DSCN391cópia

Documentário mostra ativistas de direitos animais sendo tachados de “terroristas”

Publicado em blogueiros, comportamento, entrevista, Eventos Pet, fotografia pet, saúde pet, videopet

(da ANDA)

Um documentário que foi ao ar na última sexta-feira à noite nos EUA falou sobre o tratamento equivocado e tendencioso que é dado aos ativistas de direitos animais. “Activists or terrorists?” (“Ativistas ou Terroristas”) examina atrocidades legais cometidas contra defensores dos animais e é parte de uma série de documentários chamada “Truth or Power”, que destaca maneiras pelas quais os governos violam os direitos de seus povos. É narrado por Maggie Gyllenhaal, e foi ao ar às 22:00 na Pivot TV, especializada em programação centrada em movimentos sociais. As informações são do Ecorazzi.

“Cada aspecto do trabalho dos ativistas é visto como uma ameaça ao lucro da indústria, e eu acho que as corporações perceberam isso,” diz o ativista e jornalista Will Potter, falando das razões pelas quais o governo americano assumiu uma postura tão agressiva contra os líderes dos direitos animais. Lauren Gazzola, uma ativista condenada por terrorismo, diz aos espectadores: “estávamos vencendo contra corporações extremamente poderosas”. Gazzola foi presa por 40 meses por seu trabalho com um movimento contra a vivissecção.

Não é nenhum segredo que governos, em particular nos Estados Unidos, estão muito envolvidos com os ganhos da agropecuária. Lobistas de indústrias exploradoras são poderosos e extremamente rentáveis, o que os torna uma voz forte contra legisladores que tentam criticar as suas ações cruéis. Por estas razões, “Activists or terrorists?” faz a afirmação de que o rótulo “terrorismo” tem sido usado de modo irresponsável.

Assista a uma prévia do documentário, em inglês: