shalane-flanagan-maratona-ny
Flanagan2 Elsa/Getty Images/AFP

Autora de bestseller quebra jejum de 40 anos sem americana ganhar a Maratona de NY

Publicado em Corrida

 

Desde 1977, uma corredora nascida nos Estados Unidos não vencia a Maratona de Nova York — a última havia sido Miki Gorman. Neste fim de semana, Shalane Flanagan quebrou um jejum de 40 anos ao terminar na frente da queniana Mary Keitany, tida como a grande favorita da prova. A queniana havia vencido as três edições anteriores (2014, 2015 e 2016), mas neste ano completou a prova um minuto depois da atleta norte-americana, que sagrou-se campeã com 2h26min53s.

Shalane Flanagan já havia batido na trave em 2010, quando terminou a Maratona de Nova York na segunda colocação. Na corrida de 2017, o desfecho da 47ª edição da corrida começou a mudar restando 5 quilômetros para a linha de chegada, quando ela deixou a queniana Keitany para trás.

Aos 36 anos, a estadunidense conta com um currículo recheado. A conquista de maior destaque é a medalha de prata nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, mas que durante 10 anos foi de bronze. Ficou  confuso? Veja essa e outras curiosidades sobre a campeã da Maratona de Nova York 2017. 

flanagan
Flanagan ao lado de Mary Keitany, do Quênia, e de Mamitu Dasku, da Etiópia / Foto: Elsa/Getty Images/AFP

Depois de 10 anos, a medalha de bronze olímpica “virou” de prata

Aos 27 anos, Shalane Flanagan terminou a corrida dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 na terceira colocação. Quase 10 anos depois, um teste antidoping retroativo constatou substância proibida na então segunda colocada, a turca Elvan Abeylegesse, que perdeu a medalha como punição. A americana então herdou a prata, mas isso só ocorreu em 2017.

Três recordes em corridas de longa distância

A primeira estadunidense a vencer a Maratona de Nova York após 1977 mantém o recorde histórico americano na corrida de 3.000 metros (indoor), nos 5.000 metros (indoor) e na corrida de estrada de 15.000 metros.

Autora de um livro bestseller com receitas para atletas

Em 2016, Flanagan lançou o livro de receitas “Run Fast. Eat Slow: Nourishing Recipes for Athletes”. Classificado com cinco estrelas e com 331 avaliações de clientes, é o livro que lidera a lista de mais vendidos da categoria “Running & Jogging”, da Amazon.

Despedida das pistas após ganhar a Maratona de NY. Será?

A corredora de 36 anos deu uma entrevista ao FLoTrack dizendo que pensava em se aposentar se ganhasse a Maratona de Nova York 2017. A vitória veio. Agora, resta saber se os planos de Flanagan vão se concretizar ou se a norte-americana aproveitará o triunfo para estender a carreira de atleta por mais um tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*