Seleção Brasileira vence a Argentina, por 4 x 1, no Torneio She Believes, nos Estados Unidos
50957489326_84ea514ab3_c Sam Robles/CBF

Seleção feminina goleia Argentina na estreia do Torneio She Believes

Publicado em Futebol

Na abertura do Torneio She Believes, disputado em Orlando, nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira venceu a Argentina, por 4 x 1, nesta quinta-feira (18/2), com gols de Marta, Debinha, Adriana e Geyse. Mas o confronto não começou com a facilidade que os torcedores brasileiros esperavam diante da frágil equipe albiceleste. Tanto que as comandadas de Pia Sundhage sofreram o primeiro gol de um adversário sul-americano desde a chegada da sueca no Brasil. Ele foi marcado pela atacante Mariana Larroquette.

A equipe brasileira sentiu falta das volantes Formiga e Luana, que não foram liberadas pelo Paris Saint-Germain (PSG) para disputar o torneio amistoso. Para a posição delas, Pia optou por Júlia Bianchi, principal revelação do Campeonato Brasileiro de 2020 com Avaí/Kindermann, e Adriana, do Corinthians. Marta e Chú completaram o meio campo. Mas a maior novidade foi o posicionamento da meia Camilinha na lateral direita, mas não chegou a ser uma surpresa. A técnica gosta de testar a versatilidade das atletas.

Na prática, o Brasil não teve criatividade no meio campo e sofreu na saída de bola durante o primeiro tempo. Tanto que recorreu muito às transições diretas, com lançamentos da zagueira Rafaelle em busca das atacantes Bia Zaneratto e Debinha. Aos 28 minutos, o elenco brasileiro, enfim, conseguiu trabalhar bem a bola. Em jogada de ultrapassagem, Adriana infiltrou a área argentina em velocidade e sofreu o pênalti. Marta converteu a cobrança, abrindo o placar.

O desafogo na saída de bola para a criação do lance que gerou o gol teve influência da capitã Marta, que passou a voltar mais para buscar a bola e melhorou a qualidade do passe no meio do campo. Tamires, que também é uma boa opção para transição da defesa para o ataque pela lateral esquerda, foi muito bem marcada pelas argentinas. Mas a Seleção Brasileira só melhorou mesmo após o intervalo.

Substituições e melhora no segundo tempo

Debinha é a artilheira da Seleção Brasileira sob comando da sueca Pia Sundhage
Camisa 9, Debinha marcou mais uma vez: a artilheira da Era Pia chegou a 11 gols em 14 jogos | Sam Robles/CBF

Pia colocou Lelê no lugar de Aline no gol e mudou o meio campo, setor que a equipe estava tendo mais dificuldade. Entrou também a zagueira Bruna Benittes, na posição de Tainara, que foi deslocada para a lateral direita. Camilinha foi jogar na outra lateral do campo, no lugar de Tamires. E a volante Andressinha assumiu a vaga de Julia Bianchi, melhorando significativamente a postura do Brasil no meio campo. As substituições também liberaram mais a subida para o ataque de Marta e de Adriana.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo. Bia Zaneratto recebeu na entrada da área e colocou Debinha de frente para a goleira Pereyra. A artilheira do Brasil na Era Pia não desperdiçou e chegu a 11 gols em 14 jogos sob o comando da sueca. Aos 8 minutos, foi a vez de Adriana receber de Debinha, ainda distante da área, e partir embalada para finalizar também sozinha com a goleira.

Antes dos 15 minutos, porém, a Argentina descontou com cabeçada da Mariana Larroquette na segunda trave, após receber cruzamento  da lateral esquerda nas costas da Camilinha.  Além da visível melhora do Brasil, a equipe argentina cansou no fim do jogo. Pia ainda colocou Cristiane, Geyse e Ivana para jogar.

Aos 36, Geyse, que entrou no meio campo no lugar de Adriana, também apareceu muito bem no ataque e deixou a marca dela para fechar o placar. Em uma bela ultrapassagem por trás da marcação, a jogadora do Madrid CFF recebeu de Cristiane na entrada da área, pela lateral direita, e chutou cruzado por cima da goleira.

O Brasil volta ao campo no domingo (21/2), às 17h,  contra as anfitriãs do Torneio She Believes e atuais campeãs mundiais, os Estados Unidos. E na quarta-feira (24/2), às 18h, encara o Canadá (que neste ano substitui o Japão na competição amistosa). Todas as partidas são transmitidas pelo SporTV. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*