Victória Albuquerque, atacante do Corinthians, foi destaque da campanha vitoriosa do Timão em 2019
49096114756_a6c47f28f2_c Bruno Teixeira/Agência Corinthians Atacante corinthiana abre os braços e esboça um choro de alegria na comemoração do gol que marcou na final do Campeonato Paulista 2019, cobre o São Paulo

De Brasília para brilhar no Corinthians: Victória Albuquerque fala de temporada “bombástica”

Publicado em Futebol

Victória Albuquerque já era tida como uma jóia do Minas Ices, de Brasília. A atacante ajudou o time a vencer o Campeonato Brasileiro A2 em 2018 e, portanto, a colocar pela primeira vez uma equipe brasiliense na primeira divisão do futebol feminino. No ano seguinte, chegou ao Corinthians com 20 anos e o objetivo de conquistar o espaço dela. Mas conquistou muito mais.

Se tornou titular e foi vice-campeã brasileira, campeã da Copa Libertadores da América e fechou a temporada com três troféus individuais na conquista do Campeonato Paulista – além de artilheira, com 11 golos, foi eleita melhor atacante e a craque da competição. Para fechar o ano, foi convocada pela terceira vez por Pia Sundhage para a Seleção Brasileira nessa quarta-feira (27/11). “Descrevo minha temporada como uma bomba do bem, muito eletrizante.”

Na entrevista exclusiva ao Elas no Ataque, Victória Albuquerque ainda fala sobre o sonho de “rodar o mundo inteiro para ter todos os tipos de experiência que o futebol feminino pode dar“, sobre as propostas de clubes brasileiros e europeus para o ano que vem e se mostra uma nova e poderosa voz na luta pela igualdade de gênero no esporte. Foi firme com as palavras no discurso após ganhar três troféus no Paulista e não minimizou as críticas à organização da Libertadores feminina, que manteve a competição em Quito, no Equador, em meio a muitos protestos políticos.

Leia a entrevista com Victória Albuquerque na íntegra: 

Qual a sensação de fechar o ano com o título Paulista e ainda com os troféus de artilheira, melhor atacante e craque da competição?

A sensação é de muita gratidão. Sou muito feliz por conseguir ajudar o Corinthians da forma que foi. Individualmente e coletivamente, principalmente, e a palavra que define tudo é gratidão.

Estrela revelação do Corinthians em 2019, Victória Albuquerque é craque do Paulista e promessa na Seleção Brasileira de Pia Sundhage
Victória Albuquerque abocanhou três troféus no Paulista e ainda discursou por igualdade no futebol | Bruno Teixeira/Corinthians

Qual foi a emoção de abrir o placar na final do Paulista contra o São Paulo,  em Itaquera,  diante de 28.862 pessoas, recorde de público para um jogo entre clubes feminino no Brasil?

A sensação foi de explosão de sentimentos. Não consigo descrever exatamente o que eu senti na hora, mas foi uma alegria, com euforia, com vontade de chorar. Ter feito o primeiro gol assim para dar uma sacudida no estádio foi surreal.

No discurso, você falou de igualdade de gênero. Qual a importância de cada vez mais atletas falarem sobre isso?

A importância é gigantesca. O posicionamento que nós, atletas, devemos tomar em relação ao que lutamos é importante, pois quanto mais as pessoas souberem, quanto mais expormos isso, mais retorno teremos. Sou sempre a favor de lutarmos pelo que merecemos ter.

Outro título marcante foi o da Libertadores. Como foi disputar sua primeira competição internacional com o Corinthians?

Eu disputei a Libertadores no ano passado pelo Audax emprestada, mas pelo Corinthians foi a primeira. Então, para mim e para o currículo de todo atleta, é muito importante. Não só disputar uma Libertadores, mas ser campeão é um estímulo de valorização para o atleta, marca a carreira e é muito importante que consigamos ter isso. Foi muito incrível desde o início. Foi bem difícil e bem conturbado pela situação do país, mas no final foi muito gratificante. 

Corinthians foi campeão da Copa Libertadores da América feminina 2019 | Bruno Teixeira/Corinthians

Você falou da busca por igualdade dentro do futebol. Como avalia a Conmebol ter mantido a Libertadores em Quito, no Equador, em meio aos protestos no país? A final da Libertadores masculina que seria no Chile mudou de sede, por exemplo…

Para nós que estávamos lá, em relação ao povo, fomos muito bem acolhidas e muito bem recebidas. Porém em termos de estrutura eu não concordo que a competição deveria acontecer lá, porque fomos prejudicadas em termos da parte física, de descanso, de alimentação, por conta de não ter acesso a todas as coisas, de não poder sair do hotel e tudo mais. Eu vi um pouco de desigualdade nessa questão e espero que não aconteça de novo.

