Lyon-time feminino
montagem lyon Giuseppe Cacace/AFP/Franck Fife /AFP/Reprodução/Twitter

Lyon domina lista de indicadas ao prêmio de melhor jogadora do mundo

Publicado em Futebol

Nesta terça-feira (24/7), a Fifa divulgou as atletas indicadas ao prêmio de melhor jogadora do mundo e um clube dominou as indicações. Seis das 10 indicadas ao prêmio jogam juntas no Lyon. O clube francês dominou as indicações que tem outros quatro clubes representados por jogadoras. Na última temporada, o time teve grande destaque: venceu a Liga dos Campeões feminina pela quinta vez e se tornou o clube feminino mais vitorioso da competição.

A norueguesa Ada Hegerberg, a japonesa Saki Kumagai, a alemã Dzsenifer Marozsán, a inglesa Lucy Bronze e as francesas Amandine Henry e Wendie Renard fazem parte do elenco do time que venceu o Wolfsburg por 4 a 1 em maio na final da Liga dos Campeões.

Um dos destaques do time francês é a norueguesa Ada Hegerberg, que foi artilheira da Liga dos Campeões do ano. A atacante do Lyon foi a primeira jogadora na história da competição a marcar 15 gols em uma temporada. Outro destaque do Lyon é a japonesa Saki Kumagai que é também capitã da seleção do Japão e comandou a equipe na vitória da Copa Asiática, que garantiu a classificação para a Copa do Mundo feminina da França, em 2019.

Além do clube francês, três clubes norte-americanos e um alemão foram representados na lista. O Wolfsburg, da Alemanha, é representado por Pernille Harder. A dinamarquesa foi a vice-artilheira da última edição da Liga dos Campeões e marcou um gol na derrota para o Lyon na final. Já os clubes americanos Orlando Pride, Seattle Reign FC, Chicago Red Stars estão representado, respectivamente, pela brasileira Marta, a americana Megan Rapinoe e a australiana Samantha Kerr.

Marta e a 14ª indicação

Marta foi indicada ao prêmio pela 14ª vez e busca o troféu pela sexta vez. A atacante do Orlando Pride é a mulher que mais ganhou a premiação. Este ano, a camisa 10 do Brasil venceu a Copa América com a Seleção Brasileira.

Fora de campo, a jogadora se tornou, recentemente, embaixadora global da ONU Mulheres. Marta é a primeira e única sul-americana a exercer o cargo na entidade, que apoia a igualdade de gênero e empoderamento de mulheres em todo o mundo.

Cerimônia e premiação

A cerimônia de premiação acontecerá em 24 de setembro, em Londres, a única coisa que já se sabe é que a vencedora deste ano não sera a mesma dos últimos dois anos. Isso porque nem a vencedora de 2017, a holandesa Lieke Martens, e nem a dona do troféu de 2016, a norte-americana Carli Lloyd, estão entre as dez finalistas. A lista com 10 nomes ainda será reduzida para apenas três, mas só sera divulgada pela Fifa no início de setembro.

Veja a lista completa:

Lucy Bronze
País: Inglaterra
Clube: Lyon
Posição: zagueira

Ada Hegerberg
País: Noruega
Clube: Lyon
Posição: atacante

Amandine Henry
País:
 França
Clube: Lyon
Posição: meia

Saki Kumagai 
País: Japão
Clube: Lyon
Posição: zagueira

Dzsenifer Marozsán
País: Alemanha
Clube: Lyon
Posição: meia

Wendie Renard 
País: França
Clube: Lyon
Posição: zagueira

Marta
País: Brasil
Clube: Orlando Pride
Posição: atacante

Megan Rapinoe
País:
Estados Unidos
Clube: Seattle Reign FC
Posição: meia

Samantha Kerr
País:
Austrália
Clube: Chicago Red Stars
Posição: atacante

Pernille Harder
País: Dinamarca
Clube: Wolfsburg
Posição: atacante

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*