De Brasília, Minas Icesp garantiu a permanência na Série A1 do Brasileiro feminino
MinasBlog1 Crédito: David Pena/Minas Icesp. Minas Icesp, time brasiliense feminino de futebol, que disputa o Campeonato Brasileiro 2019

Classificados, rebaixados e sobreviventes: fique por dentro do Brasileiro Feminino após a 1ª fase

Publicado em Futebol

A primeira fase do Campeonato Brasileiro feminino A1 terminou com Corinthians  batendo a marca de 24º vitórias seguidas no torneio, vitória do São José sobre o vice-líder Santos para carimbar a última vaga para as quartas de final e com a despedida de Foz/Athletico-PR e o Vitória-PE da elite do futebol nacional. Veja abaixo como fica a competição após 15 rodadas em que todos os times se enfrentaram em turno único.

Os classificados e as quartas de final

O triunfo do Corinthians sobre o Vitória-BA, por 2 x 1, no Parque São Jorge, além de manter o Timão na liderança da tabela, fez o clube igualar a maior sequência de vitórias conquistadas por uma equipe no futebol brasileiro com o Coritiba de 2011. Responsável por abrir o placar para o Corinthians no domingo (4/8), a artilheira do Brasileirão 2019 Millene chegou a 17 gols.  Gabi Zanotti ampliou para as paulistas e Roqueline descontou para as baianas.

O Corinthians pegará o São José nas quartas de final, que venceu o Santos e garantiu a oitava vaga para a próxima fase.  O Timão irá embalado pela boa sequência, mas enfrenta muitos desfalques no elenco por lesão. Já a equipe santista se despediu com uma derrota por 2 x 0 que pegou muitos torcedores de surpresa. O time que tropeçou, mas se manteve na liderança a maior parte da primeira fase chega como favorito contra a Ferroviária, que goleou o Vitória-PE por 7 x 0, cravando o rebaixamento do time pernambucano.

Kindermann/Avaí e Internacional empataram sem gols, em Porto Alegre, e ambas se classificaram para as quartas de final.  Time tradicional do futebol feminino, o Kindermann terminou na terceira colocação no ano em que selou parceria com o Avaí. O adversário na próxima fase será o Audax-SP, que venceu a Ponte Preta em Osasco, no domingo. O Internacional, por sua vez, terá vida difícil diante do Flamengo, em um dos confrontos que prometem mais equilíbrio. O único representante carioca da Série A1 goleou o já rebaixado São Francisco por 5 x 0.

São Paulo avança às quartas de final do Campeonato Brasileiro feminino A1 na liderança após o fim da primeira fase
Corinthians termina a primeira fase do Brasileiro feminino A1 na liderança | Laura Zago/CBF


Os confronto das quartas

Corinthians-SP (1º) x São José-SP (8º)

Santos-SP (2º) x Ferroviária-SP (7º)

Avaí/Kindermann-SC (3º) x Audax-SP (6º)

Flamengo-RJ (4º) x Internacional-RS (5º)

Parte debaixo da tabela: os sobreviventes

Sport e São Francisco disputaram a 15ª rodada já rebaixados. Restava a definição dos outros dois clubes que vão disputar a segunda divisão em 2020. O Foz Cataratas jogou em casa precisando vencer diante do Minas Icesp, de Brasília. O time brasiliense saiu na frente com gol de Barbrinha no fim do primeiro tempo e sofreu o empate em cobrança de falta de Jayane. O 1 x 1 foi o suficiente para As Minas de Brasília comemorarem a permanência na elite um ano após o acesso, mas decretou a queda do tradicional Foz Cataratas.

Fundado em 2010 e campeão da extinta Copa do Brasil em 2011, o Foz foi rebaixado justamente no ano em que fechou parceria com o Athlético Paranaense, clube da elite do Brasileiro masculino. O Vitória de Pernambuco tinha uma difícil missão diante do Corinthians para sobreviver na elite do futebol feminino. A derrota das pernambucanas por 2 x 1 salvou a Ponte Preta — mesmo com a derrota da Ponte diante do Audax por 2 x 0. Outro que perdeu e, ainda assim, permaneceu na elite foi o Iranduba.

Time que carrega a força da torcida de Manaus, o Iranduba perdeu por 3 x 1 para a única equipe que não havia vencido ainda: o já rebaixado Sport, lanterna da competição. Dessa forma, Vitória da Bahia, Iranduba, Minas-DF e Ponte Preta não se classificaram para as quartas de final, mas se garantiram na Série A1 em 2020.

Time do Minas Icesp, de Brasília, comemora permanência na Série A1 do Cameponato Brasileiro A1 feminino
O Minas Icesp-DF comemorou a permanência na Série A1 do Brasileiro | Minas Icesp/Divulgação


Os resultados da última rodada da 1ª fase

Corinthians 2 x 1 Vitória-BA

São José-SP 2 x 0 Santos

Audax 2 x 0 Ponte Preta

Foz Cataratas/Athletico 1 x 1 Minas-DF

Sport 3 x 1 Iranduba

Internacional 0 x 0 Kindermann/Avaí

Flamengo 5 x 0 São Francisco-BA

Ferroviária 7 x 0 Vitória-PE

 

Os rebaixados para a Série A2

Vitória-PE

Foz Cataratas/Athletico

São Francisco-BA

Sport

Os que subiram para o Brasileiro A1

São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio chegaram às semifinais do Campeonato Brasileiro A2 em 2018, garantindo a vaga na primeira divisão em 2020. Apesar da conquista, a segunda divisão ainda definirá o campeão. Quem já não está mais nessa briga é o clube gaúcho, que perdeu para as mineiras pelo placar agregado de 4 x 1, no último sábado. As Cabulosas, como são chamadas as jogadoras do Cruzeiro, venceram o Grêmio por 2 x 1 em Gravataí (RS) e ampliaram a vantagem no segundo jogo.

O Cruzeiro agora aguarda o vencedor de Palmeiras e São Paulo, que se enfrentam no próximo domingo (11/8), às 14h, no estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo, pela outra semifinal. O tricolor paulista tem a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 1 x 0, no Pacaembu. O jogo terá transmissão da Band.

São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro estarão no Brasileiro A1 em 2020 | CBF/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*