IrmasMinas Cristiane com as filhas Victória (esq) e Krishna (dir) | Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A

Irmãs se enfrentam em Minas x Corinthians, no Brasileiro feminino, e dividem coração de mãe

Publicado em Futebol

Em busca de permanecer na elite do futebol feminino, o Minas Icesp recebe o Corinthians neste sábado (27/7), às 14h, no estádio Abadião, em Ceilândia. O confronto marca o reencontro da atacante Victória Albuquerque com a equipe que a revelou. A atleta campeã da série B pelas Minas transferiu-se para o time paulista nesta temporada. No duelo, a atacante vai enfrentar a equipe que a irmã Krishna atua como goleira. Um jogo para dividir o coração de qualquer mãe.

Cristiane Albuquerque, 43 anos, mãe das atletas, jogou futebol na década de 1990, quando disputou torneios regionais. Após se tornar mãe, Cristiane abandonou os gramados para se dedicar aos quatro filhos. O amor pelo esporte, no entanto, foi passado não só à Krishna, 24 anos, e à Victória, 21, como para outras meninas do Distrito Federal, que foram contempladas pelo projeto social União Fluminense. A iniciativa de Cristiane tinha como objetivo captar talentos na Ceilândia e na Estrutural. “A minha mãe garimpava atletas que tinham poucas oportunidades de crescimento e as levava para times que possibilitavam estudo em colégios particulares ou faculdades”, contou a goleira.

Com a criação do Minas Icesp em 2012, Krishna e Victória foram convidadas a defender o time. Juntas no futebol de campo, as irmãs conquistaram três campeonatos estaduais, além do título inédito na Série B do Brasileiro, em 2018. O campeão foi decidido nos pênaltis e a conexão da goleira com a então a camisa 10 do Minas foi decisiva. “Eu e a Victória jogamos juntas desde as categorias de base e sei que ela sempre puxa a responsabilidade, gosta de resolver”, disse Krishna.

Mas quando a craque errou o pênalti na final, foi a goleira quem assumiu o protagonismo. “Eu sabia que seria injusto a derrota cair em cima dela. Foi quando entrou o meu coração de irmã, eu tinha de dar o meu melhor”, lembra Krishna. A Victória jogava com a última cobradora adversária na Seleção Brasileira Sub-20 e entregou o canto que ela treinava. “Eu confiei e defendi.”

Em 2019, Victória, camisa 10 da seleção de base e artilheira do time brasiliense na segunda divisão, assinou com o Corinthians. A jovem atacante buscou espaço e, nas últimas cinco partidas, foi titular pela equipe paulista. “Foi um sonho muito grande realizado, pelo fato de ser um clube muito respeitado e pela estrutura que oferece. Tenho me dedicado e trazido ótimos resultados, feito gols e estou conquistando meu espaço. Tenho certeza que isso vem de muita dedicação”, comemora Victória.

Reencontro em lados opostos 

“Estou muito orgulhosa por este encontro. Por mais que seja um confronto, estou muito feliz de ter participado das duas histórias”, diz Victória Albuquerque. Apesar do coração da mãe Cristiane ficar dividido, a aposta é que a torcida dela seja para o time do DF. “No Minas, além de mim, ela tem mais 11 filhas dentro do time. A gente cria uma relação muito familiar, então, o coração dela vai desejar que a Victória jogue bem, mas que o Minas saia com a vitória, até pela situação do time”, aposta Krishna, goleira das “Minas”.

 Vinicius Cardoso/Esp. CB/D.A Press
A goleira Cris com a mãe e grande incentivadora da carreira dela e da irmã Victória no futebol | Vinicius Cardoso/Esp. CB/D.A

Cristiane, que sempre teve uma participação direta na equipe candanga, assumiu que o duelo está tirando a tranquilidade dela. “Não está sendo fácil para mim, eu morro de medo de alguém falar mal da minha filha, por defender o Corinthians”, confessa. Ela sabe que não será um jogo fácil, já que o Minas briga para fugir da zona de rebaixamento restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase da Série A1 do Brasileiro. “O Corinthians é uma equipe muito forte. Então eu nem estou conseguindo dormir direito, coisa de mãe mesmo”, conta.

Minas e Corinthians vêm embalados por vitória na última rodada. O triunfo das brasilienses diante do Kindermann Avaí, por 1 x 0 , na 13ª rodada do campeonato foi fundamental na luta para a permanência na Série A. Com os três pontos conquistados, o Minas subiu para o 10º lugar na tabela. Apesar de receber o Corinthians em uma situação mais aliviada, a equipe do DF precisa continuar pontuando para não depender de resultados de outros times na última rodada da primeira fase. Para a partida deste sábado, porém, o Minas tem duas baixas. A lateral direita Laine e a volante Bia estão suspensas.

Já o Corinthians chega confiante após vencer o Flamengo na 12ª rodada. Vice-líder do campeonato, o clube paulista tem pontuação e saldo de gol iguais ao primeiro colocado, o Santos. A diferença está na quantidade de gols marcados, porque as Sereias da Vila possuem um a mais. O timão foi fatal durante a primeira fase, venceu 12 dos 13 jogos disputados e tem uma média de 3,5 gols por partida. A brasiliense Victória emplacou dois dos 46 marcados pelo time corintiano no torneio.

Baixas também no Corinthians

O Corinthians não contará com três jogadoras importantes para a partida contra o Minas.  Adriana e Gabi Nunes estão fora do restante da temporada por causa de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho. Marcela também está em tratamento e não tem previsão de retorno. A goleira Lelê, que retornou da seleção com lesão no ombro, ainda não voltou a jogar e Tainá, goleira que vinha como titular,  sentiu um incômodo no joelho na véspera da partida e será poupada.

Além disso, a atacante Giovana Crivellari pegou uma forte gripe e nem viajou para Brfasília. Também está de fora outra jogadora da linha de frente. Gabi Zanotti sofreu uma entorse no tornozelo. A lista ainda conta com a zagueira Érika, que também voltou da Seleção Brasileira com lesão na panturrilha, e está retomando o condicionamento físico. “Apesar de todos esses desfalques, tenho um grupo que confio muito, todas estão sempre bem preparadas e acredito que faremos um ótimo jogo”, projetou o técnico Arthur Elias.

Por Mariana Fraga*

*Estagiária sob supervisão de Maíra Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*