A primeira edição do torneio “Next Gen ATP Finals” começou com uma polêmica. O sorteio que definiu os grupos da competição foi criticado nas redes sociais por tenistas. Realizado neste domingo (6/11), os oito jogadores tinha que escolher entre mulheres para saber em que grupo iriam ficar. As modelos tinham a letra do grupo, A ou B, escondida em alguma parte do corpo. Após a escolha, os dois desfilavam na passarela e no final os atletas descobriam em qual grupo estariam.
Em um comunicado, a ATP e a Red Bull, uma das patrocinadoras do evento, pediram desculpas. “A ATP e a Red Bull pedem desculpas pela ofensa causada pelo sorteio do ‘Next Gen ATP Finals'”, afirma o texto. De acordo com o comunicado, a intenção era lembrar Milão, cidade que sediará o evento, como uma das capitais da moda do mundo. “Entretanto, fizemos isso de uma maneira de mau gosto e inaceitável”, ressaltou o texto. Ao final da mensagem, a ATP assegura que a atitude não se repetirá no futuro.
A cerimônia foi alvo de diversas críticas no twitter. Na rede social, tenistas e treinadoras importantes no mundo do tênis reclamaram. Judy Murray, mãe de Jamie e Andy Murray e treinadora da modalidade, criticou: “Horrível”. A tenista francesa Alizé Cornet reprovou a atitude da ATP. “Bom trabalho, ATP. Supostamente este era pra ser um evento do futuro, certo?”, ironizou.
Criado pela ATP, o torneio entre os melhores jogadores do ranking mundial com menos de 21 anos começa nesta terça (7/11). O The Next Gen ATP Finals promete trazer inovações dentro e fora de quadra. Veja o vídeo da cerimônia:
The ATP NextGen Milan draw ceremony made players select models to determine their groups. Stunningly uncomfortable, cringeworthy and trashy. pic.twitter.com/g63OfK5IOK
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) November 5, 2017
One thought on “ATP se desculpa após cerimônia machista ser criticada em redes sociais”
Fazemos um trabalho escolar no CED São Francisco sobre igualdade de gênero no esporte. Dê uma olhada nos vídeos produzidos pelos nossos alunos. Parabéns pelo espaço!!!!