Quando o urbanista Lucio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer colocaram, no papel, o sonho de Juscelino Kubitschek, não poderiam imaginar que, 57 anos depois, a cidade abrigaria tantos cachorros e gatos. Segundo o IBGE, existem 325 mil pets no Distrito Federal. Eles estão presentes em nada menos que 42% dos lares da cidade. Nada mais justo, portanto, que ocupem os amplos e arborizados espaços da capital.
Perguntamos aos leitores onde gostam de passear com seus pets. Veja as respostas:
Capricha na pose e poste no Instagram
O golden Chico Bento fará uma “viagem” para brincar no ParCão
O labrador Vitão ama passear pelos condomínios do Grande Colorado, em Sobradinho. “Todos já conhecem o Vitão”, conta a tutora, Gerlânia Moraes
Chico e Brisa são fãs de esportes aquáticos. “No lago, eles adoram aproveitar o fim de semana andando de jet ski”, revela a tutora, Daniele Wolff
Luna não dispensa um passeio de caique: “Além de ser um passeio que ela pode curtir junto com a gente, ela se refrescou e pode relaxar ,e observar tudo à sua volta, coisas que ela ama, num passeio só”, diz a tutora, Kamila Hipólito
Kadynho curtindo o evento Picnik, na Praça dos Cristais: “Adoro o evento e sempre levamos ele”, conta Nayany Priscilla Ramos
Thor também é adepto de passeios aquáticos: “Eu gosto de leva-lo na ponte JK para andar de caiaque, por que além de ser um local que super aceita eles, dá pra ele se refresca”, diz Raniérica Assunção
Luke Skywalker é fã do Parque das Garças: “Ele ama porque pode correr com os aumigos, brincar na água e a parte preferida: rolar na areia e ficar imundo!”, revela Adriana Fortes.
A golden Berenice também é fã do Parque das Garças: “Como todo golden, ela ama nadar e dá pra ver a alegria nos olhinhos dela. É muito gratificante”, diz Deborah Rosa.
Charlotte e Cindy passeiam no Pontão: “o é muito legal, pois a aceitação com os pets é ótima, tem muito espaço pra passear, além delas fazerem muito sucesso com as crianças, que adoram passar a mão e tirarem foto”, diz Renata Rezende.
O chiuaua Bidu todo feliz, no CCBB: “O gramado é enorme, ele adora”, conta a tutora, Maria Fernanda Alonso
Cloé no Parque das Garças: “Lá ela tem liberdade pra brincar e se divertir na água, coisa que ela adora fazer”, diz Thayná Barbosa Dias Pereira.
Mel divando no Parque da Cidade: “Adoro levar a Mel ao Parque da Cidade, lá ela pode correr e se divertir bastante”, diz Wanessa Bougleux.
Veja o que fazer no feriado
Sexta-feira
Horta comunitária – A Associação Brasileira de Agricultura Familiar convida para a 1ª Plantarte, evento que vai levar mudas de frutas, hortaliças e verduras orgânicas a Águas Claras. Os pets estão incluídos na programação. Haverá adestradores no local, com reforço positivo. Ai ser na Praça Colibri, entre as ruas 30 e 31 sul. Das 9h às 12h.
Picnik: Os cinco anos do Picnik serão comemorados no estacionamento 4 do Parque da Cidade (perto do Gibão), com diversas atividades. Não há programação específica para os pets, mas há espaço verde de sobra para aproveitar a festa com os AUmigos. Das 13h às 22h
Sábado
Bazar da ONG Atevi, de proteção a cães e gatos, debaixo do bloco C da SQN 405 (parte próxima à L2). A partir das 10h.
Feirinha de adoção do Abrigo Fauna e Flora: das 11h às 16h, na comercial da 108 sul. O abrigo precisa de jornais velhos, em qualquer quantidade.
Ferinha de adoção independente: a partir das 10h na 306 sul, atrás da petshop Bicho Chique
Domingo
10º Encontro do Palácio dos Shitszu na Praça dos Cristais (Setor Militar Urbano). A partir de 9h30. Levar um lanche e uma bebida.