Como descreve a sua temporada em 2019?

Como uma bomba do bem. Foi muito eletrizante, mas eu tinha as pessoas certas do meu lado, eu tive um preparo tanto mental quanto físico para suportar todas as coisas que aconteceram de bem e de mal também. Além de tudo, teve o meu trabalho e o meu esforço, que foi muito bem recompensado no fim, espero continuar dando muitos frutos bons.

O que você esperava quando chegou ao Corinthians para seu primeiro ano na elite do futebol?

Esperava conquistar um espaço, que talvez não tenha sido um sonho tão grande assim. Por isso que eu fico um pouco surpresa com tudo o que aconteceu, porque o time do Corinthians tinha uma qualidade absurda, e ainda tem. Quando eu cheguei eu queria um espaço, que talvez seja algo pequeno para o que eu tenho hoje. Então foi bem surpreendente.

Como foi a sua adaptação no Corinthians e a experiência de morar fora de Brasília pela primeira vez aos 20 anos?

Eu me adaptei bem rápido não só ao Corinthians, como a São Paulo inteira. Eu fui muito bem acolhida pelas pessoas, pelas atletas, pelos funcionários do clube, pela comissão técnica. Não tive muita dificuldade de me adaptar, pelo contrário, eu tive incentivos e pessoas de bem comigo. Eu amo o Corinthians e amo morar em São Paulo também.

É comum ver Victória Albuquerque aos risos na companhia das colegas de time | Bruno Teixeira/Corinthians

Como foi o trabalho até conquistar a vaga de titular no Corinthians?

O trabalho foi muito árduo, intenso. Houve algumas baixas no time e criaram muita expectativa em mim e eu consegui suprir essas expectativas, consegui responder à altura dessas baixas que tivemos no time e a confiança e fidelidade que as pessoas, os treinadores, a Cris, que é diretora do clube, tiveram comigo foi muito bom. Espero continuar dando muitas alegrias ao Corinthians.


Quais os principais aprendizados e dificuldades de 2019 para você?

O maior aprendizado é que nada supera o trabalho. Nós trabalhamos muito neste ano. Tivemos foco total na temporada e sabíamos que seria muito difícil, que éramos o time a ser batido. Então precisávamos estar preparadas para todo o tipo de situação e passamos por muitas coisas. O trabalho e dedicação foram essenciais para tudo dar certo e ser como foi. 


Como estão os planos para o ano que vem? Segue no Corinthians? Já recebeu propostas de outros clubes?

Eu não sei da minha continuidade no Corinthians. As conversas sobre renovações ainda não começaram. Tenho várias propostas no Brasil, outras na Europa… São muito boas, mas precisam ser analisadas e não só questão de valores, mas também de estrutura, de liga, de treinadores. Vou escolher uma coisa que ache que seja bom para minha carreira não só futuramente, mas para o meu momento atual também.

Vic Albuquerque foi convocada para a Seleção Brasileira adulta por três vezes em 2019 | Daniela Porcelli/CBF

Sonha em jogar fora do Brasil? Qual seria o melhor momento para isso?

Sonho sim em jogar fora do país, acho que os momentos são muito aleatórios. Não tem uma idade ou tempo certo, vai muito da vontade e do momento que o atleta vive. Depende também das propostas, se vale a pena ou não, se vai ser feliz, se vai jogar. É muito complexo, mas tenho o sonho, sim, de talvez rodar até o mundo inteiro para ter todos os tipos de experiência que o futebol feminino pode me dar. 


Como vê a perspectiva na Seleção Brasileira? Dá para sonhar com as próximas Olimpíadas?

Tenho boas expectativas na Seleção. Sei que sou bem nova e tenho um espaço muito grande ainda para conquistar. Com certeza eu tenho sonhos muito grandes com isso, Olimpíadas e Mundial fazem parte deles. Mas estou disponível para que eu consiga agarrar as oportunidades quando eu for solicitada. Com certeza é um sonho muito grande ir para as Olimpíadas e, se for para ser, vai ser.

 

> Siga o Elas no Ataque no Instagram: @elasnoataque.cb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*