1,5 mil vagas para castração gratuita

Publicado em castração

Ibram vai oferecer 1,5 mil para castração gratuita de cães e gatos. Inscrições serão feitas hoje, a partir das 10h, pelo site. Exames complementares e anestesia inalatória serão pagos pelo tutor

Veterinários no programa de castração do Ibram. Crédito: Rodrigo Ramthum/Ibram/Divulgação
Veterinários no programa de castração do Ibram. Crédito: Rodrigo Ramthum/Ibram/Divulgação

 

**** ATUALIZAÇÃO EM 16/05: O IBRAM INFORMOU QUE AS VAGAS ACABARAM EM MENOS DE UMA HORA. CONTUDO, QUEM É PROTETOR DE ANIMAIS E, POR ISSO, TEM UM NÚMERO DE CÃES E GATOS ACIMA DE 10 (DEZ) PARA CASTRAR PODE CONSEGUIR ATENDIMENTO, PREENCHENDO UMA PROPOSTA NO SITE DO INSTITUTO, QUE FARÁ A ANÁLISE DO PEDIDO. NO CASO DE APROVAÇÃO, OS ANIMAIS SERÃO CASTRADOS, INDEPENDENTEMENTE DAS 1,5 MIL VAGAS JÁ TEREM ESGOTADO ****

 

A partir das 10h, tutores podem entrar no site do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para cadastrar cães e gatos no Programa de Controle de Populacional de Cães e Gatos. São 1,5 mil vagas para castração gratuita, distribuídas em quatro grupos de regiões administrativas. “O controle populacional é importante para a saúde do animal, por evitar doenças e aumentar sua longevidade”, explica o analista de Atividades do Meio Ambiente do Ibram, o biólogo Almir Picanço de Figueiredo.

A definição das regiões de cada grupo levou em conta o percentual de área verde do lugar e a renda média per capita. Segundo o Ibram, objetivo foi considerar a questão financeira como indicador social relacionado ao aumento do risco de abandono dos bichos. Assim, o grupo 1 representa regiões com alta porcentagem de área verde e baixa renda per capita. Já o grupo 4 diz respeito a baixa porcentagem de área verde e alta renda per capita. Por fim, também se levou em consideração o tamanho da população de cada uma dessas cidades.

Em abril, o Ibram anunciou a retomada das castrações gratuitas, mas só seriam atendidos tutores cadastrados anteriormente no extinto CastraMóvel. Dos 923 animais da lista, 798 foram encaminhados para o agendamento. Os demais casos foram cancelados em razão de morte ou porque o procedimento foi feito em instituições particulares. Até o momento, houve 351 marcações de cirurgia, 239 das quais já feitas.

Regras

—  Cada responsável poderá cadastrar até dez animais para cirurgia. Logo após o procedimento inicial, o instituto visitará a casa dos inscritos para checar a quantidade de cães e gatos no endereço informado. Assim que terminar o cadastramento, os donos receberão um e-mail informando como retirar o termo de encaminhamento para a clínica credenciada.

— Os encaminhamentos se darão por conjuntos, na quantidade e frequência demandada pela clínica. Em cada orientação, será respeitada a proporcionalidade de vagas para cada grupo de regiões administrativas.

— Durante essa etapa, é responsabilidade do tutor entrar em contato com a clínica para agendar a cirurgia. Se, por algum motivo, for preciso remarcar o procedimento, o responsável deverá tratar diretamente com o consultório. Não haverá segunda chance em caso de falta.

— Informações falsas e falta ao procedimento agendado causam o descredenciamento e ainda impedem novo cadastro pelas duas campanhas seguintes

— A anestesia é a injetável. Uma vez necessários exames complementares ou anestesia inalatória, nos casos de raças braquicefálicas — de focinho curto, como os cães boxer, chow chow e pequinês, e o gato persa, entre outros —, os custos devem ser arcados pelos proprietários do animal.

 

 

Distribuição de vagas por grupo de regiões

tabela grupos castração