Pets livres de acidentes domésticos

Publicado em saúde pet

Tutores precisam cuidar dos mínimos detalhes para evitar que os melhores amigos se envolvam em acidentes domésticos. Até objetos inofensivos podem ser um perigo e ameaçar a vida dos bichinhos

Kadynho foi parar no hospital por causa de um produto de limpeza
Kadynho foi parar no hospital por causa de um produto de limpeza: ao menor descuido, pets podem se envolver em acidentes domésticos

Algumas gotas de um produto de limpeza custaram ao lhasa apso Kadynho uma noite inteira no hospital, com direito a lavagem intestinal e à tosa da patinha. Curioso quando filhote, o cãozinho gostava de fuçar tudo que aparecesse na frente. Quando a embalagem do limpa cerâmica foi ao chão, ele pisou e lambeu. Não demorou para a dentista Nayany Priscilla Feitosa Ramos, 24 anos, perceber que o melhor amigo estava encrencado. “Ele queimou as patinhas na hora, porque aquilo é ácido”, conta.

Já passava da meia noite, Nayany estava sozinha em casa, e sem carro. Os táxis se recusavam a transportar Kadynho. “Eu fiquei desesperada. A língua dele estava muito vermelha e ele estava bastante ofegante. Foi desesperador”, recorda. Finalmente, quando conseguiu chegar ao hospital, o cachorrinho teve de fazer lavagem intestinal e ficar no soro. O médico raspou o pelo da patinha machucada e aplicou um medicamento. No início da noite seguinte, o lhasa recebeu alta. Além do susto, Nayany teve um belo prejuízo: como o atendimento emergencial foi na madrugada, a consulta e a internação saíram bem caras. Mas o importante foi que Kadynho, hoje com 3 anos, se recuperou, sem sequelas.

“Quando a gente recebe um filhote em casa, tem que pensar que está recebendo uma criança. Tudo que é pequeno, algo que é perigoso, tem que tirar do alcance dele”, alerta a veterinária Giulliana Tessari, coordenadora do Adote Petz, programa de adoção da rede de pet shop. Por isso, é importante manter os ambientes seguros da casa ou do apartamento, além do carro, para evitar acidentes. “Bibelôs, produtos de limpeza e plantas venenosas têm de ser tirados do acesso ao pet. O importante é dar segurança e o maior conforto aos bichinhos.”

Confira as dicas da veterinária para garantir a segurança do melhor amigo:

1. Telas de proteção – Para quem mora em apartamento, elas são imprescindíveis tanto para os felinos como para os cães, que também gostam de ficar olhando pela janela. Por exemplo, uma brincadeira para pegar a bolinha perto da janela ou um pulo para alcançar um pássaro podem ser perigosos.

2. Fios de aparelhos eletrônicos ou de extensões – Além de choques com descargas elétricas por mordidas ou esbarrões, pode ocorrer enforcamento, principalmente em gatos que adoram se enrolar. É importante sempre verificar se há fios desencapados. O ideal é agrupar os fios em serpentinas e fazer com que essa fiação fique longe do alcance dos animais.

3. Cozinha – Queimaduras por contato com panelas, líquidos quentes e forno aceso são os maiores riscos. As facas e objetos pontudos devem ser guardados nos armários fechados para evitar cortes indesejáveis. Cuidado também com os alimentos que caem no chão, pois podem fazer mal aos pets.

4. Área de serviço – Os produtos de limpeza nunca devem ser deixados no chão, pois os cães e gatos costumam ser curiosos e poderão se intoxicar. Coloque sempre em prateleiras ou armários fechados no alto. A lata de lixo, além de ter resto de alimento,  pode conter objetos cortantes e tóxicos, também deve ser bem fechada para evitar o acesso dos bichinhos.

5. Objetos que caem no chão – Muitos viram alvo de brincadeira. Por isso, atenção com os itens perigosos como brincos, anéis, chaves, canetas, lápis, moedas, agulhas, sacos plásticos e bolas de pingue-pongue, que podem ser engolidos e provocar sequelas e até a morte do pet.

6. Sala e quarto – Como os gatos adoram caminhar por prateleiras e móveis altos, é preciso ter atenção aos objetos e enfeites que quebram facilmente. Dependendo do material, como o vidro, pode causar cortes na pele do bichano.

7. Banheiro – Não esqueça de fechar bem as embalagens dos medicamentos e de guardá-los em armários no alto. Além disso, giletes e tesouras devem ser guardadas em gavetas, pois podem ser manipuladas ou até engolidas capelos animais.

8. Área externa – Toda atenção com os portões com dispositivo elétrico ou lanças pontudas. Manter sempre as portas e portões bem fechados para evitar escapadas. Cuidado também com as espécies de plantas no jardim que são tóxicas para os pets, como antúrio, comigo-ninguém-pode etc.

9. Piscina – Para evitar afogamento, colocar proteção ou ensinar o cãozinho a usar a escada para sair da água. Caso prefira, mantenha sempre o pet sob supervisão ou preso para que ele não caia na água.

10. Carro – Usar sempre cinto de segurança especial para os cães ou caixa de transporte para evitar que eles pulem com o veículo em movimento. Os gatos devem permanecer nas bolsas ou caixas de transporte durante o trajeto, é mais seguro para eles e para os donos.