Entrevista com Luisa Mell

Publicado em entrevista, Eventos Pet

A ativista da causa animal participa de um talk show neste sábado, no Brasília Shopping

Crédito: Divulgação. A ativista Luisa Mell é atração principal do evento
Crédito: Divulgação.   A ativista Luisa Mell é atração principal do evento

Há mais de uma década, Luisa Mell, 34 anos, é uma referência na causa animal. Com mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, a ex-apresentadora de TV se orgulha de conquistas como a proibição de animais em circos, o aumento no número de adoções e as diversas campanhas de conscientização. Agora, grávida do segundo filho, ela conseguiu mobilizar gestantes de São Paulo para acabar com o mito de que gravidez e pets não combinam.

 

No sábado, Luísa estará no Brasília Shopping, onde participa de um talk show, durante o evento Eu Amo Meu Cão. “Vamos conversar sobre alimentação saudável, proteção animal e o dia-a-dia com os cães”, contaNa primeira edição, o shopping trouxe o especialista em comportamento Alexandre Rossi e a espevitada Estopinha. Agora, é a vez de Luisa Mell  falar sobre os direitos dos animais à plateia.

 

A ativista conversou com o blog e garantiu que, em breve, o país poderá comemorar uma conquista: a sanção da lei que torna a castração uma política pública.

 

Você recebe muitos pedidos de ajuda para resgates e adoção, todos os dias. Como lida com o fato de ser impossível ajudar a todos?

Recebo centenas de pedidos de resgates todos os dias. É impossível resgatar todos os animais, então nós trabalhamos com os que estão precisando mais, os que estão doentes, feridos, mutilados, e os filhotes, que têm pouca chance de sobrevivência nas ruas.

 

Como você escolhe os temas das suas campanhas? O fato de estar gestante inspirou o “Grávidas contra o abandono”?

Os temas têm muito a ver com a minha vida e as coisas que vou observando na sociedade. Quando eu engravidei, eu descobri que uma das maiores taxas de abandono de animal doméstico era quando a mulher engravidava, por preconceito, ignorância. Então, resolvi fazer essa campanha para modificar essa realidade.

 

Do ponto de vista de políticas públicas, quais deveriam ser as prioridades dos governantes, para garantir o bem-estar animal?

Nós estamos a um passo de ter uma revolução. Falta só o presidente Michel Temer sancionar a lei que prevê a castração como política pública. A gente já conseguiu passar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Acho que isso é um grande avanço. Também estamos com um projeto que está para ser sancionado pelo presidente, que fala sobre o fim do sacrifício de animais sadios nos controles de zoonoses, e batalhamos muito para acabar com carroças e charretes de tração animal.

 

De todas as suas conquistas com o envolvimento na causa animal, quais as que mais te dão orgulho?

Tenho muito orgulho de ter praticamente extinguido o circo com animais no país. Eu não consegui uma lei federal, mas consegui em várias cidades, além da conscientização das pessoas. Acho que meu trabalho também é um dos grandes responsáveis pelo aumento do número de adoções, que cresceu muito nos últimos anos, desde que eu comecei a fazer esse trabalho. Cada vida que eu salvo eu considero uma conquista. Cada vida salva vale todo o esforço.

 

SERVIÇO

O talk show com Luisa Mell acontece às 16h. Para garantir lugar, é bom chegar cedo: as senhas começam a ser distribuídas às 11h de sábado. A reserva dos lugares estará garantida até as 14h10. O Eu amo meu cão terá muitas outras atividades, como desfile, RG Pet e palestras com especialistas. Veja a programação:

 

Entre 14h e 18h – Atrações nos estandes: salão de beleza canino, estúdio fotográfico, desfiles com a Oh Dog, adoção de animais com o projeto São Francisco, oficinas e pintura de rosto para a criançada, RG PET e brincadeiras no jardim

14h – Abertura do evento com a DJ Libertina

14h15 – Desfiles Oh Dog! com os cachorros do projeto São Francisco. Após o desfile, alguns cachorros estarão disponíveis para adoção

14h45 – Palestra com Fernando Toniol –  Como escolher um filhote?

15h15 – Palestra com a médica veterinária Fernanda Ramos – Manejo e cuidado para evitar acidentes e problemas futuros

Das 16h às 18h – Bate-papo com Luísa Mell

 

Local: área externa – entrada W3

Leia mais sobre o evento na Agenda Pet de amanhã