Seleção Brasileira feminina de basquete em treino para disputar o Pré-Olímpico Mundial na busca pela classificação para Tóquio-2020
pre-olimpico_002 Basquete Brasil - CBB

Última chance de ir a Tóquio: Brasil disputa Pré-Olímpico feminino de basquete

Publicado em Basquete

A bola vai ser levantada para a Seleção Brasileira feminina de basquete. E o que está em jogo é a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, que serão disputados entre julho e agosto. O Brasil começa a participação no Pré-Olímpico Mundial nesta quinta-feira (5/2), em Bourges, na França. A estreia é contra Porto Rico, às 14h (horário de Brasília). Na chave também estão França e Austrália. Das quatro equipes, as três melhores se classificam para a Olimpíada. 

A competição é a terceira e última chance de o Brasil ir para as próximas Olimpíadas, mas as possibilidades são altas para as brasileiras, que atualmente ocupam a 15ª posição do ranking mundial. Até sábado, Brasil, França, Porto Rico e Austrália se enfrentam em jogo único e os três que terminarem melhores classificados carimbam o passaporte para Tóquio. 

A Seleção Brasileira feminina de basquete vive crescente desde a chegada do técnico José Neto, em maio de 2019. Quebrou um jejum de 28 anos sem título nos Jogos Pan-Americanos ao levar o ouro na edição de Lima, no Peru, em agosto. Também subiu no pódio na Copa América, conquistando o bronze após boas apresentações contra Canadá e Estados Unidos, em setembro. E se classificou para o Pré-Olímpico Mundial com vitórias sobre Argentina e Colômbia no Pré Olímpico das Américas, em novembro.

“Vamos colocar a prova se este ‘nosso melhor’ neste momento é o suficiente para conquistarmos uma vaga para a Olimpíada de Tóquio, mas sem dúvida nenhuma, a equipe está evoluindo em todos os sentidos (físico, técnico, tático e mental)”, disse o técnico do Brasil, José Neto. 

A Seleção Brasileira terminou a preparação para o Pré Olímpico Mundial em Belgrado, na Sérvia, onde chegou no início da semana passada e fez um amistoso contra a Sérvia. A equipe comandada por José Neto perdeu o jogo por 73 x 58 para a seleção que foi bronze nas Olimpíadas do Rio-2016. 

“O jogo contra a Sérvia foi muito importante para continuar nossa fase de preparação. Foi um ótimo teste, porque a Sérvia nos exigiu defensiva e ofensivamente. Treinamos o timing das jogadas, o ritmo da defesa e o entrosamento. Estamos preparadas para começar a competição”, avaliou a armadora Débora.

A última atleta a se juntar à Seleção para o Pré-Olímpico Mundial foi a pivô Erika de Souza, 37 anos, que chegou em Belgrado no último domingo, após defender o IDK Gipuzkoa, pela Liga Espanhola, no dia anterior. Mas as novidades ficaram por conta da pivô Maria Carolina e da armadora Alana.

Elas ganharam uma chance com os cortes da pivô Nádia Colhado, lesionada, e da também pivô Stephanie Soares, com compromissos universitários nos Estados Unidos. Nome importante do elenco brasileiro, a pivô Clarissa também não conseguiu se recuperar a tempo de uma inflamação no tendão de Aquiles.

Retrospecto contra os adversários da chave

Para a partida de estreia, o retrospecto dos últimos confrontos entre Brasil e Porto Rico é melhor para as brasileiras. A equipe verde-amarela venceu os dois jogos oficiais em que enfrentou a seleção porto riquenha no ano passado. Em agosto, pela fase de grupo do Pan de Lima, por 64 x 58. E em setembro, pela Copa América, por 95 x 66. Já contra França e Austrália, o histórico brasileiro não é bom. 

A última vez que as brasileiras enfrentaram as francesas foi pela fase de grupos das Olimpíadas do Rio-2016. E o Brasil perdeu por 64 x 74. Nos últimos 20 anos, a Seleção venceu apenas uma vez a equipe europeia em cinco duelos. Foi em 2002, por 74 x 65, na partida que valia o sétimo lugar da Copa do Mundo.A missão não se torna nada mais fácil diante da Austrália, de quem perdeu o último jogo por 67 x 61 nas Olimpíadas de Londres-2012.  

Jogos do Brasil no Pré-Olímpico Mundial

Quinta-feira (6 /02) – 14h – Brasil x Porto Rico

Sábado (8/02) – 16h30 – Brasil x França

Domingo (9/02) – 10h – Brasil x Austrália

*Todos horários de Brasília

Elenco brasileiro na busca pela vaga olímpica

Armadoras

Débora Costa – SESI Araraquara

Lays da Silva – Vera Cruz Campinas

Alana Gonçalo – Santo André

Alas/Armadoras

Tainá Paixão – Sampaio Basquete

Isabela Ramona – Sampaio Basquete

Patrícia Teixeira – Vera Cruz Campinas

Alas

Tatiane Pacheco – Sampaio Basquete

Raphaella Monteiro – Sampaio Basquete

Alas/pivôs

Damiris Dantas – Busan BNK Sum-KOR

Mariana Dias – Vera Cruz Campinas

Pivôs

Erika Souza – IDK GIPUZKOA UPV-ESP

Maria Carolina Oliveira – Pró-Esporte Sorocaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*