Jill Ellis é favorita a ganhar The Best técnica da Fifa em 2019, ano em que conquistou o bicampeonato mundial com os Estados Unidos na Copa da França
Jill Ellis Chateada Jill Ellis | Philippe Desmazes/AFP A técnica Jill Ellis no comando da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos

Mulheres seguem como minoria no Top 10 da Fifa dos técnicos de futebol feminino

Publicado em Futebol

A lista dos melhores da temporada anunciada pela Fifa nesta semana e conta, mais uma vez,  com maioria de homens até na categoria que indica os 10 técnicos mais bem cotados do futebol feminino. Em nove anos do prêmio dedicado aos treinadores, ele nunca teve maioria de mulheres — chegou no máximo a ter 50% em 2013, 2014 e 2016. Neste ano, foram quatro mulheres indicadas: Jill Ellis, bicampeã mundial com os Estados Unidos; Sarina Wiegman, vice com a Holanda, Milena Bertolini, da Itália; e Antonia Is, da Espanha sub-17.

Dos 10 técnicos que concorrem ao melhor do ano pela Fifa, cinco convenceram os jurados pelo desempenho na Copa do Mundo da França. Jill Ellis, agora ex-comandante da seleção norte-americana, é a favorita a ganhar o troféu pela segunda vez na carreira. Ela fez história ao conquistar o segundo título mundial seguido dos Estados Unidos na França e, de quebra, se tornar a única treinadora bicampeã da Copa feminina. 

Na lista da Fifa, porém, não aparece Corinne Diacre, treinadora da seleção da França. O país anfitrião da Copa em 2019 se classificou para a fase mata-mata em primeiro do grupo A; depois eliminou o Brasil por 2 x 1 nas oitavas de final e foi eliminado pelos Estados Unidos, que viriam a ganhar o torneio, em um jogo que terminou 2 x 1. Cinco das oito seleções que chegaram às quartas de final, por sinal, eram comandadas por mulheres. Delas, além da Corinne, a Martina Voss-Tecklenburg, técnica da Alemanha, também não ficou entre os 10 indicados para a premiação.


Além das seleções

A lista também conta com profissionais que trabalham com as categorias de bases. Antonia Is foi campeã mundial e europeia sub-17 com a equipe da Espanha e Futoshi Ikeda foi campeão mundial sub-20 com o Japão. Outros três comandam clubes femininos. Atual melhor técnico do mundo, Renald Pedros não poderia ficar fora da lista. À frente do Lyon, o melhor time feminino da atualidade, o francês levou o clube ao bicampeonato da Liga dos Campeões e conquistou a Liga Francesa.

Completam a lista da Fifa, o australiano Joe Montemurro, que foi campeão da liga inglesa com Arsenal, além do também inglês Paul Riley, que venceu a liga dos Estados Unidos com o North Carolina Courage. Os nomes foram indicados por um grupo de especialistas do futebol feminino formado por ex-jogadoras e técnicas.


Formato da votação da Fifa

A partir de agora, o júri levará em consideração a opinião de jornalistas, técnicos e capitães das seleções nacionais, além do resultado da votação do público pelo site da Fifa. Todos votam nos três preferidos em ordem. O primeiro recebe cinco pontos, o segundo ganha três, e o terceiro soma um. A votação acaba em 19 de agosto e o resultado para o anúncio dos três finalistas ainda não tem data. O que já está confirmado é a divulgação do vencedor em 23 de setembro, em Milão. 

 

Os 10 técnicos indicados ao The Best da Fifa em 2019

  • Jill Ellis (EUA) – seleção dos Estados Unidos (campeã da Copa do Mundo)
  • Sarina Wiegman (HOL) – seleção da Holanda (vice-campeã da Copa)
  • Milena Bertolini (ITA) – seleção da Itália (chegou às quartas de final da Copa)
  • Antonia Is (ESP) – seleção sub-17 da Espanha (campeão do Mundial e da Europa sub-17)
  • Phil Neville (ING) – seleção da Inglaterra (4º lugar na Copa do Mundo)
  • Peter Gerhardsson (SUE) – seleção da Suécia (3º lugar na Copa do Mundo)
  • Futoshi Ikeda (JAP) – seleção sub-20 do Japão (campeão do Mundial sub-20)
  • Renald Pedros (FRA) – Lyon (campeão da Liga dos Campeões e da Liga Francesa)
  • Joe Montemurro (AUS) – Arsenal (campeão da liga inglesa)
  • Paul Riley (ING) – North Carolina Courage (campeão da liga dos Estados Unidos)


Os 10 finalistas a melhor técnico do feminino 
por gênero

2019: 4 mulheres e 6 homens

2018: 4 mulheres e 6 homens

2017: 3 mulheres e 7 homens

2016: 5 mulheres e 5 homens

2015: 2 mulheres e 8 homens

2014: 5 mulheres e 5 homens

2013: 5 mulheres e 5 homens

2012: 4 mulheres e 6 homens

2011: 3 mulheres e 7 homens

2010: 5 mulheres e 5 homens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*