A técnica Pia Sundhage em treino da Seleção Brasileira feminina na Granja Comary em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio
Pia Sundhage Thais Magalhães/CBF

Pia Sundhage faz nova convocação com jogadoras que atuam fora do Brasil

Publicado em Futebol

Após um período de treinos com jogadoras que atuam no Brasil, a técnica Pia Sundhage fez uma nova convocação para a Seleção Brasileira feminina de futebol, desta vez, com atletas que atuam em países da Europa, dos Estados Unidos e da China para período de preparação em Portimão, Portugal, de 19 a 27 de outubro. Os trabalhos foram divididos dessa forma devido às restrições internacionais de viagem por conta da pandemia de Covid- 19. “Para podermos ganhar algo, precisamos de diversidade. Ter jogadoras que atuam em outros países é uma vantagem”, comentou Pia, nesta quinta-feira (8/10).

Esta é a segunda convocação de Pia após adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021. Antes de o evento ser adiado, Pia comandou a Seleção Brasileira no Torneio Internacional da França, em março, quando enfrentou as seleções do Canadá, Holanda e as donas da casa. Uma das jogadoras que melhor aproveitou a oportunidade naquela ocasião, a meia Luana, do Paris St Germain, voltou a ser lembrada pela treinadora sueca. Colega de time de Luana, a veterana Formiga também está na lista e outros nomes bastante conhecidos da torcida brasileira, como Marta, Ludmila e Bia Zaneratto.

Pia ressalta a importância de as atletas estarem disputando competições fortes para chegarem em alto nível quando se apresentam à Seleção. Para ela, esse é o caso de quem atua na liga dos Estados Unidos, como Marta e Debinha, jogadoras do Orlando Pride e do North Carolina Courage, respectivamente. O mesmo vale para o nível do PSG de Formiga e Luana. “Elas competem em alto nível até dentro do próprio treinamento”, comenta Pia, que não deixa de fora o trabalho de alguns clubes brasileiros. “É único que tenhamos tantas jogadoras boas pelo mundo. Agora depende de nós colocarmos elas juntas e formarmos uma ótima equipe.”

Bicampeã olímpica no comando dos Estados Unidos, Pia foi contratada em julho de 2019 com a missão recolocar o Brasil entre as potências do futebol feminino. O principal objetivo a curto prazo é uma medalha já nos Jogos Olímpicos de Tóquio, apesar de inicialmente ter menos de um ano à frente da equipe para isso. Mas a treinadora ganhou um tempo precioso com a postergação por um ano das Olimpíadas. Com um contrato inicial de dois anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo período, a sueca chegou na Seleção como parte de um trabalho que visa reformular a modalidade no país.

Até por isso, a primeira técnica estrangeira de uma Seleção Brasileira também aproveitará esta Data Fifa para conhecer de perto o talento de jogadoras mais jovens. Entre as convocadas, há oito novidades na seleção principal. Uma delas é Giovanna Queiroz, de 17 anos que trocou o CFF Madrid pelo Barcelona em julho. Mas ela tem ainda uma curiosidade a mais. Além de já ter defendido a Seleção Brasileira sub-17, ela passou pelas equipes de base dos Estados Unidos e da Espanha. 

“É fantástico que Giovanna seja tão nova e já tenha atuado por três seleções”, comentou Pia, mostrando empolgação com a jogadora do Barcelona. A treinadora disse ser uma ótima oportunidade de jovens talentos poderem conviver com ídolas como Marta e aprender na Seleção principal. “É fantástico que nessa lista temos Marta e a Giovanna Queiroz. Temos uma jogadora famosa e com experiência, e do outro lado provavelmente o futuro do time”, completou Pia. Nas convocações, a sueca já disse mais de uma vez que busca atletas com versatilidade para atuar em posições diferentes.

Entre as novatas, há também as meias ofensivas  Laís Araújo, ex-Sport de 24 anos; e Ana Vitória, ex-Corinthians de 20 anos. Além das atacantes Mylena Freitas, ex-Kindermann de 19 anos; Nycole Raysla, ex-Minas Brasília e Sport de 20 anos; e Valéria Cantuário, ex-São Paulo, Vitória e Audax de 22 anos. E a goleira Daniele Neuhaus, de 27 anos que foi revelada no Guarani e atuou no Foz Cataratas, no Vitória das Tabocas e no Santos até se transferir para o Benfica, em 2018/2019. Outra é a defensora Rayanne, ex-Flamengo de 26 anos. A maioria acumula bagagem das equipes de base do Brasil.

 

Veja a lista completa de convocadas para a Seleção

Goleiras:

Aline Reis – UD Granadilla Tenerife (Espanha)

Daniele Neuhaus – Benfica (Portugal)

Natascha – Paris FC (França)

 

Defensoras:

Antonia – Madrid CFF (Espanha)

Kathellen – Internacional de Milão (Itália)

Jucinara – Levante UD (Espanha)

Rafaelle – Changchun Dazhong (China)

Rayanne – Sporting Club Braga (Portugal)

 

Meio-campistas:

Ana Vitória – Benfica (Portugal)

Andressa Alves – Roma (Itália)

Debinha – North Carolina Courage (EUA)

Formiga – Paris St Germain (França)

Giovanna – Barcelona (Espanha)

Laís Araújo – Apollon Limassol (Chipre)

Luana – Paris St Germain (França)

Maria – Juventus (Itália)

Millene – Wuhan Xinjiyuan (China)

 

Atacantes:

Bia Zaneratto – Wuhan Xinjiyuan (China)

Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)

Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)

Mylena – FC de Familicão (Portugal)

Nycole Raysla – Benfica (Portugal)

Raquel – Sporting Lisboa (Portugal)

Valéria – Madrid CFF (Espanha)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*