Senadores aprovam fim de testes com animais para produção de cosméticos

Publicado em leis

Projeto segue para mais uma comissão antes de ser apreciado no Plenário

Randolfe Rodrigues (D): "Obrigação moral". Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado
Randolfe Rodrigues (D): “Obrigação moral”. Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Ciência,  Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal aprovou a proibição ao uso de animais em testes para produção de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. A proposta (PLC 70/2014), do deputado Ricardo Izar (PSD-SP),  segue agora para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e, depois,  para deliberação final pelo Plenário do Senado.

O projeto também incentiva técnicas alternativas para avaliar a segurança das formulações, conforme emendas apresentadas pelo relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). De acordo com o texto aprovado, os testes em animais poderão ser admitidos pela autoridade sanitária em situações excepcionais, quando houver “graves preocupações em relação à segurança de um ingrediente cosmético” e somente após consulta à sociedade.

Questionado pelo senador Pedro Chaves (PSC-MS), Randolfe Rodrigues explicou que a regra de excepcionalidade segue uma cláusula existente em regulamento europeu. “Abrimos essa situação para casos excepcionalíssimos, de extrema calamidade pública, de gravíssimo risco sanitário, que esteja em risco a saúde da população e que seja necessário retomar esse tipo de teste. Trouxemos cláusula já existente na legislação mundial, notadamente na legislação europeia”, disse.

O relator propôs um prazo de três anos para que as empresas possam se adaptar.

“Enfatizamos que todos os testes que envolvam animais têm o potencial de causar tanto sofrimento físico quanto psicológico, criando uma obrigação moral de eliminar o seu uso indiscriminado”, defendeu o relator. Lembrando que o Brasil é o terceiro mercado mundial de cosméticos, o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que a aprovação do projeto é importante para os negócios setor. “Imaginem uma notícia de que os produtos cosméticos brasileiros estão sendo fabricados a partir de maus tratos a animais. Isso inviabilizaria o mercado”, declarou

(Com informações da Agência Senado)