista analisou a eficácia do composto e, desde então, surgiram outras pesquisas cogitando o uso da ribavirina, mas a questão ainda é controversa. O veterinário conta que circula também pelas redes sociais uma receita que curaria a cinomose, à base de suco de quiabo. Ele lembra que não existe qualquer comprovação ou mesmo evidência de que o quiabo agiria contra a doença.

“O tempo seco resseca as vias aéreas e compromete a proteção natural do nariz, favorecendo a entrada de vírus e bactérias”
Fabiana Jorge, veterinária

Outros males do frio

Traqueobronquite infecciosa
A traqueobronquite infecciosa, na verdade, não é uma doença, mas um conjunto de várias patologias, que podem afetar a laringe, os brônquios e a traqueia. Pode ocorrer a ação de vírus ou bactérias, separada ou concomitantemente. As inflamações mais graves ocorrem com a entrada da bactéria Bordetella bronchiseptica no organismo e a sintomatologia é de uma enfermidade respiratória comum: cansaço, espirros, tosse seca e intensa, que pode provocar até vômitos. Segundo a veterinária Fabiana Jorge, a transmissão pode ocorrer pelo ar, por objetos contaminados ou contato direto com infectados. Apesar de os sintomas melhorarem espontaneamente após alguns dias, não é recomendável dispensar o tratamento veterinário, com antibióticos e broncodilatadores. “Na maioria dos casos clínicos, não se procura um diagnóstico definitivo, mas sim avaliar a gravidade desta doença e a existência de infecções secundárias”, afirma a veterinária. Nesses casos, podem surgir febre e conjuntivite. Para a prevenção, é importante realizar a limpeza do ambiente, isolar animais com suspeita de infecção e mantê-los em locais arejados.

Carrapatos
Os parasitas também aproveitam a época de frio. Com o inverno brasiliense, há queda na umidade e na frequência de chuvas, o que deixa a vegetação seca. Nessas condições, os carrapatos aumentam suas populações consideravelmente. Além da coceira, os insetos trazem consigo micro-organismos causadores de doenças. Uma delas, a Doença de Lyme, acontece a partir da infecção pela bactéria Borrelia burgdorferi e pode demorar anos para se manifestar. O sintoma inicial é uma mancha vermelha no local da picada, seguido por febre e dores intensas. O estágio mais grave atinge o sistema nervoso, podendo resultar em meningite e desordens neurológicas. A recomendação geral para as doenças causadas por carrapatos é que a vegetação seja mantida úmida e em altura reduzida, para evitar a proliferação do parasita, além de inspeções diárias no pelo dos animais.