_MFS0054

De volta ao lar: tamanduá-bandeira resgatado no Lago Sul é solto no Jardim Botânico

Publicado em Alimentação Pet, animais perdidos, blogueiros, comportamento, concurso pet, entrevista, Eventos Pet, fotografia pet, maus tratos, redes sociais, saúde pet, videopet

Texto Marianna Nascimento (especial para o Correio) Fotos e Vídeo: Marcelo Ferreira / @cbfotografia

 

_MFS0113O tamanduá-bandeira resgatado em uma casa do Lago Sul na madrugada de ontem foi solto novamente no Jardim Botânico, de onde acredita-se que tenha saído. O bicho, apreendido pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental do DF, ficou aos cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e voltou ao habitat por volta das 11h desta manhã.

O diretor adjunto do parque, Samuel Guimarães, destaca que o animal não oferece riscos aos visitantes e frequentadores do local. “Esses animais não querem proximidade com o ser humano. Muito pelo contrário, querem se afastar. É um animal calmo, que não ataca ou dá botes”, garante. O tamanduá foi solto em uma área afastada das trilhas, o Morro do Urubu, que, de acordo com Samuel, foi considerado o ideal. É um campo aberto e muito amplo, com vegetação baixa e aberta. “Sempre procuramos o local mais próximo de onde o animal foi encontrado e mais semelhante o possível do habitat dele”, justifica.

_MFS0233

 

Apesar de o Jardim Botânico abranger uma área de cerca de 4 mil hectares, a população de tamanduás-bandeira é reduzida, segundo o gerente de monitoramento e controle Roberto Cavalcanti. “São apenas cinco ou seis indivíduos da espécie”, afirma. “É uma espécie ameaçada  extinção.”

Assista o vídeo: