App faz reconhecimento facial de pets

Publicado em Sem categoria
Crédito: divulgação

Mesmo o mais cuidadoso dos tutores pode passar pelo pesadelo de perder o filho de quatro patas. Basta um pequeno descuido, como um portão aberto, para o cãozinho ou o gato escapulirem. Outra ocasião comum de fugas é quando se soltam fogos de artifício – mesmo sendo proibido, ainda há quem o faça, colocando os pets em risco. Pensando nessas situações, a PUPZ – empresa especializada em produtos pets – criou um aplicativo gratuito de reconhecimento facial, disponível para Android e IOS.

Carlos Fabbro, especialista em tecnologia e idealizador da PUPZ, é tutor da Channel, uma Golden Retriever que foi a musa inspiradora para o desenvolvimento do aplicativo de reconhecimento facial e criação da empresa, especializada em produtos para garantir a segurança dos animais, como coleiras, peitorais e tags para identificação.

“Nós levamos anos para desenvolver esse aplicativo, que, por meio da inteligência artificial, consegue ligar os pontos da face do animal para identificá-lo. Para isso, nós utilizamos três redes neurais convolucionais, uma classe aplicada com sucesso no processamento e análise de imagens digitais, e que é a base para o reconhecimento facial dos pets em nosso sistema”, explica Fabbro.

Quem quiser usar o sistema gratuito de reconhecimento facial da PUPZ precisa baixar o app na loja de aplicativos do respectivo sistema operacional de seu smartphone, sendo que a empresa disponibiliza versões para os mais utilizados atualmente, IOS e Android. Após a instalação, basta seguir com o cadastro na plataforma do tutor e do pet, e utilizar a câmera do próprio celular para fazer o reconhecimento facial do animal, que ficará arquivado na plataforma.