Zé Roberto aposta na renovação em convocação para Jogos Olímpicos de Tóquio

Publicado em Vôlei

Um dia após a conquista da medalha de prata na Liga das Nações, o técnico José Roberto Guimarães divulgou a lista das 12 jogadoras convocadas para os Jogos de Tóquio, que começam em 23 de julho de 2021. Destaque para a convocação da ponteira Ana Cristina, de apenas 17 anos. A atleta do Sesc Rj/Flamengo também atua como oposta e é a principal revelação recente do vôlei brasileiro. Zé Roberto apostou na renovação.

Também optou por levar Roberta como segunda levantadora para Tóquio, em vez da experiente campeã olímpica Dani Lins, que foi o nome de confiança do treinador nas duas últimas edições olímpicas (Londres-2012 e Rio-2016). Outro nome nesta linha de rejuvenescimento da equipe brasileira é o de Rosamaria. A jogadora que foi eleita a melhor oposta do Mundial Sub-23 na conquista do Brasil em 2015 acabou não correspondendo tão rápido à expectativa que criou-se sobre ela.

Agora, aos 27 anos, Rosa vive uma das melhores fases da carreira no vôlei italiano e convenceu Zé Roberto na nova oportunidade que recebeu na Liga das Nações. Foi um dos destaques da vitória do Brasil sobre a Itália, por exemplo. A jogadora, que normalmente atua como oposta pelo clube, também joga como ponteira. Versatilidade crucial para entrar no seleto grupo olímpico. Tanto que foi na dupla função que ela foi convocada na manhã deste sábado (26.06),

Revelação do vôlei brasileiro, a ponteira Ana Cristina estreará em Olimpíadas aos 17 anos | Fivb/Divulgação

Macris também é marca dessa nova geração da Seleção feminina de vôlei. Apesar de ter chegado como nome certo do Brasil ao ano olímpico, mesmo antes do adiamento dos Jogos de 2020 para 2021, a levantadora de 32 anos do Minas se consolidou neste último ciclo olímpico. A primeira participação dela com a Seleção Brasileira foi na conquista da prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, pouco antes de ser apresentada pelo Brasília Vôlei na disputa da Superliga.

A seleção comandada por Zé Roberto retorna da Itália neste sábado, um dia após o término da Liga das Nações. A equipe foi superada pelos Estados Unidos na final, por 3 sets a 1 (26/28, 25/23, 25/23 e 25/21), terminando a competição com 14 vitórias e três derrotas (duas vezes para os EUA e uma para a China). As atletas que disputarão os Jogos Olímpicos se reapresentam na Seleção na próxima quarta-feira (30/6), em São Paulo.

As 12 convocadas por Zé Roberto para Olimpíadas de Tóquio

Levantadoras: Macris e Roberta;

Oposta: Tandara;

Oposta/ponteira: Rosamaria;

Ponteiras: Natália, Fernanda Garay, Gabi e Ana Cristina;

Centrais: Carol Gattaz, Carol e Bia;

Líbero: Camila Brait.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*